Portugal
#Logística
Como o e-commerce pode acompanhar a exigência de entrega
DHL Express
DHL Express
4 min de leitura
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar

Os compradores da Internet querem confiabilidade e uma riqueza de opções quando se trata de receber os seus pedidos, mas muitos pequenos retalhistas de e-commerce lutam para fornecer opções de entrega que sejam rápidas, confiáveis e acessíveis.

Com inúmeras opções confiáveis e de baixo custo, como entrega no mesmo dia e envio grátis, os gigantes do retalho online do mundo alteraram radicalmente as expectativas dos clientes para o comércio eletrónico1.

Os compradores querem saber se as compras chegarão à sua porta num horário específico, que eles podem acompanhar a toda a hora e, crucialmente, devolvê-lo sem complicações, se necessário. Os clientes disseram que tinham 87% mais probabilidade de voltar a um negócio após uma boa experiência de entrega, de acordo com uma pesquisa realizada pela Metapack, pois isso gera confiança entre a marca e o consumidor. Construir um bom relacionamento é fundamental para criar um cliente confiável e fiel. 

Os dados mostram que, além de manter os clientes satisfeitos com produtos e bens, as empresas devem atender às crescentes necessidades dos consumidores apenas para conquistá-los em primeiro lugar. Cerca de 61% dos compradores online optaram por um negócio em detrimento do outro simplesmente por causa de melhores opções de entrega. Quase metade (47%) classifica a entrega gratuita como a sua prioridade número um. Oferecer uma opção de envio expresso para os clientes tem um impacto positivo nos negócios de uma empresa.  Um relatório recente da DHL sobre comércio eletrónico transfronteiriço indica que as empresas que oferecem opções de envio expresso crescem 60% mais rápido do que aquelas que oferecem apenas envio diferido padrão 2.

Compradores e retalhistas de e-commerce querem saber que podem agendar uma encomenda para chegar num determinado horário, num determinado dia, em praticamente qualquer lugar do mundo 3. As empresas de comércio eletrónico devem ser capazes de dizer aos seus clientes exatamente onde está o seu pedido em tempo real e, caso surja um problema, onde ocorreu uma falha no sistema.    

"Ao oferecer uma gama de opções de entrega que abordam questões como visibilidade de pedidos, atrasos inesperados e a qualidade que as mercadorias chegam, envia um sinal claro aos clientes de que se preocupa tanto com a confiabilidade da sua logística quanto eles",  diz Andy Lim, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Vendas e Comércio Eletrónico, DHL Express Ásia-Pacífico.

Para os gigantes do retalho online do mundo, ter a capacidade de atender às exigências modernas dos clientes é uma parte padrão da sua infraestrutura de envio. Mas gerir uma rede mundial de entrega é um assunto assustador e caro.  Como, por exemplo, as pequenas empresas oferecem uma política de devolução internacional abrangente? O tracking de encomendas globais confiável, juntamente com um seguro confiável, é caro de garantir. E quando os clientes têm problemas ou dúvidas, esperam uma rede de suporte 24 horas e total transparência4.

Então, o que é que os retalhistas de e-commerce podem fazer para nivelar as condições de jogo? A resposta: deixe os especialistas em entrega tratarem da logística. 

Crucialmente, os especialistas em entrega estabelecidos já têm a infraestrutura e o reconhecimento de nome que muitos clientes online procuram quando fazem os seus pedidos. Atualmente, a DHL atende cerca de 8 milhões de clientes anualmente, em mais de 120.000 destinos em todo o mundo5.

E pode ter a certeza de que os especialistas em entrega estão na vanguarda da inovação de envio. As mudanças nas opções de entrega de última etapa são áreas-chave em que os clientes procuram flexibilidade. Isto significa que os retalhistas de e-commerce precisam de ter acesso a soluções que lhes permitam fazer alterações rápidas nos pedidos, preenchê-los à última da hora e até mesmo oferecer alternativas quando um pacote já saiu do armazém.

"Aqueles que se especializam em serviços de ponta, como entrega internacional porta a porta num horário específico, serão capazes de responder às necessidades dos seus clientes mais exigentes", diz Lim. "A DHL, por exemplo, cobre uma variedade de opções de entrega, incluindo cacifos de encomendas e entrega para a sua rede de parceiros de retalho."   

Juntar-se a um dos principais nomes da logística global é um passo natural para levar qualquer negócio para o próximo nível no comércio eletrónico. Os retalhistas de e-commerce podem aproveitar a confiança do cliente que já existe e oferecer as soluções de entrega necessárias para competir no mundo das compras online.