Querido usuário

está a visitar uma página com um browser que pode não proporcionar a experiência ideal.

Pode continuar, mas, para obter a melhor experiência com esta página, recomendamos a utilização do Edge, Firefox ou Chrome.

CANDIDATURA E APOIO

Aqui pode encontrar tudo o que precisa de saber sobre como começar a sua carreira na DHL.

Queremos que a sua candidatura tenha a maior probabilidade de sucesso. Por isso, resumimos o processo de candidatura, disponibilizando dicas sobre como escrever uma candidatura memorável e respondemos a perguntas frequentes sobre como se candidatar para trabalhar connosco.

Processo de Candidatura

O processo de candidatura exato depende de diversos fatores: o cargo, a localização e a área de negócio ou divisão. Posto isto, o objetivo do processo é o mesmo: conhecermo-nos melhor. Apesar de não lhe podermos dizer todos os passos pelos quais terá de passar, podemos dar-lhe uma ideia geral sobre o que esperar.

  • O melhor local para procurar trabalhos é online. Assim que encontrar o cargo no qual está interessado, clique em "Apply" (Candidatar-se). Em seguida, poderá preencher a sua candidatura e carregar documentos relevantes, como o seu CV e cartas de recomendação (de preferência no formato de ficheiro pdf).

    Assim que enviar a sua candidatura, deve receber um e-mail automático a confirmar que a recebemos. Em seguida, iremos rever a sua candidatura para verificar se as suas competências e qualificações se adequam ao cargo.

    Dependendo da posição a que se candidatou, os próximos passos podem ser uma entrevista por Telefone, uma entrevista pessoal ou um convite para se dirigir a um centro de avaliação (ou uma combinação de todos).

  • Se a sua candidatura se adequar aos requisitos do cargo, solicitaremos uma entrevista por telefone com um membro da nossa equipa. Tal permitirá avaliar as suas capacidades e obter uma melhor ideia sobre si.

  • Assumindo que tudo corre bem durante a entrevista por telefone, será convidado para uma entrevista pessoal com os RH e/ou o gestor de contratação. Esta representará uma oportunidade para falarmos de uma forma mais aprofundada sobre as suas competências e experiência, e para nos mostrar a sua personalidade.

  • Se nos impressionar durante as entrevistas, iremos convidá-lo para algumas posições no nosso centro de avaliação. Cada centro de avaliação é diferente, mas pode esperar vários desafios práticos e exercícios em equipa. Terá também a oportunidade de conhecer outros candidatos e diretores seniores da nossa empresa.

  • A última fase do processo de candidatura é a integração. Esta fase inclui o preenchimento de alguns documentos e a assinatura do seu contrato. Iremos também enviar-lhe informações adicionais para o ajudar a preparar-se para o seu primeiro dia, que esperamos que seja o início de um fantástico percurso com a DHL.

Dicas para Escrever a Candidatura Perfeita

A sua candidatura é essencial para qualquer novo passo na sua carreira. Juntamente com a sua carta de apresentação e cartas de recomendação, é a única coisa que o seu potencial empregador sabe sobre si. Por isso, é importante que esteja bem.

Todas as candidaturas devem satisfazer três requisitos: ser organizadas, bem-estruturadas e completas. Se se quiser destacar, também deve ser pessoal.

  • Organizada: Verifique o que escreve quanto a erros ortográficos ou gramaticais. Quando terminar de verificar, verifique novamente. Caso se esteja a candidatar por correio, preste atenção ao material que está a utilizar. Ninguém fica impressionado com papel dobrado ou pegajoso. Normalmente, preferimos candidaturas online.  
  • Bem estruturada: A sua carta de apresentação deve fornecer informações importantes de forma concisa. A que posição se está a candidatar? Porque está interessado neste trabalho? O que o torna especialmente qualificado?
  • Completa: A sua candidatura deve incluir todos os documentos necessários indicados na descrição do trabalho. Na maioria dos casos é uma carta de apresentação, um CV e as cartas de recomendação relevantes. Se não estiverem incluídos, a candidatura ainda não está pronta a ser enviada.
  • Pessoal: Mencionar os seus hobbies e interesses pessoais no CV é uma excelente forma de obtermos uma melhor ideia sobre si. Além disso, se quiser mesmo impressionar-nos, inclua uma "carta de motivação". Diga-nos porque quer trabalhar para nós, de que forma nos pode ajudar e que competências possui que pensa serem particularmente úteis para o cargo.

O Que Esperar Durante uma Entrevista de Trabalho

Para o ajudar a preparar a entrevista, seguem-se algumas ideias sobre o que pode esperar, dependendo, obviamente, do cargo ao qual se candidatou.

  • Normalmente, a entrevista demora entre 30 a 60 minutos. Na maior parte dos casos, um funcionário do departamento ao qual se candidatou estará presente, juntamente com alguém dos RH.
  • Na maioria das vezes, começamos por fazer perguntas relativas ao seu CV. Terá a oportunidade de descrever, em detalhe, os passos da sua carreira mais importantes para o seu desenvolvimento.
  • Em seguida, são colocadas perguntas específicas sobre a sua experiência profissional, tais como: quais foram as suas responsabilidades e o que mais gostou em relação a elas? Quais são os seus pontos fortes? De que forma pode melhorar? Por que motivo se considera especialmente qualificado para o cargo?
  • Por último, fazemos perguntas relativas à sua situação atual. Porque quer mudar, de que forma pode contribuir atualmente para o nosso sucesso, qualquer preferência que tenha na DHL, etc… Qualquer coisa que nos permita perceber se esta é a função certa para si!

Perguntas Frequentes sobre o Processo de Candidatura

Pretende saber mais alguma coisa sobre o nosso processo de candidatura? Esta lista de perguntas frequentes é um bom ponto de partida.

  • A abreviatura significa Adrian Dalsey, Larry Hillblom e Robert Lynn, três empresários dos EUA que formaram a empresa em 1969.

  • Queremos que o nosso pessoal continue a desenvolver-se. Por isso, disponibilizamos aos nossos funcionários uma extensa seleção de oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal. Através de vários programas de formação no local, bem como no nosso portal de aprendizagem online, disponibilizamos uma vasta gama de oportunidades para uma educação, formação e desenvolvimento aprofundados. É também disponibilizada formação prática que é essencial para ganhar competências, além de conhecimentos e certificação para o apoiar a responder melhor às exigências do trabalho. Estão também disponíveis cursos de formação de condutores e outros programas de segurança no trânsito como parte do Road Safety Code (Código de Segurança em Estrada) da DHL.

  • Na DHL, tem todas as oportunidades esperadas de uma empresa mundial. Tal inclui transferências entre divisões empresariais e até projetos no estrangeiro.

  • O processo de seleção na DHL é descentralizado e está dividido em várias fases. Isto significa que todas as divisões de negócio organizam o respetivo processo de seleção de forma independente. Consoante o trabalho, podem ser utilizadas diferentes ferramentas de seleção (por exemplo, entrevistas, centros de avaliação ou dias dos candidatos).

Cresça Connosco!

A DHL disponibiliza uma ampla gama de oportunidades de carreira em todo o mundo. Encontre a oportunidade certa para si explorando a nossa página Empregos ou participando num dos nossos programas.