#PequenasEMédiasEmpresas

A checklist de negócios para o Natal

DHL Express
DHL Express
6 min de leitura
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar
man holding a tablet

O Natal está a chegar, o que significa oportunidades lucrativas para o seu negócio de comércio eletrónico. Nas semanas que antecedem o grande dia, deve estar ocupado a preparar-se para a corrida de compradores online que vem a caminho.  A preparação é a chave aqui – desde prever as suas necessidades de estoque até garantir que os prazos de entrega não sejam afetados pelo aumento da demanda. Descubra com a nossa lista de tarefas para a temporada. 

woman tying boxes

A CONTAGEM REGRESSIVA COMEÇA...

Crie entusiasmo entre os seus clientes

Se está a planear algo empolgante para a sua loja de comércio eletrónico no Natal – seja para novas mercadorias ou descontos festivos – certifique-se de que os seus clientes sabem disso! O marketing por e-mail oferece um dos maiores ROI (retornos sobre o investimento) de todos os canais de marketing 1 por isso é um ótimo lugar para começar. Considere enviar uma série de e-mails com temas festivos em contagem regressiva para o grande dia para criar burburinho entre os clientes, com ofertas e descontos que os atraiam a fazer uma compra.

Claro, seus os canais de redes sociais também desempenham um papel importante aqui. Certifique-se de que os seus principais canais sociais forneçam conteúdo e ofertas envolventes aos seus clientes para que eles mantenham em mente durante a temporada de compras de fim de ano.

Verificar a integridade do seu site

O seu site de e-commerce está preparado para um aumento no tráfego durante o período de celebrações? Carrega rápido? É compatível com dispositivos móveis? Estes são os detalhes que irão manter os clientes a navegar no seu site durante mais tempo, ajudando a aumentar a sua taxa de conversão. Confira as nossas principais dicas de conselhos de comércio eletrónico para dar ao seu site uma vantagem sobre a concorrência.

smiling woman looking at mobile phone screen

Entrega rápida é essencial...

Os clientes vão querer que os seus pedidos sejam entregues a tempo para o grande dia. Certifique-se de que eles não ficam desapontados, garantindo que a sua operação logística está em ordem. A parceria com a DHL Express significa que pode oferecer aos seus clientes a entrega no Dia Seguinte – ideal para aqueles que deixaram as suas compras até o último minuto! Podemos ajudá-lo a integrar recursos extras de envio no seu checkout online. Confira as nossas dicas essenciais de entrega de Natal para obter mais conselhos para manter os seus clientes satisfeitos.

man and woman looking through shop window

... e a entrega internacional também.

Hoje em dia, os clientes esperam o envio internacional como padrão. Os consumidores procuram vendedores transfronteiriços para encontrar produtos ou artigos exclusivos que não podem comprar no seu próprio país. Considere também que o Natal é cada vez mais celebrado em países tradicionalmente não cristãos e não é surpresa que se possa encontrar em mais visitas internacionais do que nunca. Certifique-se de que o seu negócio de comércio eletrónico esteja numa posição privilegiada para aproveitar essas oportunidades, localizando o seu site por mercado para que os clientes possam escolher o idioma, a moeda e o método de pagamento.

A parceria com a DHL Express para as suas entregas internacionais significa que os regulamentos alfandegários e de transporte transfronteiriço são simplificados, deixando-o a concentrar-se na venda.

person placing presents in a paper bag

Faça um balanço da situação

O aumento da procura exige o aumento dos níveis de stock – e precisam de ser mantidos durante todo o período festivo. Trabalhe numa estreita colaboração com o(s) seu(s) distribuidor(es) para planear as suas necessidades da cadeia de abastecimento com antecedência.

Assim que a temporada de compras de fim de ano começar, deve verificar as suas vendas constantemente, em tempo real, para que, se algo se esgotar, possa mudar rapidamente para colocar outros produtos, alterando a sua posição no seu site ou adicionar ofertas e descontos extras.

brown package with tag

Quer batatas fritas a acompanhar?

O movimentado período de compras de Natal é a oportunidade perfeita para vender aos seus clientes. A chave é melhorar a experiência do cliente, não interrompê-la. Se vender produtos elétricos, por exemplo, ofereça as baterias no checkout. O upselling não precisa de se limitar a produtos, no entanto – dar aos clientes ocupados a opção de ter os seus presentes embrulhados também pode aumentar a sua receita por venda.

person shopping online

Personalize

Os dados recolhidos sobre os clientes ao longo do ano podem ser bem aproveitados durante a época festiva para aumentar a fidelidade dos clientes. Considere configurar uma campanha de marketing por e-mail para enviar códigos de desconto especiais de Natal para clientes que compraram anteriormente.  

Quanto aos novos clientes que pode atrair durante o período festivo movimentado, ofereça incentivos para incentivá-los a inscrever-se na sua newsletter para que possa ficar em contacto e direcioná-los com novos lançamentos de produtos ou ofertas no futuro.

person holding wrapped Christmas present

Não se esqueça dos cuidados posteriores

Depois de enviar o pedido dos clientes para eles, fique em contacto. O que acontece após a venda é tão importante quanto atrair clientes em primeiro lugar.  Assim que o seu cliente clicar no botão 'comprar', envie um e-mail de agradecimento e confirmação com um recibo de compra anexado para conveniência.

Da mesma forma, a embalagem dos seus produtos é uma oportunidade de personalizar a experiência do cliente. Uma pequena nota para agradecer, um voucher de desconto para compras futuras ou algumas amostras gratuitas de produtos causam impacto e influenciam os clientes a voltar.

woman wrapping Christmas presents

Esteja preparado para devoluções

Não importa o quão ótimos sejam os seus produtos, é inevitável que a sua loja de e-commerce receba algumas devoluções. Apesar do incómodo e do custo disso, pode transformá-lo numa oportunidade positiva para o seu negócio. 49% dos consumidores online verificarão ativamente a política de devoluções de uma marca antes de se comprometerem a comprar2, portanto, declarar claramente na página inicial do seu site de comércio eletrónico que oferece devoluções gratuitas pode ser apenas o que garante mais vendas no futuro. Siga as dicas no nosso guia de devoluções para manter a sua taxa de devoluções baixa.

girls in Christmas hat smiling

Comece a planear 2024

Depois da temporada de celebrações terminar, reserve um momento para analisar de perto as suas vendas e análises de desempenho. O que funcionou bem? O que não aconteceu? Qual das suas publicações nas redes sociais teve maior interação? Qual das suas ofertas teve mais aceitação? Estas aprendizagens podem ser incorporadas à sua estratégia de vendas para o próximo ano e ajudar a impulsionar um negócio mais forte. O seus clientes são a chave para o sucesso, então preste atenção no que eles dizem!

Fizemos a lista, então verifique duas vezes! De todos na Discover, desejamos um feliz período de vendas e um 2024 ainda mais próspero.