E-Commerce

FRIO COMO GELO: COMO UMA NOVA SOLUÇÃO DE EMBALAGEM CRIOU UM NOVO MERCADO

Os empresários de e-commerce que identificam oportunidades em cadeias de fornecimento podem alcançar grande sucesso. Veja como a DHL ajudou a Chillistick a quebrar o gelo e criar um novo mercado ao resolver um problema de embalagem para itens frios.

Descobrindo a ponta do iceberg (seco).

Mike Ashe e Chris Buchanan sempre amaram o laboratório...

Mike Ashe e Chris Buchanan sempre amaram o laboratório. Engenheiros químicos, eles já passaram inúmeras horas conduzindo experimentos, testando processos e resolvendo problemas ao longo de suas carreiras. Em 2007, eles perceberam que havia um problema de logística que não poderia ser resolvido com tubos de ensaio e queimadores Bunsen. Isso os inspirou a desenvolver uma nova solução em embalagem e a fundar a Chillistick, que hoje é a maior fornecedora independente de gelo seco no Reino Unido.

Mas qual era o problema? Uma solução em embalagem eficiente para o envio e transporte de gelo seco.

O gelo seco é a forma sólida do dióxido de carbono, que congela a uma temperatura muito mais baixa que a água (-78°C). Transportar gelo seco do ponto A ao ponto B a temperaturas abaixo de zero não é um desafio pequeno, apesar da existência de uma cadeia de logística de itens frios. Se uma entrega atrasa, metade do produto pode evaporar antes de chegar.

Mike e Chris adoram um bom desafio e vislumbraram uma oportunidade para usar sua experiência no laboratório para resolver o problema. Assim nascia uma nova startup. E dentro de quatro anos, a empresa se tornaria uma das maiores fornecedoras do Reino Unido.

Chillistick - a maior fabricante e fornecedora de gelo seco do Reino Unido

60.000

quilos em capacidade de produção semanal

15.000

entregas por ano no Reino Unido

2,5

quilos é a menor embalagem de gelo seco

...quais novos produtos eles poderiam desenvolver?...

Quebrando o gelo: uma nova solução de logística

Devido à dificuldade de transporte, o gelo seco era vendido normalmente em atacado e não estava disponível em quantidades menores. Havia um espaço no mercado que Mike e Chris sabiam que poderiam ocupar.

O maior problema era a embalagem, e a dupla começou a trabalhar para desenvolver um sistema customizado para o transporte de gelo seco. Para garantir que a embalagem estaria segura, tanto para remessas nacionais quanto internacionais, eles trabalharam lado a lado com a DHL para desenvolver uma solução que atendesse às regras de segurança da empresa.

"Parece simples, colocar em uma caixa menor", diz Mike Ashe. "Mas foi um processo muito complicado."

O primeiro cliente de baixo volume da Chillistick encomendou embalagens de 5 quilos, para pesquisa e desenvolvimento. Desde essa primeira remessa, a empresa de gelo seco cresceu exponencialmente e agora faz 15.000 entregas por ano, desde envios industriais de várias toneladas até pequenos pacotes de gelo seco com apenas 2,5 quilos.

O desenvolvimento de uma nova solução de embalagem abriu as portas de um novo mercado. O sucesso inspirou Mike e Chris a voltar para o laboratório e focar em inovação. Agora que poderiam transportar pequenas quantidades de gelo seco de forma segura, que novos produtos eles poderiam criar? Em pouco tempo, começaram a produzir uma linha de produtos patenteados.

Mike e Chris voltaram para o laboratório, e o resultado foi "The Chillistick".

Criando um novo mercado: nasce "The Chillistick"

O retorno de Mike e Chris ao laboratório resultou em The Chillistick, um equipamento que permite o uso seguro de gelo seco em drinks e coquetéis. Ele é preenchido com gelo seco e colocado em bebidas, onde imediatamente começa a borbulhar, produzindo uma nuvem fascinante e densa de água. Essa nuvem branca é composta de minúsculas gotas de água, exatamente como uma neblina se forma na natureza. Uma solução patenteada e o gelo seco certificado para consumo humano garantem a segurança do produto.

O Chillistick foi desenvolvido inicialmente para uma grande marca de bebidas que queria criar um efeito de fumaça para uma campanha publicitária. Após o sucesso dessa campanha, o céu passou a ser o limite. A empresa voltou então suas atenções para outros produtos que utilizavam os efeitos incríveis do gelo seco. Criar situações dramáticas e engraçadas passou a ser o foco principal.

Desde então, Chris e Mike, fundadores e especialistas em resolver problemas, estão com a cabeça nas nuvens. Hoje, a Chillistick oferece uma linha de produtos com gelo seco: copos que "produzem" fumaça, baldes de champanhe, kits de experimentos científicos para escolas e kits para festas infantis, Halloween e outros eventos.

Depois de desenvolver uma nova solução em embalagens para transportar pequenas quantidades de gelo seco, o Chillistick foi a ponta de mais um iceberg (seco, claro).

Saiba como a DHL está ajudando o e-commerce global a dar conta dos cliques