Impulsione o Crescimento do Seu Negócio com a Newsletter Discover
Conselhos e insights sobre logística diretamente no seu e-mail
Subscrever Agora
Todos nós gostamos de receber algo pelo correio (exceto as contas). Mas, infelizmente, os dias das cartas pessoais a cair nas caixas de correio ficaram para trás para a maioria de nós. Felizmente, porém, para os amantes do tangível, o envio de encomendas não está.1
Mesmo que tenha encomendado, mesmo que estivesse à espera, mesmo que estivesse no Twitter a travar uma guerra de palavras, a chegada de uma encomenda pelo correio continua a ser um tipo de recompensa muito especial.
Para os retalhistas online, isto representa uma oportunidade única. Uma oportunidade que começa com bons sentimentos e, se for bem feita, termina com uma renovada lealdade à marca. Por outras palavras? Se não estiver a personalizar os envios dos seus clientes, poderá não estar a estabelecer uma ligação com eles2.
A sua mãe sempre o chateou para escrever as suas notas de agradecimento? (Será que ainda o faz?) Pode ter levado alguns anos a compreender, mas como todos sabemos, um "obrigado" pessoal faz uma verdadeira diferença3.
O mundo dos negócios não é diferente. Por isso, porque não tentar incluir uma nota simples, escrita à mão, a agradecer ao seu cliente pela sua compra? Verá que isso humaniza a sua marca de uma forma que só pode significar coisas boas.
A beleza desta abordagem é a sua facilidade e acessibilidade, criando uma ligação mais autêntica entre si e o seu cliente, independentemente da distância real entre vocês.
Falta de inspiração? Veja este cartão simples e simpático que o serviço de entrega de roupa de bebé Beanstalk Bundles inclui em cada encomenda.
Ninguém conhece os seus clientes como você. Sabe do que eles gostam e sabe do que eles precisam. Até tem as métricas para o provar. Então, porque não dar-lhes um pouco do que eles querem, mesmo que não o tenham encomendado?
A empresa norte-americana Chegg aluga livros escolares a estudantes universitários. Parece aborrecido, não é? Mas os seus clientes não recebem apenas Economics 101 e The Anthology of Medieval Verse nas suas entregas. Em vez disso, a Chegg inclui extras divertidos como latas de Red Bull, cápsulas de detergente, cartões de oferta e cupões - exatamente o tipo de coisas que um estudante universitário precisa e aprecia. É uma ação que inspira os clientes da Chegg a recorrerem em massa às redes sociais.
É possível comprar este tipo de publicidade direta, mas custa muito dinheiro. Então, porque não alimentá-la através de uma compreensão adequada e ponderada das necessidades dos seus clientes?
Incluir algo extra na sua entrega que seja um sucesso (e no Instagram) é, na verdade, muito mais fácil do que possa pensar. Play! da Sephora é uma subscrição de produtos de beleza em que os clientes recebem mensalmente uma mão-cheia de amostras indulgentes, juntamente com um saco colecionável. O saco de cada mês é diferente, mas vem com imagens e mensagens atrevidas e de acordo com a marca, como "Lipstix & Chill" ou "Public Display of Complexion".
Perguntar diretamente também pode funcionar: Lisa Holmes vende jóias feitas à mão no Etsy como Collection47. Uma entrega recente incluía uma pequena nota escrita à mão com uma mensagem sincera de Lisa.
Porque não adoçar o negócio com um código de referência de desconto para eles partilharem com os amigos? Não, não é subtil, mas na era das redes sociais, também não é considerado uma má prática. Se for utilizado corretamente, esta é uma excelente forma de fazer com que os seus clientes fiéis o sigam nas redes sociais e de fornecer algum conteúdo valioso gerado pelo utilizador.
Quando a Nest tentou pela primeira vez mudar a maneira como usamos termostatos, eles fizeram-no sabendo muito bem que qualquer tipo de instalação poderia ser desativada.
Antecipando quaisquer problemas, transformaram uma solução prática num presente; incluindo uma pequena chave de fendas, instruções simples e autocolantes com códigos de cores para manter o controlo dos seus fios. Resolver o problema antes mesmo de ele se tornar um. Uma chave de fendas personalizada pode não ser a ideia de bónus que toda a gente tem, mas quando se vendem termóstatos a 250 dólares cada, é um investimento extremamente inteligente. Especialmente se o produto chegar aos apartamentos sem qualquer problema.
OK, talvez ainda não esteja preparado para as coisas mais avançadas. O importante é começar. Da próxima vez que fizer uma entrega, coloque o seu cartão de visita, embrulhe o artigo em papel de seda com a sua marca ou sele a sua embalagem com um simples autocolante "Você merece isto" (como o fabricante de bolsas Candied Cottons).
Por último, se tiver amostras, aproveite a oportunidade para as apresentar aos seus clientes e peça-lhes feedback através das redes sociais. É uma excelente forma de garantir que o seu material de apoio é adequado e conta a sua história. Não só constrói relações, como também é marketing gratuito. E nada sabe tão bem como ser gratuito.