#Notícias&Insights

Thomann Music, uma empresa familiar alargada

DHL Express
DHL Express
5 min de leitura
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar

Desde um canto da Baviera até aos confins do mundo, o crescimento bem sucedido da família Thomann baseia-se em algumas ideias simples.

Ainda de propriedade e administração familiar, a marca Thomann Music1 começou muito pequena. Em 1954, Hans Thomann Sr. deixou a sua fazenda rural na Baviera, na pequena cidade de Treppendorf, para tocar em bandas de música itinerantes. Ele conduziu 70 km até Würzburg para ter aulas de trompete e melhorar as suas habilidades. Na década de 1960, ele tinha uma atividade secundária ao vender instrumentos para outros músicos, deixando a sua esposa Betty a cuidar da fazenda e a criar os filhos enquanto ele estava na estrada. Não foi o ideal. A solução? Trazer o negócio de volta para casa.

Em muitos aspetos, o isolamento rural das origens da empresa tem sido vantajoso, em vez de problemático. À medida que o negócio se espalhou do local, para o nacional, para o continental, para o internacional, Thomann foi capaz de construir armazéns e call centers no mesmo local. Isso ajudou a empresa a manter-se próxima das suas raízes2

Um negócio que não para de crescer

Ainda baseado em Treppendorf, Thomann emprega agora 250 agentes só no seu call center. A música ainda é a língua comum, mas os negócios são conduzidos em mais 19 idiomas. Como foi possível este crescimento incrível?3 Hans Jr. tem algumas teorias: "Tenho orgulho de dizer que mesmo com 1.400 funcionários e mais de 9 milhões de clientes, ainda somos uma empresa familiar independente. Sem gerentes, consultores de negócios, sem fato e gravata." O negócio sempre foi escalável, mas não através da influência de quaisquer consultores estratégicos. Apenas pessoas que adoram vender instrumentos musicais.

Man walking past 2 guitars pinned to the wall

Ouvir o cliente e agregar valor

"Vender os melhores produtos ao melhor preço é o nosso objetivo e satisfazer os nossos clientes é a nossa motivação", continua Hans, "Oferecer um serviço de excelência é muito importante. Queremos que aproveite ao máximo o seu dinheiro enquanto compra connosco e, portanto, criamos o nosso próprio significado: valor agregado. Por exemplo, oferecemos uma garantia geral de devolução do dinheiro em 30 dias desde 1995 – muito antes de a UE apresentar a diretiva sobre compras por correspondência."

Ofereça algo mais

"Além disso, em 2005 decidimos oferecer um período de garantia alargado de três anos – do nosso próprio bolso. O serviço significa mais para nós do que funcionários sorridentes; é o sorriso nos rostos dos nossos clientes." Oferecer uma ideia vencedora de atendimento ao cliente por menos é uma filosofia que os ajudou a crescer. Na verdade, a abordagem da empresa sempre foi a de fazer um favor aos seus colegas músicos: os 'Hot Deals' da empresa foram enviados pela primeira vez para cerca de 10.000 clientes, na sua maioria regionais, em 1992. Estas listas impressas, tão aguardadas, tornaram-se uma excelente forma de muitos artistas encontrarem o equipamento certo pelo preço certo e ajudou Thomann a conquistar seguidores ainda mais fiéis. Em 2018, a abordagem continua viva, com o site da empresa a oferecer as últimas pechinchas junto com uma grande variedade, além de dicas e tutoriais para todo tipo de músico. A equipa de atendimento ao cliente também lida com 235 mil e-mails todos os dias, garantindo que todos saiam com um sorriso no rosto. Para a Thomann Music hoje, como no passado, o credo de manter os músicos felizes é o que impulsiona o seu negócio.