Portugal
#PequenasEMédiasEmpresas
Outono: o início da temporada de vendas e como se preparar para ela
DHL Express
DHL Express
5 min de leitura
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar

A Época de Pico está a chegar, está pronto para isso? Normalmente, as marcas de comércio eletrónico podem esperar uma parcela significativa das suas vendas anuais entre novembro e dezembro. Esta é a sua oportunidade de capitalizar, mas também é um momento repleto de desafios. Desde colocar as suas campanhas de vendas e marketing no ponto até a lidar com problemas da cadeia de abastecimento, gestão de stock e atendimento a cliente, há cem coisas para pensar.

Por isso, este ano, o nosso objetivo é ajudá-lo a minimizar o stress nesta estação com uma série de artigos, playbooks e guias do Discover que irão ajudá-lo a aproveitar ao máximo o período e manter as promessas aos seus clientes ao longo dos próximos meses.

Primeiro, vamos ver as principais datas de feriados que devem ser marcadas em negrito no seu calendário de e-commerce.

Meados de Setembro - 25 de Dezembro: Época Festiva

A época do Natal, celebrada na maioria dos países cristãos, começa a todo vapor no início de novembro (muitas lojas enchem as prateleiras com stock a partir de meados de setembro) e culmina por volta do dia 25 de dezembro (embora várias nações do Leste Europeu e de África celebrem o dia de Natal no início de janeiro). O período yuletide é um feriado secular celebrado em mais de 160 países em todo o mundo, que oferece uma oportunidade de alcançar mercados transfronteiriços da Arménia à Nova Zelândia.

11 de novembro: Dia dos Solteiros

O Dia dos Solteiros surgiu pela primeira vez na China na década de 1990 como um dia para celebrar aqueles que não estão num relacionamento. Todos os anos é celebrado no dia 11 de novembro – ou 11/11 (todos os singles!) quando escrito numericamente.

Tornou-se um dos maiores dias de compras do mundo – superando até mesmo a Black Friday. Milhões de consumidores procuram as pechinchas online e, com o gosto dos compradores chineses por marcas estrangeiras, existem muitas oportunidades lucrativas para empresas experientes em todo o mundo.

24 de novembro: Black Friday – 27 de novembro: Cyber Monday

Iniciado nos EUA, este evento de compras tornou-se um fenómeno global. Este ano, a Black Friday é celebrada no dia 24 de novembro, seguida rapidamente pela Cyber Monday no dia 27. Originalmente, os grandes consumos na Black Friday eram resultado dos compradores dos EUA aproveitarem o dia extra de férias após o Dia de Ação de Graças para chegar às lojas. Então, em 2005, a comunidade de compras online viu a oportunidade de continuar – e a Cyber Monday foi lançada. Hoje, o fim de semana da Black Friday à Cyber Monday é uma oportunidade para retalhistas online de todos os tamanhos – e em todos os locais – lucrarem com alguns descontos bem direcionados.

26 de novembro, EUA / 3 de dezembro, Reino Unido: Small Business Saturday

Após o sucesso da Black Friday – especialmente para grandes empresas globais – o Small Business Saturday tem crescido em popularidade nos EUA e no Reino Unido. Este é tipicamente um dia para os clientes patrocinarem pequenas empresas locais nas suas comunidades – dando-lhes a oportunidade de competir com os "Grandes Jogadores" por um fim de semana. Para os retalhistas online de PMEs, é uma oportunidade perfeita para mostrar as suas raízes locais e impulsionar as vendas onde a autenticidade, a sustentabilidade e o espírito comunitário ainda importam.

23 de dezembro: Super/Pânico Sábado

Assim é chamado porque este é o último sábado antes da véspera de Natal – e é quando todos os compradores de última hora de repente percebem que não podem adiar mais o pensamento sobre o grande dia. Os compradores experientes também escolhem o sábado do pânico para fazer as suas compras na expectativa de ofertas, então um e-mail bem oportuno da sua marca com um código de desconto especial pode empurrá-los para a sua loja. A desvantagem é o período de entrega disponível. Os sites que podem oferecer entrega antes do feriado nas compras do Super Sábado estão numa posição forte.

DESAFIOS DA ÉPOCA DE PICO 2023 – E COMO A SUA EMPRESA DEVE ADAPTAR-SE

Embora a alta temporada seja tradicionalmente um período lucrativo para as empresas de comércio eletrónico, agora mais do que nunca há uma infinidade de desafios a serem considerados também. A Covid pode ter acabado, mas o comércio global está a ser abalado pela ameaça de uma guerra nuclear, inflação recorde e o subsequente impacto nos orçamentos dos consumidores.

Então, quais são as principais coisas que a sua empresa deve considerar ao planear sua campanha de alta temporada?

Um início mais cedo para a alta temporada

A crise energética global e o aumento da inflação a impactar os orçamentos dos consumidores. Na verdade, 89% dos compradores esperam que a inflação afete as suas compras sazonais este ano3, e cerca de 30% começarão a comprar mais cedo devido a preocupações acerca do aumento dos preços4 – o que significa que este é o momento de preparar o seu negócio e planear a sua estratégia de vendas.

Preço acima da fidelidade

À medida que os consumidores sentirem o aperto, eles vão diminuir os seus gastos: 51% planeiam comprar menos presentes este ano5. Os compradores passarão mais tempo a pesquisar produtos em plataformas como Amazon e Google Shopping para comparar preços e encontrar as melhores ofertas.  Se ainda não vende através de um mercado online, agora pode ser um bom momento para começar!

Além disso, os consumidores serão hipersensíveis aos custos de envio e taxas de entrega – o que significa que as marcas devem continuar a minimizá-los para os clientes.   

Aumento dos custos de fabricação

A inflação está a elevar o custo das matérias-primas num momento em que os retalhistas precisam de manter os preços dos produtos o mais baixo possível para clientes preocupados com o orçamento. As marcas precisarão de considerar estrategicamente onde é que os preços podem ser reduzidos sem impactar muito as suas margens de lucro.

Procura imprevisível

Com as previsões a prever que a procura do consumidor por produtos será atenuada neste fim de ano, as marcas online precisam de observar os seus stocks, ou correm o risco de ter excesso no novo ano. O suporte a tecnologias como a previsão de procura impulsionada pela IA permitirá que os retalhistas possam planear e adaptar-se rapidamente às mudanças da condições globais tumultuadas.

Agitação de trabalhadores

A inflação e o aumento do custo de vida estão a causar agitação industrial entre os principais trabalhadores dentro das cadeias de abastecimentos globais. A necessidade das empresas online terem cadeias de abastecimento ágeis e manterem uma comunicação próxima com os fornecedores nunca foi tão grande.

Diferenças de mercado

O comércio eletrónico tem tornado os consumidores cada vez mais à vontade para comprar a vendedores transfronteiriços, apresentando aos retalhistas em linha oportunidades de crescimento lucrativas. Mas é importante lembrar de pesquisar cada mercado e adaptar as suas estratégias de vendas e marketing de acordo. Por exemplo, uma pesquisa da Criteo6 descobriu que, nos EUA, grande parte da Europa e no Brasil, as oportunidades de aquisição de Peak Season para as marcas estão no seu nível mais alto no início de novembro e na Black Friday, com a maior fatia de novos compradores nesse momento.

Velocidade ainda é Rainha

O aumento dos preços do petróleo está a afetar os custos de entrega de última etapa para empresas online. No entanto, o envio grátis continua a ser um dos principais incentivos para os compradores – 66% esperam o mesmo para todos os pedidos online e abandonarão os seus carrinhos se não estiverem disponíveis7. A parceria com um fornecedor de logística líder como a DHL significa que pode continuar a oferceer aos seus clientes os preços de envio mais competitivos – mesmo para entregas internacionais. Lembre-se de manter os seus clientes atualizados com mensagens frequentes no seu site sobre os horários de corte de entrega para garantir que eles tenham os seus pedidos concluídos a tempo para a entrega antes do Natal. Eles não vão gostar se aquele presente de fim de ano para aquela pessoa especial chegar depois do grande dia!

A Alta Temporada oferece oportunidades para negócios que procuram canalizar para novos mercados em todo o mundo – e ainda há tempo para falar com os especialistas da DHL para ajudá-lo a encontrar o seu próximo ponto ideal de exportação. Mais importante, lembre-se de voltar ao Discover nas próximas semanas para conhecer os nossos guias de eventos da alta temporada. Podem ser a diferença entre ter um feriado feliz – ou um muito bem sucedido e próspero !

1 - Statista, publicado em novembro de 2021

2 - Statista, publicado em dezembro de 2021

3 - Numerator, 2022

4 – Tendências de Gastos de Natal 2022, eBay

5 - Salesforce, julho de 2022

6 - Criteo, setembro de 2022

7 - Shopify, setembro de 2021