Portugal
#Logística
Como enviar uma guitarra e outros instrumentos internacionalmente
DHL Express
DHL Express
5 min de leitura
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar

Qualquer verdadeiro músico dirá que o seu instrumento não é apenas uma “coisa” – é uma parte inestimável e insubstituível do seu ser criativo. Portanto, ao enviar instrumentos musicais – seja em digressão ou para reparação – eles querem ter certeza de que chegarão ao destino com segurança e em perfeitas condições. E é por isso que muitos recorrem à DHL.

"A minha guitarra não é uma coisa. É uma extensão de mim mesma. É quem eu sou."

Joana Jett

A DHL Express tem uma vasta experiência e conhecimento no envio de instrumentos musicais e artigos grandes. Fomos o parceiro logístico oficial da exposição “Unzipped”, que quebrou o recorde dos Rolling Stones, transportando alguns dos instrumentos mais reverenciados da história do rock ao redor do mundo para serem apreciados pelos fãs de Londres a Las Vegas. Entre eles estavam várias guitarras de Keith Richards e Ronnie Woods, e uma rara dulcima (uma espécie de alaúde duplo), tocada por Brian Jones.

Muito maior em termos de envio, e apenas um pouco menos rock ‘n’ roll, é o nosso cliente de longa data, Thomann – o maior retalhista online de equipamento musical da Europa. Hans Thomann Snr começou o negócio como uma atividade paralela ao trompete na década de 1960, inicialmente vendia os instrumentos através da sua mochila. Thomann tem uma loja na zona rural da Alemanha – mas graças ao comércio eletrónico e à DHL, a empresa agora envia instrumentos musicais para muitos milhões de clientes em todo o mundo.

Vamos inspirar-nos em Ronnie Woods e começar nosso foco na guitarra...

Como enviar uma guitarra: sete dicas

  1. Use caixas de instrumentos fortes e em boas condições
  2. Reduza a força das cordas antes de embalar
  3. Use bastante plástico bolha para minimizar o movimento
  4. Escolha a caixa ou engradado de plástico do tamanho certo
  5. Rotule cada pacote claramente para evitar perda ou manuseio incorreto
  6. Faça um seguro para os seus instrumentos
  7. Escolha um parceiro logístico que ofereça entrega rápida e seguimento de envio completo
guitar in a case

Como embalar uma guitarra para envio

  1. Comece por desafinar ou reduzir a força as cordas da guitarra para libertar qualquer tensão do braço da guitarra. Não fazer isso pode resultar no rompimento das cordas durante o transporte – causando danos ou arranhões indesejados no corpo do instrumento.
  2. Certifique-se de que as caixas dos seus instrumentos estejam em boas condições. Uma caixa forte oferece uma camada extra de proteção dentro da caixa de embalagem. Uma dica importante de Rasmus Bom Andersen, vocalista dos fiéis do heavy metal, Diamond Head: “Use caixas SKB de nível militar ou, se transportar vários instrumentos, as caixas Enki, Scott Dixon ou Quantum Industries são as marcas preferidas em termos de segurança. "
  3. Forre a capa rígida com plástico-bolha para amortecer. Em seguida, embrulhe o instrumento em plástico bolha, prestando atenção especial ao braço que precisa de suporte extra. Coloque também algum acolchoamento – pano, jornal ou mais plástico-bolha – entre o braço da guitarra e as cordas para proteção. Coloque a guitarra embrulhada dentro da capa.
  4. Preencha todas as lacunas com espuma ou lascas de poliestireno para restringir o movimento da guitarra.
  5. Embale a caixa numa caixa ou engradado de tamanho adequado – que não seja muito grande para minimizar o movimento durante o transporte. Recomendamos o uso de uma das nossas caixas de plástico porque elas oferecem uma excelente proteção para artigod sensíveis à temperatura – o que é particularmente importante para instrumentos de corda. Procure deixar um espaço de 6 cm entre a caixa do instrumento e a caixa, que pode preencher com plástico-bolha.
  6. Embale todas as peças pequenas e soltas – como braços de tremolo, capos e assim por diante – separadamente, para que não arranhem o instrumento.
  7. Importante: não utilize uma embalagem externa preta. Os nossos sistemas automatizados de classificação de pacotes não podem processá-los, portanto a sua encomenda será atrasada ou devolvida.
  8. Prenda a caixa/engradado com fita adesiva e coloque a etiqueta de envio claramente nela.
  9. Meça e pese o pacote pronto para obter uma cotação de envio da DHL.

Como enviar uma guitarra sem estojo

Procure uma caixa de papel forte que seja robusta o suficiente. Muitos sites de guitarras vendem caixas de envio próprias.

Como enviar um amplificador de guitarra

A espuma Astro-pack é um material ideal para proteger o amplificador, pois é leve, não abrasivo e absorve choques. Embrulhe o amplificador no material, prendendo-o com fita adesiva. Em seguida, use várias camadas de plástico bolha para proteção extra. Coloque o amplificador embrulhado numa caixa de cartão forte, com bastante estofamento, como lascas de poliestireno, para evitar o movimento durante o trânsito. Coloque um adesivo "This Way Up" na parte externa, junto a uma etiqueta de envio. 

Quanto custa enviar uma guitarra?

A DHL oferece preços altamente competitivos para envios nacionais e internacionais. Faça um orçamento rápido aqui.

Perguntas Frequentes

Não há problema em enviar uma guitarra no inverno?

Muitos instrumentos de cordas são construídos a partir de madeira real, que pode ser vulnerável a climas quentes ou frios extremos. Felizmente, a DHL tem experiência no transporte de artigos frágeis em ambientes com temperatura controlada, então pode ter a certeza de que o seu instrumento chegará em perfeitas condições. 

Como posso ter certeza de que a guitarra está embalada com segurança suficiente?

Faça o shake test! Pegue na caixa da guitarra e abane. Não deve ser capaz de ouvir ou sentir qualquer coisa a chocalhar.

Deve soltar as cordas da guitarra antes do envio?

Sim, sempre!

man packing flute

Como enviar outros instrumentos musicais

Instrumentos de corda

Uma das coisas mais importantes ao enviar guitarras, violinos, contrabaixos, violoncelos, bandolins ou qualquer outro instrumento de cordas, é soltar as cordas antes de embalar. Isto porque a temperatura pode flutuar durante a viagem, o que significa que as cordas podem apertar e estalar.

Envio de tambores

A maioria dos tambores não tem caixas, por isso é melhor cobri-los em várias camadas de plástico bolha antes de colocá-los na caixa da embalagem. Irá precisar da caixa do tamanho certo para cada uma, para que não haja muito espaço para movimento.

Se enviar mais do que um tambor, pode remover as cabeças e aros dos tambores grandes e aninhar os pequenos dentro, juntamente com jornal amassado ou pano como acolchoamento. Em seguida, substitua as cabeças e fite-as com segurança. Use um saco separado para peças pequenas.

Se enviar um kit de bateria inteiro, precisa de separá-lo, remova as pernas e separe o rack tom. Embrulhe as partes do rack e coloque-as dentro do tambor, preenchendo as lacunas com jornal amassado para que não se movam.

Instrumentos de sopro

Como trompetes, trombones, trompas, tubas e outros instrumentos de metais são compostos de muitas partes diferentes, é melhor desmontá-los e envolver cada parte separadamente. Cubra e tape cada parte com bastante plástico bolha como proteção e, em seguida, coloque-as diretamente na caixa de embalagem, incluindo as suas caixas enroladas separadamente.

Instrumentos de sopro

Instrumentos de sopro como flautas, clarinetes, saxofones e oboés podem ser embalados nas suas caixas. Cubra tanto o instrumento dentro da caixa quanto a própria caixa em plástico bolha para proteção e absorção de choques, encaixando-o com segurança. Se enviar o seu instrumento sem uma caixa, envolva-o em pelo menos três camadas de plástico bolha antes de ir para a caixa de embalagem.

insurance policy

Assegure sempre os seus instrumentos

Nunca pode ser muito cuidadoso! A DHL oferece cobertura gratuita até um determinado valor como padrão (dependendo do seu país de origem e destino), mas isso pode ser facilmente atualizado se o seu instrumento exceder esse valor. E para maior tranquilidade, a DHL oferece seguimento de envio completo da sua encomenda até ao seu destino. 

Não se esqueça das baterias!

Se o seu instrumento musical e/ou acessórios contiverem baterias e as enviar através da fronteira, precisa de estar ciente de certos regulamentos. Algumas baterias serão classificadas como Mercadorias Perigosas – o transporte destas é um risco quando não são corretamente embaladas ou manuseadas. Para garantir que a sua encomenda chegue onde precisa, com segurança e pontualidade, confira nosso guia de envio de baterias.  

Se os Rolling Stones – também conhecidos como The Greatest Rock 'n' Roll Band in the World – confiam em nós com os seus instrumentos históricos e inestimáveis, talvez também deva! Como muitos instrumentos musicais são frágeis, quanto menos tempo eles passarem em trânsito, melhor, que é onde nossa opção de entrega rápida é um ajuste perfeito. Entre em contacto! 

1 – Joan Jett, BrainyQuote, acessado em julho de 2022