#PequenasEMédiasEmpresas

O que é o On Demand Delivery?

DHL Express
DHL Express
4 min leitura
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar
DHL delivery woman handing over a parcel to a man

Não é segredo que os clientes online adoram entregas rápidas. Mas também procuram a máxima comodidade - escolhendo exatamente quando e onde as suas mercadorias são entregues. Bem-vindo ao mundo do On Demand Delivery. Eis como este valioso serviço pode aumentar as suas vendas.

O que é o On Demand Delivery?

O On Demand Delivery permite que um cliente de e-commerce escolha exatamente quando e onde a sua encomenda é entregue. O cliente pode definir as suas preferências de entrega de acordo com as suas necessidades específicas. Por exemplo, pode optar por deixar a encomenda com um vizinho se souber que não vai estar presente.

O On Demand Delivery é um serviço totalmente flexível que coloca a conveniência do cliente no seu centro. É impulsionado por tecnologia moderna, como a automatização e a análise de dados, o que significa que pode evoluir para acompanhar as crescentes exigências dos clientes. 

woman putting parcel in locker

Como é o processo do On Demand Delivery?

Normalmente, um cliente de e-commerce faz uma encomenda online e seleciona todas as suas preferências de entrega. Esta é depois recolhida pelo parceiro de correio do comerciante para ser cumprida.

O cliente pode escolher entre uma série de opções, incluindo a entrega num cacifo de encomendas, num vizinho ou num endereço alternativo. Em suma, a máxima flexibilidade e conveniência para o cliente.

Outra vantagem do serviço On Demand Delivery é o facto de o cliente poder receber notificações sobre o estado do seu envio, em tempo real, para que possa saber onde se encontra.

hand holding a mobile phone

Benefícios do On Demand Delivery para as empresas

Cria um serviço competitivo

Os seus concorrentes estão sempre a um clique de distância dos seus clientes, mas a sua oferta de entrega pode dar-lhe uma vantagem. De facto, três em cada cinco consumidores preferem comprar a retalhistas que oferecem uma gama de opções de entrega1. Eles querem rapidez, conveniência, flexibilidade e transparência - tudo isto é coberto pelo serviço On Demand Delivery.  

Aumenta a confiança do cliente

Com o On Demand Delivery, os clientes podem receber notificações push do estafeta sobre o estado do seu envio. Esta transparência irá aumentar a confiança dos clientes na sua marca.

Reduz as entregas falhadas

Sabia que 8% das primeiras entregas domésticas falham?2 Isto pode tornar-se extremamente dispendioso para os retalhistas, que têm de pagar uma nova entrega (para não mencionar os custos de armazenamento entretanto.) Com o On Demand Delivery, os clientes podem optar por deixar as suas mercadorias com um vizinho ou entregá-las num cacifo de encomendas, o que o ajudará a reduzir a sua taxa de entregas falhadas.

Além disso, entregar mais mercadorias na primeira tentativa significa que reduzirá as emissões de carbono associadas à sua logística de last mile - o que é uma ótima notícia para a sua classificação de sustentabilidade!

Aproveita a automatização

Grande parte do serviço On Demand Delivery é automatizado, o que o torna altamente flexível. Por exemplo, o serviço ODD da DHL Express permite que os clientes desviem os seus envios para um endereço alternativo ao que indicaram originalmente quando efectuaram o check-out no website de um retalhista.  

Permite um maior alcance do público

O serviço On Demand Delivery da DHL Express está disponível para envios internacionais. Isto significa que as PME que efetuam envios para mercados internacionais podem oferecer aos seus clientes a máxima flexibilidade, o que, por sua vez, reduz a taxa de entregas falhadas, poupando dinheiro e stress à empresa.

Oferece um melhor controlo

Com o On Demand Delivery, as empresas podem seguir os seus envios, 24 horas por dia, 7 dias por semana, em tempo real. Isto ajuda-as a saber a sua hora de chegada exata e a informar o cliente em caso de atraso.  

hand turning knob

Análise de dados

O serviço On Demand Delivery recolhe dados valiosos sobre os consumidores que as empresas podem utilizar para compreender melhor o comportamento dos seus clientes. Estas informações ajudam-nas a prever padrões de procura e a garantir que os seus níveis de inventário e processos de cumprimento estão preparados.  

Poupança de custos

Uma vez que grande parte do On Demand Delivery é automatizado - utilizando informações de dados para otimizar cada passo da logística - as empresas pouparão dinheiro. Por exemplo, ao serem capazes de prever picos de procura, os níveis de inventário serão geridos com maior exatidão, conduzindo a menores custos de armazenamento em armazém.

Vantagens do On Demand Delivery para os clientes

Conveniência, conveniência, conveniência

Os clientes de comércio eletrónico nem sempre podem estar em casa para receber as suas entregas e, com o serviço On Demand Delivery, não precisam de o fazer. Passam a ter controlo sobre onde e quando as suas encomendas chegam, o que significa uma experiência sem stress e sem problemas para eles. 

Seguimento completo

Os clientes adoram acompanhar as suas entregas - isso dá-lhes paz de espírito e aumenta o entusiasmo pela sua chegada. Com o On Demand Delivery, podem receber notificações de estado a partir do momento em que o envio sai do armazém - incluindo uma hora de entrega estimada e até atualizações se o motorista se atrasar.

Fácil de gerir

Com a integração da tecnologia de aplicações móveis, os clientes do serviço On Demand Delivery podem gerir e acompanhar os seus envios, em tempo real, com o premir de um botão - não há nada mais fácil do que isso!

DHL delivery woman handing over a parcel to a man

Como a DHL pode ajudar

Com a DHL, pode oferecer aos seus clientes total flexibilidade e conveniência de entrega. Para além dos seus serviços Express, tem também os seguintes serviços On Demand Delivery

  1. Service Point DHL Express: o seu cliente pode recolher a(s) sua(s) encomenda(s) em qualquer ponto de serviço DHL Express localizado no país de receção.
  2. Sem Assinatura: as mercadorias podem ser entregues sem a necessidade de assinatura do cliente.
  3. Agendar uma nova data de entrega: o seu cliente pode alterar a data e hora de entrega até sete dias após a data original.
  4. Deixar a encomenda com um vizinho: o seu cliente pode nomear um vizinho de confiança para receber a entrega, caso não esteja em casa.
  5. Entregar noutro endereço: o seu cliente pode solicitar a alteração do endereço de entrega numa altura posterior.
  6. Retenção de férias de 30 dias: os clientes em férias podem pedir ao estafeta para reter a entrega durante 30 dias e solicitar uma nova data e hora.

Seja qual for a opção escolhida pelo cliente, este também receberá notificações sobre o estado do seu envio, por correio eletrónico ou mensagem de texto. Tudo isto significa a melhor experiência com a sua empresa - crucial se quiser que eles regressem.   

Pronto para integrar o serviço On Demand Delivery no seu negócio? Abra uma Conta Empresarial DHL Express, aqui.