SENSIBILIZAÇÃO PARA A FRAUDE

Utilização Fraudulenta da Marca DHL

Foram realizadas tentativas para defraudar compradores na Internet com a utilização não autorizada do nome e da marca DHL através de gráficos e comunicações por e-mail que, à primeira vista, parecem ter origem na DHL.

Na maioria dos casos, as comunicações referem-se à venda de bens de consumo através da Internet que pode requerer o pagamento antes da entrega dos bens.

Tenha em atenção que a DHL não solicita o pagamento desta forma. A DHL apenas recebe dinheiro destinado a despesas oficiais de envio relacionadas com a DHL.

O presente aviso de segurança não afeta a obrigação de o destinatário pagar o envio, as taxas alfandegárias, o IVA ou cobranças semelhantes, quando estes devem ser devidamente pagos no momento da entrega.

A DHL não assume qualquer responsabilidade no que se refere a quaisquer custos, cobranças ou pagamentos incorridos indevidamente resultantes de atividades fraudulentas.

 

Websites

Se tiver alguma dúvida relativamente à integridade de um website que utiliza a marca DHL, aceda sempre aos websites da DHL através do nosso website global.

Visite o website Global DHLPara mais informações

 

Diretrizes DHL de Sensibilização para a Fraude

Obrigado por se juntar a nós no combate à fraude eletrónica. Na DHL fazemos de tudo para proteger os nossos clientes contra a fraude. Se suspeita ter recebido um e-mail ou SMS fraudulento, ou se encontrou um website ou rede social que usa indevidamente o nome e marca DHL, recomendamos que nos informe assim que possível para que rapidamente possamos tomar ações para impedir a fraude.

Por favor denuncie todas as atividades suspeitas através do e-mail anti-fraude phishing-dpdhl@dhl.com seguindo as instruções abaixo.

Investigamos minuciosamente todas as denúncias de suspeita de fraude, mas não responderemos a consultas pessoais. Se tiver dúvidas sobre o estado do seu envio ou uma fatura, encaminhe-as para o nosso Serviço de Apoio ao Cliente.

  • Abaixo pode encontrar alguns indicadores para ajudar a avaliar se o e-mail recebido é fraudulento.

    • Comunicações oficiais DHL serão sempre enviadas através dos endereços @dhl.com, @dpdhl.com, @dhl.de, @dhl.fr, @dhl.pt ou outro domínio de correio eletrónico do país após o @dhl.
    • Nunca usamos @gmail, @yahoo ou outros serviços de e-mail gratuitos para enviar e-mails.
    • Nunca criamos links para um website que não seja o nosso, começado por exemplo por https://dhl.com/, https://dpdhl.com/ ou um site específico de um país/campanha


    A partir do computador: 

    • Arraste & Largue o e-mail suspeito para uma nova mensagem de e-mail e envie para phishing-dpdhl@dhl.com como anexo. Para combatermos eficazmente os serviços fraudulentos, precisamos de cabeçalhos de e-mail completos, que não estão incluídos numa mensagem reencaminhada.


    A partir do telemóvel:

    • Reencaminhe a mensagem para nós. Se possível, opte sempre por enviar os e-mails suspeitos a partir de um computador em formato de anexo de e-mail, de forma a serem incluídos os cabeçalhos de e-mail completos.
    • Reporte a mensagem como spam na sua aplicação de e-mail, para que o seu fornecedor de e-mail possa tomar as devidas ações.
    • As fraudes por SMS geralmente incluem um URL curto começado por https://bit.ly/ para camuflar o destino final do link.
    • O número do remetente não é visível, em sua vez surge um nome genérico como por exemplo “Entrega”.
    • O número de telefone começa com o prefixo de um país fora do território (ex. +235).

    Envie uma captura de ecrã do SMS suspeito para phishing-dpdhl@dhl.com, e inclua o número de telefone suspeito na mensagem de e-mail.

    • A conta não apresenta qualquer sinal de verificação (por exemplo, não tem selo azul).
    • A conta tenta continuar a interação através de um canal encriptado, como o Whatsapp ou o Telegram.
    • A conta tem apenas algumas semanas.
    • A conta oferece “Visas gratuitos”, “Voos grátis” ou “o dobro do retorno do seu investimento”.
    • A conta não utiliza uma imagem de perfil adequada (logotipo DP/DHL) e imagem de fundo.
    1. Por favor reporte o link(URL) da conta da rede social/post ou o número de telefone através do e-mail phishing-dpdhl@dhl.com.
    2. Se estiver disponível, denuncie a conta/post como fraude diretamente na respetiva rede social.
  • Se receber mensagens inesperadas alertando sobre alterações feitas à sua conta, como alterações de endereço ou notificações de redefinição de senha que não foram requeridas por si, é possível que hackers estejam a tentar ter acesso à sua conta.

    1. Faça login na sua conta e altere a sua senha.
    2. Se perdeu o acesso à sua conta, reporte esta incidência ao nosso Serviço de Apoio ao Cliente.