Impulsione o Crescimento do Seu Negócio com a Newsletter Discover
Conselhos e insights sobre logística diretamente no seu e-mail
Subscrever Agora
Quando Mary Quintero, a CEO socialmente consciente e fundadora da Undercover Boots, começou a comercializar botas de chuva de borracha duráveis do seu país natal, o Panamá, há seis anos, foi a sua natureza artística que a levou a imaginar desenhos coloridos apelativos em cada par. Ela reconhece que transformar uma pequena empresa panamiana de calçado e acessórios numa marca internacional é um objetivo ambicioso, mas esta empresária de grande coração e energia está pronta para o desafio.
"Queremos ser reconhecidos como a marca líder de botas de chuva que contam histórias e que incorporam arte e cultura de todo o mundo, ao mesmo tempo que contribuímos para causas sociais centradas nas crianças necessitadas, na conservação do ambiente e na proteção dos animais", explica Mary.
No início, Mary confiou na sua garra e determinação para pôr a Undercover Boots a funcionar. Mas depressa se apercebeu que precisava de uma equipa, pelo que contactou algumas mulheres dinâmicas da Cidade do Panamá para se juntarem a ela. "A maioria dos empresários comete o mesmo erro no início. Contratam pessoas que têm competências semelhantes. Como sou uma pessoa criativa, preciso de apoio nas tarefas financeiras e administrativas. Felizmente, esses são os pontos fortes da minha braço direito, Marcela Correa. Ela complementa as minhas competências nas áreas em que não tenho conhecimentos. E agora, toda a equipa da Undercover Boots é composta por mulheres apaixonadas e multitarefas que trabalham em uníssono."
A Undercover Boots tem criado muito burburinho no Panamá e não só. Os clientes que visitam site I AM UNDERCOVER ou que entram na sua loja de tijolo e argamassa Undercover Boots na Cidade do Panamá comentam frequentemente a sua estratégia de marca forte e coesa.
"Fizemos algumas iniciativas interessantes para apoiar a marca e os artistas locais nos países onde as nossas botas são vendidas", disse Mary. "Realizámos um concurso no qual pedimos a artistas panamianos que apresentassem designs de botas de chuva inspirados no Canal do Panamá. Das centenas de desenhos apresentados, a vencedora foi uma jovem que, na altura, estudava na universidade nacional. À medida que a marca expande o seu alcance internacionalmente, há tantos países para desenhar que o meu sonho não tem limites".
E continua: "Em termos de marketing digital, fazemos campanhas por correio eletrónico, newsletters online, blogues, redes sociais, Instagram e WhatsApp. O nosso slogan inicial, "From boring to fun", sugeria trazer diversão a um dia de chuva. Mas desde a pandemia, reformulámos a nossa mensagem para "Moda que protege". Este slogan tem sido muito bem recebido. Também temos uma conta popular no Instagram. A nossa marca recebe muita atenção no Panamá como um exemplo de empreendedorismo de sucesso que cria a sua própria consciência de mercado. É muito lisonjeiro".
Do ponto de vista do comércio eletrónico, Mary acrescenta que as vendas no seu site têm sido mais fortes desde o início da pandemia. "Recentemente, mudámos o site de espanhol com tradução em inglês para exclusivamente inglês. Aceitamos pagamentos internacionais e os preços são apresentados em várias moedas. Além disso, oferecemos tamanhos de botas em polegadas (tamanhos dos EUA) e em centímetros (tamanhos europeus). Também utilizamos pop ups para promover diferentes artigos nas páginas de destino."
"No que diz respeito ao serviço ao cliente, tentamos fazer com que os nossos clientes se sintam realmente especiais", afirma Mary. "Tenho clientes frequentes que fazem compras avultadas e damos-lhes o seu próprio código de desconto personalizado, o que é algo em que eles reparam muito - adoram! É possível causar um grande impacto com pequenas coisas como esta. Também temos um Cliente do Mês para os compradores recorrentes ou para os clientes que têm histórias inspiradoras. Também lhes enviei notas de voz personalizadas".
Quando Mary enviou a sua primeira encomenda de Undercover Boots em 2016, utilizou o serviço de correio nacional do Panamá. Nove dias após o envio do primeiro par de botas, o cliente recebeu a sua primeira encomenda. Mary sabia que o sucesso da sua empresa dependia da parceria com um expedidor internacional fiável. "Sempre quis trabalhar com a DHL Express. Quando era jovem, uma amiga da família disse-me que a DHL era mais do que apenas o seu empregador - era a sua família. Pensei... se a minha pequena empresa se tornar cliente da DHL, talvez também sejamos tratados como família."
Como resultado, a Undercover Boots estabeleceu uma parceria com a DHL Express para ser o seu parceiro exclusivo de expedição. No início, os produtos eram enviados para apenas 12 países; atualmente, os envios repetidos incluem 30 países em todo o mundo.
"Temos um mapa do mundo na página inicial do nosso site que regista as novas vendas", disse Mary com entusiasmo, "por isso, quando ganhámos um novo cliente nas Fiji, o país foi pintado no mapa."
O negócio de Mary não passou despercebido pela DHL Express Panamá. Logo após o início da parceria em 2017, a Undercover Boots ganhou o prestigiado prémio DHL Pymexporta pelo crescimento das suas operações de exportação e por levar a arte e a cultura panamiana ao mundo.
Mary Quintero recorda com carinho: "Tive a oportunidade de conhecer os diretores executivos Mike Parra e Joakim Thrane. O Mike sugeriu que as nossas empresas colaborassem para ajudar a Undercover Boots a expandir a sua distribuição mundial. Eu disse ao Mike: "O que se passa é que... se dizes que queres ajudar um empresário a tornar-se global... então tens de saber que ele não vai parar até tornares o seu sonho realidade. Mike respondeu: 'Então, juntos, a DHL ajudará a tornar esse sonho realidade'".
Mary concorda que encontrou um parceiro de negócios compatível com a DHL. "Só trabalho com empresas que têm valores fundamentais semelhantes, boa reputação e um registo sólido de responsabilidade social. São empresas que eu admiro."
Agora que a Undercover Boots utiliza exclusivamente os serviços de envio da DHL Express, as vendas internacionais da empresa aumentaram 28% desde o início da parceria com a DHL. Mary também relata que os seus clientes estão entusiasmados com o serviço de entrega a pedido da empresa, que lhes dá a opção de especificar onde e quando as suas encomendas são entregues.
Mary continua: "As entregas da DHL têm sido impecáveis. Se for ao website da I AM UNDERCOVER, verá uma faixa onde se lê: ENVIOS PARA O MUNDO INTEIRO COM A DHL. Ter a DHL como nosso parceiro de transporte e entrega dá segurança aos nossos clientes - sabem que irão receber as suas encomendas rapidamente e sem falhas, porque a DHL está connosco."
"A DHL também me ajudou a crescer como empresária. Nos workshops da DHL Pymexporta, aprendi sobre comércio internacional, as melhores práticas de comércio eletrónico, como obter produtos importados para outros países e como reduzir as taxas de envio."
No ano passado, Mary pediu ajuda para aumentar as vendas da Colômbia, Costa Rica, Equador e Peru, onde as taxas alfandegárias são normalmente cobradas à chegada. A DHL sugeriu a utilização do seu serviço Delivered Duty Paid (DDP), que está agora integrado no seu website, que calcula as taxas aduaneiras aquando do envio, em vez de as cobrar ao cliente no momento da entrega. "O DDP torna as entregas internacionais mais simples para o consumidor, que pode comprar artigos com um clique, sem se preocupar com a papelada de importação adicional e com o pagamento de direitos", afirmou Mary.
Mary acrescenta: "Para uma pequena marca latino-americana, é fantástico ter o apoio logístico da DHL. Eles têm um reconhecimento de marca incrível, e um pouco dessa influência é transferida para a nossa marca em crescimento."
Há alguns anos, Mary não poderia imaginar a Undercover Boots com o logótipo da DHL. Em 2022, a DHL Express e a Undercover Boots lançaram uma linha conjunta de botas de borracha, casacos impermeáveis e Juicy (a mascote unicórnio da Undercover Boots) - cada um deles com uma combinação impressionante de vermelho, amarelo, preto e branco.