Navegação e conteúdo

Um guia do expedidor para os tamanhos e os tipos de contentores de carga


O envio por contentor é o modo de transporte mais económico para a sua carga. Colocado em navios, comboios e camiões, o modesto contentor redefiniu o envio internacional e permitiu que o comércio mundial se expandisse para os níveis que conhecemos hoje. 

Que tipo de contentor é o mais adequado para a sua carga? É grande o suficiente para a acomodar? Os especialistas em transporte de frete têm em stock os tipos de equipamento mais comuns, para que possa tomar a decisão certa.

Uma breve história dos contentores de envio


A ideia de um contentor de envio surgiu em Inglaterra no final do século XVIII. A versão inicial do contentor não se assemelhava aos seus pares modernos. Os contentores eram caixas de madeira retangulares, maioritariamente utilizados para o transporte de carvão.

O primeiro contentor de envio intermodal moderno, como o conhecemos hoje, surgiu em 1955 nos EUA, quando Malcom McLean, juntamente com o engenheiro Keith Tantlinger, desenvolveu um módulo feito de aço ondulado. A estrutura permitia a sua deslocação através de gruas e o empilhamento em cima uns dos outros.

A 26 de abril de 1956, o navio-tanque Ideal X, convertido em navio porta-contentores para a ocasião, fez a sua primeira viagem de Newark, Nova Jérsia, para Houston, Texas.

Depois do desenvolvimento dos contentores, a falta de normas comuns tornou-se problemática, uma vez que vários tamanhos e sistemas de contentores permaneceram em utilização nas duas décadas que se seguiram. Foram posteriormente acordados requisitos de dimensão claros para cada tipo de contentor, que foram aplicados através da norma ISO. Em consequência, os contentores de envio são frequentemente designados por contentores ISO. Os contentores requerem todos uma Placa de Aprovação de Segurança [URL to SOLAS / Documentation page] (também conhecida como Placa CSC, de Convenção sobre a Segurança dos Contentores) para serem elegíveis para envio.

Tipos de contentor padrão e dimensões ISO


Os contentores padrão resistentes e multifuncionais são a unidade de frete mais comum para o transporte marítimo. Estes contentores são designados por “secos”. Quando totalmente fechados, fornecem proteção resistente às intempéries. Os contentores de vinte pés e quarenta pés são os tamanhos mais comuns.

Estes contentores foram concebidos para qualquer tipo de transporte, por mar ou por terra. Os contentores de grande volume são mais altos e, assim, oferecem mais capacidade para cargas maiores.

As dimensões externas, as dimensões internas mínimas e o peso máximo (isto é, incluindo a carga) são determinados pela norma ISO 6346. No entanto, a tara, as dimensões internas reais e outras medidas diferem entre modelos e fabricantes.

Dimensões de contentores padrão de 20 pés, 40 pés e 45 pés

Dimensões de contentores de grande volume de 40 pés

Tipos e dimensões de contentores refrigerados


Também designados por reefers, os contentores refrigerados ou contentores com regulação da temperatura são utilizados para mercadorias que requerem regulação da temperatura, como alimentos, eletrónica e medicamentos. O seu motor integrado mantém a temperatura interna entre -35 e +30 ⁰C e requer que os contentores sejam ligados a uma fonte de alimentação para garantir um desempenho térmico consistente.

O tamanho e o peso do motor influenciam a tara e a capacidade de volume cúbico exatas, que podem, assim, diferir significativamente entre modelos e fabricantes.

Dimensões dos contentores refrigerados de 20 pés e 40 pés

Contentores refrigerados não operados (NOR)?


Os transportes por contentor não operado (NOR) são envios de carga seca num contentor refrigerado, sem ativar o controlo de temperatura.

Embora sejam uma excelente forma de transportar mercadorias, têm algumas limitações. O espaço ocupado pelo grupo gerador reduz a capacidade volumétrica, enquanto o chão em grelha especial limita o peso da carga incluída. Também não são adequados para todos os tipos de empilhadoras.

Para saber tudo sobre o transporte das suas mercadorias com esta opção, leia o flyer sobre contentores refrigerados não operados

Outros contentores especializados


Os contentores de envio estão disponíveis em todas as formas e tamanhos para satisfazerem as necessidades de qualquer tipo e dimensões de carga.

Contentores-cisterna

Os contentores-cisterna, uma estrutura reforçada que aloja uma cisterna, são especializados no transporte de alimentos, petróleo, combustível e químicos líquidos. Este tipo de contentores é fácil de carregar e retém de forma fiável até mesmo conteúdos inflamáveis. Normalmente, os contentores-cisterna também não estão disponíveis em companhias marítimas de navios a vapor, mas sim junto de empresas de leasing especializadas.

Os contentores-cisterna de 20 pés têm normalmente capacidade para até 26 000 litros de líquido e as dimensões correspondem às dos contentores clássicos de 20 pés.

Dimensões dos contentores-cisterna de 20 pés

  • Dimensões externas (c x a x l): 6058 m x 2591 m x 2438 m / 19' 10,5" x 8' 6" x 8' 0
  • Peso máx.:  30 480  kg/ 67 200  lbs.
  • Volume cúbico aprox.: 26 m3

Contentores “flat rack” e de plataforma

Os contentores “flat rack” e de plataforma são adequados para carga fora dos parâmetros, mas, naturalmente, também transportam mercadorias dentro dos parâmetros. Os contentores “flat rack” são normalmente apresentados com duas paredes laterais, enquanto os contentores de plataforma não incluem qualquer painel. A dimensão exata do contentor varia consoante o fabricante e a solução de painéis, mas estão disponíveis em versões de 20 e 40 pés, como qualquer contentor ISO.

Contentores abertos

Os contentores abertos seguem um princípio semelhante, mas incluem quatro painéis laterais e uma parte superior em lona macia, e também permitem o transporte de carga a granel. São mais adequados para carga que requer carregamento por grua a partir da parte superior do contentor ou que contém artigos mais altos. Existem em versões de 20 pés e 40 pés, tendo assim dimensões semelhantes às dos tipos de contentor padrão explorados acima. Estão também disponíveis nomeadamente como contentores de grande volume, uma vez que os aros da lona reduzem a altura livre e, assim, a capacidade de carregamento. Vale a pena notar que as suspensões da porta dos contentores abertos podem ser removidas para acesso mais fácil através da abertura da porta.

Também poderá ter interesse em