Não é segredo que a pandemia tem sido o grande impulsionador do comércio eletrónico. Embora as compras online já estivessem em expansão, a taxa de crescimento do comércio eletrónico em 2020 acelerou para níveis recordes. Com as lojas fechadas, mesmo aqueles que antes relutavam em fazer compras online foram incentivados a fazê-lo por necessidade, e agora que se sentiu a conveniência de fazê-lo, os hábitos provavelmente permanecerão.
Então, quem são estes novos compradores online e onde é que se esconderam este tempo todo? Apresentamos a geração baby boomer – ou “surfistas prateados”, para dar-lhes um nome um pouco mais interessante. Os baby boomers são a geração geralmente definida como pessoas nascidas de 1946 a 1964, durante a onda de bebés pós-Segunda Guerra Mundial. Hoje eles têm entre 57 e 75 anos.
De acordo com dados do NPD Group1, os consumidores com 65 anos ou mais são agora o grupo demográfico de compradores online que mais cresce. Eles gastaram 49% mais na web em 2020 do que no ano anterior, e a frequência das suas compras online também aumentou 40%2. Em média, estes consumidores gastaram um total de 1.615 dólares cada um online entre janeiro de 2020 e outubro.
Estes são números entusiasmantes para os retalhistas eletrónicos que procuram novas oportunidades de vendas. Mas com o declínio da pandemia (esperamos), a questão passa a ser se a tendência irá durar. Os idosos correm maior risco de ficar gravemente doentes devido à Covid-19, por isso muitos ficaram em casa para se protegerem. Mas, após a Covid, será que todos eles simplesmente retornarão aos seus hábitos de compras nas lojas em detrimento dos hábitos de compra online? Não, de acordo com uma recente pesquisa de consumo, que descobriu que quase metade (47%) dos baby boomers estão a planear aumentar as suas compras online após a pandemia3 Portanto, com isso em mente, vamos aprofundar um pouco mais para explorar os seus comportamentos online, para que possa posicionar a sua empresa para capitalizar a tendência.