#eCommerce

As seis etapas do processo de envio internacional

DHL Express
DHL Express
5 min
O que contém este artigo?
O que contém este artigo?
Um guia passo a passo para o desalfandegamento
Dicas para ajudar a sua PME a evitar atrasos na alfândega
MyGTS: A ferramenta de envio internacional da DHL

Envio para clientes internacionais? Estes são os seis passos importantes do processo de envio que irão garantir que as suas mercadorias são desalfandegadas rapidamente e sem atrasos.

O que é o desalfandegamento?

Quando as mercadorias são transportadas de um país para outro, podem ter de ser sujeitas a um desalfandegamento.

As mercadorias devem ser declaradas às autoridades aduaneiras - um processo obrigatório conhecido como declaração aduaneira. Trata-se de um conjunto de informações sobre as mercadorias que ajuda as autoridades aduaneiras a verificar se estas cumprem as leis e os regulamentos aplicáveis do país de destino e a calcular os direitos aduaneiros e os impostos devidos.

As atividades aduaneiras são geralmente realizadas por peritos dedicados, mas uma vez que estes peritos representam o importador/exportador real, o importador/exportador deve fornecer informações corretas e completas em relação ao envio para a DHL. Isto pode ajudar a evitar atrasos, multas e penalidades, e frustração.

Os Seis Passos do Processo de Envio Internacional com a DHL

 

Passo 1 - Fornecer os seus dados à DHL Express

Quando envia mercadorias através de fronteiras internacionais, deve preencher uma Fatura Comercial/Proforma. Esta contém informação detalhada sobre os bens que estão a ser enviados e é utilizada pela DHL Express para preparar a declaração alfandegária para as autoridades.

A Fatura Comercial/Proforma é um documento obrigatório e fundamental para o desalfandegamento. Segue-se uma síntese dos principais elementos de dados, com orientações mais pormenorizadas.

  • Dados do expedidor/exportador e do destinatário/importador: nomes, endereços e informações de contacto.
  • Número(s) de identificação, se aplicável. Por exemplo, número de IVA/ST, número EORI, número TIN/PIN.
  • Descrições das mercadorias: descrições das mercadorias por rubrica (utilizando uma linguagem pormenorizada, precisa e simples) incluídas na fatura.
  • Código(s) do Sistema Harmonizado (SH): código SH da rubrica (de preferência o código pautal de importação completo).
  • País de origem (normalmente o país em que as mercadorias foram produzidas ou fabricadas).
  • Valores e moeda: valor das mercadorias por rubrica e discriminação adicional dos elementos de custo aplicáveis (por exemplo, seguro, frete, embalagem, etc.), com a moeda em que a transação ocorreu.
  • Peso / Unidade & Quantidade: indicar o peso bruto/líquido, a unidade (por exemplo, KG) e a quantidade (por exemplo, 10 artigos) ao nível da rubrica.
  • INCOTERMS® e Local: incluir os INCOTERMS® e o local (conforme exigido no termo aplicável).
  • Declaração de prova de origem: se aplicável, incluir a declaração de prova de origem na fatura para poder beneficiar de taxas de direitos aduaneiros preferenciais (também conhecida por “declaração de origem”, “declaração do país de origem”, etc.)
  • Motivo da exportação: por exemplo, permanente, reparação e devolução, temporário, presentes.
  • Outros requisitos: é essencial que verifique se são aplicáveis outros requisitos às suas mercadorias, por exemplo, licenças de exportação/importação, outros requisitos governamentais (por exemplo, legislação veterinária e fitossanitária), etc.

Dados inexatos e incompletos são uma das principais razões para os atrasos nas alfândegas, por isso não se esqueça de preencher cuidadosamente a Fatura Comercial/Proforma. A boa qualidade dos dados é fundamental se quiser que as suas mercadorias cheguem aos clientes a tempo!

Assim que a DHL Express recebe estes dados do expedidor, inicia-se o processo de desalfandegamento.

Passo 2 - A DHL Express efetua o registo de segurança

Ao preparar as declarações alfandegárias e os registos de segurança para as autoridades alfandegárias em nome dos clientes, a DHL Express assume a responsabilidade de exercer a devida diligência para cumprir os regulamentos alfandegários. Portanto, é essencial garantir que sua remessa, dados e documentação estejam em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis e com os Termos e Condições da DHL Express.

Três riscos principais de não-conformidade a serem evitados:

  • Apresentação de uma “descrição das mercadorias” incompleta ou incorrecta na fatura comercial/proforma. Não esquecer que a boa qualidade dos dados é a chave para um desalfandegamento sem problemas e em conformidade.
  • Subdeclarar o valor das mercadorias na Fatura Comercial/Proforma. As autoridades aduaneiras podem reter a remessa e pedir-lhe provas do valor das mercadorias na fatura. Podem mesmo contactar o destinatário - ou seja, o seu cliente final - para obter essa informação, o que prejudicará a sua experiência com a sua empresa.
  • Expedição de mercadorias proibidas ou ilegais. Além disso, os envios classificados como Mercadorias Perigosas podem exigir licenças ou autorizações especiais para entrar num país. Verifique antes de enviar!

Passo 3 - A DHL Express prepara a declaração aduaneira

A preparação das declarações aduaneiras de exportação e importação pode começar.

A Equipa de Alfândega da DHL Express pode contactá-lo para verificar os detalhes do envio ou procurar informações adicionais. Certifique-se de que responde rapidamente a todos os pedidos - isto assegurará que qualquer informação incorreta ou em falta possa ser resolvida e que o seu envio continue a circular na rede.

Passo 4 - A DHL Express apresenta a declaração aduaneira

Uma vez que a remessa chega ao gateway de saída, a declaração alfandegária de exportação pode ser finalizada. A DHL Express submete a declaração aduaneira em nome e por conta dos seus clientes para todos os envios efectuados através da sua rede.

Passo 5 - A DHL Express aguarda a resposta da alfândega 

A liberação alfandegária pode levar de alguns segundos a vários dias, dependendo de uma série de fatores, como o país de destino. A DHL fornece actualizações de rastreio em tempo real aos clientes, o que lhes permite monitorizar o progresso do seu envio e obter uma data de entrega estimada.

Se todos os requisitos aduaneiros forem cumpridos, o envio pode ser libertado para exportação.

A preparação para o desalfandegamento das importações pode ser efetuada enquanto a remessa está em trânsito para o país de importação, para uma eficiência máxima.

Etapa 6 - Autorização de saída da alfândega

Quando a encomenda chega fisicamente ao país de destino, as autoridades utilizam a declaração aduaneira para efetuar uma avaliação e verificar - entre outras coisas - se as mercadorias cumprem as leis e os regulamentos aplicáveis.

A partir daí, o pacote é entregue ao seu destino final - o destinatário final.

Com uma boa qualidade de dados e a experiência aduaneira da DHL Express, os seus clientes receberão as suas entregas a tempo - onde quer que estejam no mundo!

Um breve resumo do processo de desalfandegamento

  • O processo de desalfandegamento da DHL Express inicia-se logo que os dados do envio estejam disponíveis. Certifique-se de que fornece informações completas e exatas na Fatura Comercial/Proforma para evitar quaisquer atrasos.
  • O processo de desalfandegamento continua enquanto o envio está em trânsito para o país de destino. Isto assegura que a sua expedição passa pelo processo o mais rapidamente possível.
  • Depois de a sua remessa chegar ao país de destino e ser declarada “desalfandegada”, pode continuar a sua viagem final até ao destinatário final.

 

MyGTS: A sua porta de entrada para envios internacionais fáceis

Pode parecer complexo, mas não precisa de ser... Para acelerar o envio internacional e simplificar o desalfandegamento, a DHL Express desenvolveu o My Global Trade Services, um portal intuitivo e tudo-em-um.

O MyGTS é uma plataforma gratuita e de fácil utilização que o ajudará a navegar por muitos regulamentos de envio internacional, sem problemas. Acesso:

  • Pre-shipment Planner: uma ferramenta dedicada para ajudar a sua empresa a cumprir todos os regulamentos de importação/exportação e calcular o Landed Cost.
  • Códigos do Sistema Harmonizado (HS): acabaram-se as adivinhações; o MyGTS tira partido da IA para lhe dar a potencial classificação pautal do seu envio, tornando o desalfandegamento mais rápido. Pesquise os Códigos HS utilizando palavras-chave ou o diretório de códigos.
  • Custo de transporte para os seus envios internacionais: calcule o custo estimado do produto, taxas e impostos e custos de transporte para melhorar a sua estratégia de preços e dar aos seus clientes transparência sobre as taxas de transporte estimadas.
  • Orientação sobre os requisitos de importação e exportação de um país - para que possa compreender alguns dos principais requisitos antes do envio.
  • Uma funcionalidade de catálogo de produtos - onde pode guardar pesquisas anteriores, detalhes de produtos e códigos de tarifas para repetir o envio mais rapidamente.

Pode iniciar sessão com a sua conta empresarial DHL Express existente ou registar uma nova conta MyGTS para usufruir de todas as vantagens.