Impulsione o Crescimento do Seu Negócio com a Newsletter Discover
Conselhos e insights sobre logística diretamente no seu e-mail
Subscrever Agora
A logística abrange o aprovisionamento, a gestão de stocks, a distribuição, o armazenamento, o transporte, a embalagem e a gestão de riscos. A logística verde (ou "logística sustentável") é a prática comercial que consiste em reduzir o impacto ambiental destes processos. Exemplos de estratégias de logística verde que uma empresa de e-commerce pode adotar incluem a utilização de veículos eléctricos para entregas last mile e a mudança para embalagens sustentáveis.
A logística verde enfatiza a utilização de combustíveis alternativos, veículos eléctricos e rotas de transporte otimizadas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Também promove a eficiência energética em toda a rede logística, como a implementação de sistemas de gestão de energia (EMS) nos armazéns. Em conjunto, estes passos ajudam as empresas a reduzir a sua pegada de carbono global.
A sustentabilidade é atualmente uma influência fundamental nas decisões de compra dos consumidores. Na Pesquisa Internacional de Consumidores 2023 da DHL, mais de 70% dos inquiridos disseram que a sustentabilidade é importante para eles quando fazem compras online, enquanto quase metade estaria preparada para esperar mais tempo pelos seus bens se isso ajudasse o ambiente.
Os seus clientes atuais e potenciais esperam agora práticas logísticas ecológicas da sua empresa. Oferecer embalagens sustentáveis - embora seja um toque agradável - já não é suficiente. A sua empresa deve considerar uma estratégia de logística ecológica completa e abrangente. Felizmente, está a ler o artigo certo!
A logística verde centra-se na eficiência do combustível e na redução dos resíduos - ambos com impacto no resultado final de uma empresa. Um relatório da McKinsey & Co1 concluiu que a redução do desperdício de materiais através de políticas de desperdício zero e baixo pode ajudar as empresas a melhorar os seus lucros operacionais em até 60%.
Algumas estratégias podem exigir um investimento inicial - como a instalação de painéis solares amigos do ambiente - mas as poupanças que geram mais tarde fazem com que valham a pena.
Então, que estratégias de logística "verde" deve a sua empresa considerar para melhorar a sua pegada de carbono, eficiência e rentabilidade? Estas são algumas a considerar.
Envia produtos aos clientes. Inevitavelmente, alguns serão devolvidos (infelizmente, o comércio eletrónico e as devoluções andam de mãos dadas). E depois? Tem mais opções do que apenas a revenda ou a eliminação. O modelo de economia circular promove a ideia de partilhar, reparar, renovar e reciclar produtos e materiais durante o maior tempo possível, para reduzir os resíduos.
A implementação de uma estratégia de logística inversa ajudará a sua empresa a avançar para um modelo de economia circular e a cumprir os seus objectivos de sustentabilidade, ao mesmo tempo que os seus clientes terão mais escolha sobre a forma como as suas devoluções são geridas.
Desde os materiais dos seus produtos até à embalagem, é provável que existam oportunidades para mudar para versões mais ecológicas. Falar com os seus fornecedores permitir-lhe-á explorar opções, tais como materiais sustentáveis ou embalagens biodegradáveis.
Um estudo da McKinsey concluiu que os produtos que fazem uma ou mais alegações relacionadas com ESG nas suas embalagens superam os produtos que não fazem nenhuma2. Mas tenha cuidado com o "greenwashing" - todas as suas alegações devem ser autênticas para poderem ser bem aceites pelos clientes.
O setor da logística e dos transportes contribui atualmente com pouco mais de um terço das emissões globais de dióxido de carbono (CO2)3 - uma percentagem que se prevê que venha a aumentar. Mas há medidas que a sua empresa pode adotar para ajudar a reduzir o impacto:
Otimizar o espaço. Embale os seus produtos de forma inteligente em caixas de tamanho correto - isto permitir-lhe-á agrupar as embalagens em menos veículos.
Integrar software de planeamento de rotas. Com a ajuda da IA, esta tecnologia encontrará as melhores rotas para as suas entregas com base na análise de tráfego em tempo real. Isto significa que pode efetuar várias entregas na ordem mais rápida e eficiente.
Escolha um parceiro de logística ecológico. Se subcontratar a sua logística a um terceiro, escolha um com credenciais ecológicas. A DHL Express, por exemplo, lançou o GoGreen Plus, uma solução que ajuda as empresas a reduzir as emissões de carbono associadas aos seus envios através da utilização de combustível de aviação sustentável.
Ofereça On Demand Delivery. As entregas falhadas são um grande contribuinte para a pegada de carbono da sua empresa; cada tentativa falhada acumula mais emissões de veículos (e custos!) Mas com o serviço On Demand Delivery, pode reduzir a sua taxa de entregas falhadas. Este serviço permite que os clientes escolham exatamente quando e onde os seus produtos são entregues. Podem deixar os produtos com um vizinho, num cacifo de encomendas ou enviá-los para um endereço alternativo (como o local de trabalho) se souberem que não vão estar em casa. A oferta de ODD não só melhorará a sua taxa de primeira entrega, como também os seus clientes usufruirão de um serviço mais cómodo, o que fideliza a sua marca. Todos ganham!
A logística verde (ou "logística sustentável") é a prática comercial que consiste em reduzir o impacto ambiental da rede logística. Exemplos de estratégias de logística ecológica que uma empresa de e-commerce pode adotar incluem a mudança para embalagens sustentáveis e a utilização de software de planeamento de rotas para maximizar a eficiência do combustível.
A logística verde oferece inúmeros benefícios para as empresas, incluindo
Podem ser implementadas várias estratégias para alcançar uma logística ecológica:
A DHL comprometeu-se a reduzir as suas emissões relacionadas com a logística para zero até ao ano 2050. Como tal, investiu fortemente em soluções sustentáveis para a last mile, desde veículos eléctricos ao GoGreen Plus.
Com uma Conta Empresarial DHL Express, pode escolher um caminho mais ecológico. Planeta feliz, clientes felizes, resultados finais felizes!