#PequenasEMédiasEmpresas

Pesquisa Internacional de Consumidores 2023

DHL Express
DHL Express
3 min de leitura
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar
woman in front of parcel locker

Se está envolvido no comércio eletrónico, não há nada que substitua o facto de conhecer realmente os seus clientes - especialmente se estiver a fazer vendas transfronteiriças. Quanto melhor os conhecer, melhor poderá direcionar os seus produtos, os seus serviços e o seu marketing.

É por isso que a DHL eCommerce Solutions produziu a segunda Pesquisa Internacional de Consumidores. Este relatório exclusivo de 2023 é uma visão inestimável sobre como os compradores de diferentes países pensam e se comportam quando fazem compras online. Embora seja importante para si reunir o máximo de conhecimento possível sobre os seus clientes atuais, o relatório é um benefício ainda maior se estiver a pensar em vender em novos mercados e a escolher os países para onde se expandir. E, claro, é totalmente gratuito!

Para além da Pesquisa Internacional de Consumidores, está também disponível a Pesquisa de Compradores Europeus 2023, com compradores online de 10 países europeus inquiridos.

O que encontrará na Pesquisa Internacional de Consumidores

A DHL eCommerce Solutions inquiriu mais de 11.500 compradores online ativos de 23 países em todo o mundo, abrangendo os seis principais mercados globais: Europa, América do Norte, América Latina (LATAM), Médio Oriente e Norte de África (MENA), África Subsariana (SSA) e Ásia-Pacífico e China (APAC). Os países variaram entre a Argentina e os Emirados Árabes Unidos (EAU).

Os compradores foram inquiridos sobre uma vasta gama de assuntos, desde o seu comportamento de compra, às suas atitudes relativamente à entrega e devoluções, passando pelas suas opiniões sobre sustentabilidade. As suas respostas revelam a verdade sobre as suas expectativas relativamente à atual experiência de compras online e o que pretendem dela no futuro. É muito interessante ver como estas expectativas diferem de país para país.

10 conclusões para o fazer pensar

O crescimento das compras online, tanto a nível nacional como transfronteiriço, está a acelerar em todo o mundo. À medida que cresce, as expectativas dos clientes estão a mudar e estão a surgir novas tendências. Abaixo estão 10 conclusões gerais que destacámos do relatório.

 

1. 98% dos compradores inquiridos afirmaram ser influenciados pelas opiniões dos clientes.

2. Mais de 60% dos compradores a nível mundial compraram vestuário e calçado online a partir de outro país.

3. A razão número um para o abandono do carrinho de compras é o facto de serem confrontados com taxas de entrega superiores às previstas no momento do checkout.

4. 95% dos compradores inquiridos afirmaram ter abandonado uma compra porque a sua opção de entrega preferida (por exemplo, entrega ao domicílio, entrega em cacifo) não estava disponível.

5. Mais de 70% afirmam que a sustentabilidade é importante e quase metade estão preparados para esperar mais tempo para que os seus bens sejam entregues, se isso ajudar o ambiente.

6. Sete em cada 10 compradores em todo o mundo utilizam as redes sociais para se inspirarem nas compras, enquanto China e Tailândia lideram no que respeita às compras efetivas através de plataformas sociais.

7. 70% dos compradores afirmam que é importante conhecer o fornecedor de serviços de entrega antes da compra e 43% estão dispostos a abandonar a compra se não confiarem nele.

8. Mais de quatro em cada 10 compradores só fazem compras em sites que oferecem devoluções gratuitas, chegando a seis em cada 10 nalguns países.

9. Os serviços de subscrição estão a ganhar popularidade em todo o mundo, com 36% dos compradores a terem atualmente, pelo menos, uma subscrição com um retalhista online.

10. Mais de 80% dos inquiridos afirmaram que que o seguimento da encomenda gratuito de ponta a ponta é  importante quando compram bens ou presentes de valor elevado.

 

Estes são apenas alguns exemplos. Leia o relatório completo e encontrará muitos mais factos e estatísticas interessantes, especialmente sobre a forma como os comportamentos, atitudes e prioridades variam entre países.

Transformar estatísticas em dicas

É claro que é útil conhecer os factos e as estatísticas actuais, mas ainda mais benéfico é ter alguns conselhos de especialistas sobre o que fazer, como resultado desse novo conhecimento. Assim, ao longo da Pesquisa Internacional de Consumidores 2023, encontrará dicas dos nossos especialistas em comércio eletrónico sobre as alterações que poderá fazer para tirar partido destes resultados.

Essas dicas podem variar desde ajustes na sua loja virtual até as opções de pagamento que oferece e as opções de entrega e devolução. E, claro, estas recomendações também podem ser ajustadas de acordo com os países em que está a vender.

Obtenha a Pesquisa Internacional de Consumidores 2023 agora!

Conheça melhor os seus clientes atuais e futuros e colha os benefícios comerciais, com a Pesquisa Internacional de Consumidores ou a Pesquisa de Consumidores Europeus - ou ambos.

*Pesquisas disponíveis em Inglês.