PROTEÇÃO DA VIDA NO MAR
Requisitos de Verificação do Peso do Contentor
O transporte de contentores é bastante seguro. No entanto, nos últimos anos, a indústria assistiu a alguns incidentes importantes no mar e na costa resultantes de contentores com declarações de peso incorretas. Para evitar estas situações, a Organização Marítima Internacional (IMO), em colaboração com representantes da indústria, adotou regras específicas como parte da Convenção SOLAS (Proteção da Vida no Mar) incluindo a Verificação da Massa Bruta (VGM).
O objetivo do requisito de VGM é obter um peso bruto exato dos contentores embalados para que os operadores das embarcações e dos terminais possam preparar planos de acondicionamento da embarcação antes de carregarem a carga nos navios. O requisito protege as pessoas e os ativos dos terminais e das embarcações, bem como a carga dos expedidores.
O que mudou a partir de 1 de julho de 2016?
As consequências imediatas para o expedidor são que a partir de julho de 2016, o peso de Verificação da Massa Bruta (VGM) de cada contentor tem de ser fornecido ao transportador antes da data limite da lista de carga.
Além disso, é da responsabilidade do expedidor assegurar que disponibiliza o peso exato. Se o peso de Verificação da Massa Bruta não for disponibilizado, o contentor não será carregado na embarcação.
São permitidos dois métodos para a pesagem:
- Método 1: Pesagem do contentor embalado
- Método 2: Pesar a carga e outros conteúdos e adicionar a tara do contentor
A DHL ajuda-o a gerir e cumprir esta nova convenção. Para mais informações, consulte os documentos abaixo ou contacte o seu representante de vendas da DHL Global Forwarding ou do Serviço ao Cliente.