Sendo uma das maiores economias na União Europeia e uma das maiores potências comerciais internacionais, considerar a realização de negócios com o Reino Unido poderá ser vantajoso para a sua PME.
No entanto, tenha em conta as recomendações que deixamos abaixo para o sucesso na negociação com os britânicos.
O Reino Unido é composto por 4 países: a Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Não se dirija a parceiros comerciais britânicos como “ingleses”, pode ofendê-los.
Generalizar em vez de especializar faz parte da abordagem britânica.
As reuniões são usadas para debater potenciais soluções, em vez de tomar decisões finais. Iniciam-se com um diálogo breve, sendo considerada uma boa forma de iniciar negócios.
Frases cordiais são constantemente usadas para evitar ofender a outra parte. Ser direto e discordar abertamente pode ser extremamente ofensivo. Ser muito direto é percebido como excessivamente arrogante e pode impedir a construção de um bom relacionamento entre as partes.
“Ler nas entrelinhas” é algo importante para perceber as considerações feitas indiretamente.
O humor é usado frequentemente para acalmar momentos de tensão. Os britânicos gostam de um humor ‘seco’ e inteligente.
Ser verbalmente positivo sobre si mesmo e as suas capacidades, poderão não ser credíveis e provavelmente não serão apreciadas.
Os britânicos valorizam o trabalho de equipa e gostam de proporcionar uma atmosfera de trabalho amigável.
É importante considerar a relação entre o Reino Unido e os Estados Unidos da América uma vez que é a maior do mundo em termos de investimento bilateral direto.
Tão importante como conhecer a contraparte é entender quais os números por detrás.
Saiba mais sobre como encontrar oportunidades de exportação.