#eCommerce

Exportar para França: o guia completo!

DHL Express
DHL Express
7 min
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar

A França já está no seu radar de exportação? É um dos pesos pesados do e-commerce na Europa, ficando apenas atrás da Alemanha e do Reino Unido em termos de número de utilizadores1. De facto, em 2022, mais de 8 em cada 10 utilizadores franceses da Internet compraram algo online2.

Já está interessado? Tudo o que precisa é de um parceiro de transporte internacional e de algum conhecimento do mercado local e o seu negócio estará pronto a arrancar! Continue a ler enquanto exploramos as perceções dos consumidores e os conhecimentos aduaneiros de que necessita para exportar para França.

PANORAMA DO MERCADO

+14% de aumento do e-commerce num ano

Entre 2021 e 2022, as receitas das vendas online em França aumentaram de 129 mil milhões de euros para 146,9 mil milhões(3).

Aumento da taxa de penetração do e-commerce

A França tem uma população de 64,8 milhões de habitantes(4) e mais de 28,1 milhões de utilizadores de comércio eletrónico(5). Prevê-se que este número aumente para 32,7 milhões até 2026.

Impulsionado por jovens compradores

Em 2022, quase nove em cada 10 consumidores franceses com idades compreendidas entre os 25 e os 29 anos fizeram compras online(6).

FAZER NEGÓCIOS EM FRANÇA: TENDÊNCIAS DE CONSUMO

Onde é que os consumidores em França fazem compras online?

Os mercados online podem ser uma porta de entrada útil para as empresas internacionais que pretendam vender pela primeira vez num novo país.

Mercados online mais populares em França em abril de 2023, por percentagem de visitas(7)

O que estão a comprar às marcas internacionais?

Em 2022, cerca de dois terços dos compradores franceses online declararam ter comprado vestuário e calçado no estrangeiro. Em comparação, apenas 13% dos compradores online compraram mobiliário e artigos para a casa a retalhistas transfronteiriços.

Compras internacionais de comércio eletrónico em França em 2022, por categoria de produto(8)

(% de inquiridos que compraram nessa categoria)

Como é que os consumidores franceses gostam de pagar as suas compras online?

Métodos de pagamento mais populares em França em 20239

(% de inquiridos que pagaram uma compra através desse método nos 12 meses anteriores)

Os maiores eventos comerciais de França

Compreender os principais eventos de compras e feriados em França é crucial para maximizar as suas vendas de comércio eletrónico. Eis algumas datas importantes a assinalar no seu calendário:

  • Dia dos Namorados, 14 de fevereiro: Antes do dia mais romântico do ano, espere que os compradores entrem pelas suas portas online à procura de algo especial para a sua cara-metade.
  • Dia da Mãe, 26 de maio: Uma excelente oportunidade para aumentar as vendas do seu comércio eletrónico, o Dia da Mãe é sempre celebrado no último domingo de maio, a menos que coincida com o Pentecostes.
  • Dia do Pai, 16 de junho: Os pais também têm direito a um dia! Considere criar um guia de presentes para dar aos compradores inspiração sobre o que comprar para os seus pais.
  • Amazon Prime Day, julho: A França junta-se a inúmeros outros países que participam nesta bonança de vendas de dois dias. Os vendedores do mercado de e-commerce devem oferecer descontos significativos para atrair os caçadores de pechinchas.
  • Black Friday, 29 de novembro: Com origem na América, a Black Friday tornou-se um fenómeno mundial. A concorrência é feroz, por isso, divulgue as suas melhores ofertas em todos os seus canais de redes sociais.
  • Cyber Monday, 2 de dezembro: A encerrar o fim de semana da Black Friday está a Cyber Monday, uma oportunidade para a sua empresa fazer algumas vendas finais.
  • Natal, 25 de dezembro: O mês de dezembro é marcado por uma onda de compradores festivos que procuram os presentes perfeitos para os seus entes queridos. A oferta de envio expresso também ajudará a sua empresa a conquistar alguns compradores de última hora.

Regulamentos aduaneiros e de importação para exportar para França

Os direitos aduaneiros são devidos a partir de 150 euros. Desde 1 de julho de 2021, o IVA é aplicado a todas as mercadorias importadas para França de fora da União Europeia.

Enquanto membro da União Europeia, a França segue as políticas comerciais da UE, que geralmente implicam tarifas baixas ou nulas para as mercadorias originárias de outros Estados-Membros da UE.  É essencial determinar a classificação pautal correta e consultar as autoridades aduaneiras francesas ou um despachante aduaneiro para garantir o cumprimento dos requisitos do imposto de importação.

A França tem uma infraestrutura bem desenvolvida e processos aduaneiros eficientes, o que facilita a importação de mercadorias em comparação com alguns outros países. Além disso, a população francesa está geralmente aberta aos produtos e ao comércio internacional, o que a torna um mercado atrativo para os exportadores.

Os clientes que não têm uma conta de direitos e impostos são sistematicamente contactados quando a sua importação tem um valor declarado superior a 5 000 euros, a fim de confirmar o pagamento de direitos e impostos (a menos que seja enviado por DDP). Desde março de 2014, os direitos e impostos superiores a 1 000 euros serão faturados ao cliente após a entrega. Os impostos de adiantamento de dinheiro são aplicadas à importação para França em envios DAP no montante de 2% do montante dos direitos e impostos (com um mínimo de 14,55 euros sem impostos ou 17,50 euros com impostos): estas taxas não se aplicam aos envios DDP. Tráfego comercial BtC para importação em França: para as vendas a particulares com um valor inferior a 150 euros, o vendedor tem, desde 1 de julho de 2021, a possibilidade de faturar o IVA ao comprador no momento da venda, pagando depois mensalmente às autoridades fiscais, estando registado na Janela Única de Importação (IOSS). Ao indicar o seu número IOSS na AWB e na fatura, o IVA não será cobrado no momento da importação. O número IOSS é válido para todos os países da UE. As mercadorias sujeitas a impostos especiais de consumo (álcool, tabaco) não são abrangidas pelo regime IOSS.

Um regulamento da UE criou o número EORI (Registo e Identificação do Operador Económico). A DHL França utiliza os números EORI dos seus clientes para efetuar o processo de desalfandegamento das importações e exportações. Para facilitar o desalfandegamento, este número deve ser mencionado na fatura que o acompanha.

Informações adicionais no site da alfândega francesa: http://www.douane.gouv.fr/articles/a10901-numero-eori-economic-operator-registration-and-identification

Exportar para França: websites oficiais da alfândega

 

Dicas de especialistas da DHL para exportar para a França

  • Traduza o seu website para francês para atrair compradores
  • 61% dos compradores online franceses afirmam que abandonarão os seus carrinhos se não lhes for oferecida a sua opção de entrega preferida no momento do checkout10. Ao oferecer a entrega On Demand Delivery, pode dar-lhes total flexibilidade e conveniência - e garantir que voltam a visitar a sua empresa! 
  • Registe-se no MyGTS (My Global Trade Services) da DHL Express, uma plataforma gratuita e de fácil utilização que o ajudará a navegar por todos os aspetos do envio internacional, sem problemas. Encontre os códigos HS dos seus bens, obtenha um cálculo do Custo de Desembarque e receba orientação sobre as restrições de importação de França antes de efetuar o envio.

Está a pensar em exportar para França?

Está no sítio certo! Sabemos que as orientações acima podem parecer um pouco complicadas, mas é aí que a parceria com a DHL valerá a pena. Como especialistas em envios internacionais, apoiá-lo-emos em todos os procedimentos alfandegários para que o seu envio não sofra atrasos. Venda para o mundo com a DHL!

Comece a sua jornada aqui