Impulsione o Crescimento do Seu Negócio com a Newsletter Discover
Conselhos e insights sobre logística diretamente no seu e-mail
Subscrever Agora
Todos sabemos que o mundo tem vindo a mudar e com o crescimento acelerado do comércio eletrónico cada vez existem mais vendas à distância e isso implica a utilização de materiais de embalagem para expedição de produtos. Isto tem no entanto um importante impacto ambiental que interessa minimizar. Para tal temos muito trabalho pela frente, mas uma coisa é certa: pode contar com a ajuda e com a experiência da DHL Express para caminharmos juntos em direção a um mundo melhor.
Em 1957, em Valência, uma devastadora inundação cobriu mais de três quartos da cidade. O plano inicial para solucionar a situação passava pela construção de uma vasta rede de vias no leito do rio. No entanto, os cidadãos opuseram-se e exigiram uma solução mais sustentável.
Sabemos que se está a perguntar como é que esta história se relaciona com as embalagens sustentáveis nos envios das suas encomendas, não é verdade? Ora bem, a história do rio Turia, em Valência, ensina-nos como resolver uma crise e a importância de alertar as pessoas para soluções sustentáveis. Desviar o rio e construir a rede de vias teria resolvido o problema de forma imediata, mas o que criou uma solução duradoura e vantajosa foi ouvir as pessoas. Isto não é diferente da realidade empresarial. Ou seja, ao ouvirmos os clientes, podemos criar juntos novas soluções sustentáveis não apenas para responder aos desafios atuais, mas também para criar soluções duradouras no mundo do e-commerce.
Através destes dados, é evidente que os negócios de e-commerce estão em constante crescimento e que existe uma dependência bastante acentuada face à utilização de embalagens descartáveis.
Por este motivo, a escassez de cartão traz consigo grandes consequências no setor da logística visto que afeta a capacidade dos fornecedores cumprirem os seus prazos de entrega e de garantirem um processo de envio com mais qualidade.
A realidade é que este problema está a ser sentido à escala global e é preciso encontrar soluções práticas e eficientes.
No entanto, não podemos esquecer que a sustentabilidade é uma temática que tem de estar sempre presente na realidade das empresas do setor logístico. Por este motivo, a DHL apresenta um forte compromisso com a sustentabilidade e garante a redução do impacto ambiental em todas as etapas dos seus processos.
Existe um ponto que podemos dar como garantido: o e-commerce e a sustentabilidade são temáticas que estão em alta e que requerem bastante atenção, seja por parte das empresas, como por parte dos consumidores. Por isso, é importante seguirmos caminhos que coloquem as pessoas no centro da mudança. Assim sendo, acreditamos que existem vários aspetos a seguir para a transição para embalagens mais amigas do ambiente.
1. Reinventar o conceito de embalagem sustentável
São muitas as empresas que já estão a praticar a economia circular, ou seja, o envio de produtos é feito com embalagens reutilizáveis que podem ser recolhidas para uma próxima utilização evitando assim uma utilização única e o consequente desperdício.
No momento de realizar um envio com a DHL Express lembre-se que pode utilizar uma embalagem que já usou antes, desde que ainda esteja em boas condições, assegurando a proteção do seu conteúdo.
Estima-se que pode existir uma redução de 70% do impacto ambiental com caixas reutilizáveis por isso este é um dos vários caminhos a seguir que contribui para a redução do desperdício de cartão.
Obviamente que esta rede de reutilização de embalagens deve ser atraente para as empresas, conveniente para os clientes e sustentável por si só. Esta solução apresenta no entanto um novo conjunto de desafios para as empresas e para o setor da logística.
2. Utilização de novas tecnologias para economizar recursos
Grande parte do cartão utilizado para embalar pedidos de e-commerce é, na verdade, desperdiçado. Por exemplo, de acordo com pesquisas realizadas pela DHL Express, 24% do volume da embalagem é espaço vazio, sendo também responsável por 50% de ocupação de espaço desnecessário em transporte. Assim, é fácil de verificarmos que estamos a precisar de mais espaço nos nossos camiões e contentores de entregas, que poderia ser evitado, minimizando assim o número de viagens.
Este é um dos principais motivos pelos quais foi criada a OptiCarton. Trata-se de uma solução baseada em Inteligência Artificial que ajuda a transformar a forma como usamos o cartão, preocupando-se em reduzir as quantidades utilizadas.
A OptiCarton utiliza algoritmos para determinar as dimensões corretas da embalagem e o material de proteção necessário para seguir num determinado envio. É evidente que com a ajuda de tecnologia deste tipo, é possível minimizar o desperdício, aumentar a eficiência do processo de entrega e a garantia de que as mercadorias não são danificadas durante todas as etapas. Nos testes iniciais da OptiCarton já foi possível verificar que estamos perante uma solução importante para as empresas visto que, além de reduzir a utilização de cartão e de aumentar a eficiência ambiental, os clientes podem economizar até 35% nos seus custos de envio habituais.
3. Mudança de hábitos
Geralmente as pequenas empresas de e-commerce não têm investimento suficiente para aplicarem soluções inovadoras em larga escala. No entanto, nem todas as soluções de embalagens ecológicas precisam de ser de alta tecnologia ou implicar elevados custos financeiros.
Existem assim várias práticas que as empresas podem adotar para reduzir o impacto ambiental e promover a sustentabilidade. É disto exemplo o incentivo dado aos clientes para agruparem os seus pedidos de forma a que possam ser expedidos e entregues numa única encomenda. Com isto reduz-se o gasto de materiais de embalagem e também o número de viagens de transporte.
A realidade é que o paradigma das gerações mais jovens, como os Millennials e Geração Z, tem vindo a alterar-se nesta direção. Ou seja, estes consumidores estão normalmente mais despertos para estas questões e tendem a não se importar que o tempo de entrega seja ligeiramente maior, se isso significar uma redução no impacto ambiental.
Podemos ter ainda em conta que também existem empresas que oferecem ao cliente a opção de receber o seu pedido numa caixa de cartão pré-utilizada, desde que esteja em condições totalmente adequadas. Para além de incentivar os clientes a realizarem escolhas mais sustentáveis, também reduz a quantidade de desperdício causado em envios individuais, em pelo menos 50%.
Superar a forte dependência do cartão não será um caminho fácil a seguir. No entanto, todos nós sabemos que é necessário termos novas soluções para substituir as antigas e menos amigas do ambiente. Se cada pessoa ou cada empresa tiver sempre em vista a adoção de novas soluções de embalagens sustentáveis, sem dúvida que estamos a caminhar todos juntos para operações mais eficientes e menos poluidoras.
Sabemos que pode parecer um desafio difícil de seguir mas acreditamos que se fizermos mudanças significativas nos dias de hoje, estamos a criar um futuro melhor e mais sustentável para as próximas gerações.
Em suma, se queremos que o nosso planeta continue a ser um meio habitável e saudável para as gerações futuras, temos de agir agora.
Ao longo dos anos, a DHL foi redefinindo repetidamente o setor da logística, desde a disponibilização de vários serviços únicos e inovadores como também procurando soluções de embalagem sustentáveis para si.
A missão da DHL não se fica apenas por disponibilizar produtos e serviços inovadores para os seus clientes, mas também passa pela apresentação de um forte compromisso de sustentabilidade. A DHL tornou-se na primeira empresa do mundo a comprometer-se com a meta das emissões zero.
Podemos ter ainda um impacto muito maior, se juntarmos as nossas forças às suas. As suas ações de sustentabilidade também são as nossas. Conte a experiência da DHL Express para ser o seu parceiro em envios eficientes e amigos do ambiente.