Portugal
#Logística
Como reduzir o desperdício na sua cadeia de abastecimento
DHL Express
DHL Express
5 min de leitura
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar

Sabe o verdadeiro custo do desperdício da cadeia de abastecimento para o seu negócio? Excesso de stock, entregas desnecessárias, embalagens insustentáveis... Estas são as coisas que vão impactar os seus resultados – sem mencionar o meio ambiente. Veja como reduzir o desperdício ao longo da sua cadeia de abastecimento para ajudar a sua empresa a economizar dinheiro, otimizar a eficiência e ser altamente responsiva à procura do cliente. 

O que significa desperdício dentro da cadeia de abastecimento?

As nossas mentes podem imaginar automaticamente o excesso de embalagens ou sobras de materiais no chão da fábrica, mas o desperdício da cadeia de abasteciemnto é muito mais profundo do que isso. Também pode referir-se ao tempo dos funcionários – devido a um layout de armazém mal projetado, por exemplo – ou emissões de transporte desnecessárias devido ao planeamento inadequado de rotas. E estes são apenas alguns exemplos.

Em suma, ao otimizar todos os processos ao longo das suas cadeias de abastecimento – desde o ponto de produção até à entrega e devoluções – as empresas podem reduzir o desperdício e transformar os seus resultados. Aqui estão algumas estratégias a serem consideradas:

pencil on paper with charts

Relatórios

Não pode definir metas para reduzir o desperdício ao longo da sua cadeia de abastecimento sem antes saber onde estão os seus pontos fracos. Algumas das principais métricas de relatórios que a sua empresa pode considerar são:

  • As emissões de carbono da sua logística, como os seus veículos de entrega
  • O seu uso de energia renovável
  • A sustentabilidade dos materiais dos seus produtos
  • A reciclagem das suas embalagens

Colaboração de fornecedores

O próximo passo é trabalhar em estreita colaboração com os seus fornecedores para resolver estas questões. Por exemplo, o(s) fabricante(s) dos seus produtos podem sugerir opções alternativas e mais sustentáveis de materiais. E é um investimento que vale a pena para atrair clientes – quase oito em cada 10 consumidores indicam que a sustentabilidade é importante para eles1. Dos que dizem que é muito/extremamente importante, mais de 70% disseram que pagariam um prémio de 35%, em média, por marcas sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

Planeamento de stock

Ter excesso de stock é algo que quer evitar. Terá que pagar pelo espaço do armazém para armazenar o excesso. Pior ainda, se os produtos em questão forem perecíveis (como alimentos ou produtos de beleza), pode acabar por ter de deitar alguns fora.

Mas, com o uso de um software de gestão de stock, terá uma visibilidade mais precisa sobre os seus níveis de stock, em tempo real. A mais sofisticada dessas ferramentas usa análise preditiva para ajudá-lo a prever melhor os picos de procura e requisitar novos materiais de forma autónoma dos seus fornecedores quando for necessário.

O Cin72, por exemplo, é um sistema de gestão de stock baseado em nuvem projetado especificamente para pequenas empresas. Ajuda a rastrear o stock em cada um dos seus canais de vendas e automatiza os pedidos de ponta a ponta para atender à procura e eliminar a falta de stock. Também fornece insights para permitir que as empresas melhorem continuamente as suas operações. Aceda à internet e pesquise algumas das ferramentas que podem ajudar a sua empresa a superar os seus desafios específicos de stock.

Se ainda se encontrar com stock a mais, transforme-o numa oportunidade – uma venda relâmpago ou código de desconto especial para clientes fiéis pode ajudar a mudar o excesso. 

room with servers

.AI

A inteligência artificial desempenha um papel cada vez mais significativo em ajudar as empresas a otimizar as suas cadeias de abastecimento, automatizando processos, aumentando a produtividade e reduzindo erros.

Um estudo3 descobriu que os primeiros a adotar a IA na gestão da cadeia de abastecimento viram uma diminuição nos custos logísticos em 15%, um aumento nos níveis de stock de 35% e um aumento nos níveis de serviço de 65%.

Alguns exemplos do uso da IA para reduzir o desperdício da cadeia de abastecimento incluem:

Otimização de rotas. Não é surpresa que o transporte seja responsável pela grande maioria das emissões das cadeias de abastecimento. Mas a tecnologia de otimização de rotas pode aproveitar a IA para encontrar as rotas ideais para as suas entregas com base em fatores como análise de tráfego em tempo real, o que significa que a sua frota nunca desperdiça "milhas vazias".

Sensores alimentados por IA. Rastreiam os produtos à medida que eles se movem pelo seu armazém, reduzindo o risco de encomendas perdidas ou mal direcionadas. Eles também podem rastrear devoluções e atualizar as listagens de produtos do seu site de comércio eletrónico assim que as devoluções estejam prontas para revenda.

Layout de gestão de armazém. A IA garante que os seus produtos sejam armazenados no local ideal – com os artigos mais vendidos mais próximos das estações de embalagem. Isto reduz o tempo gasto pelos seus funcionários (ou robôs móveis) para recolhê-los, o que é especialmente benéfico durante os períodos de pico de maior movimento, quando cada minuto conta.

Empacotamento

Uma das coisas que os seus clientes eco-conscientes certamente notarão é a embalagem em que os seus produtos chegam. Pedidos envoltos em camadas de material de embalagem excessivo e desnecessário não ganham pontos para sua empresa (para provar isto, basta conferir a hashtag "packaging shaming" online). Mas esta rota também custará dinheiro ao seu negócio, pois produtos mal embalados ocuparão mais espaço durante o transporte. Para reduzir este espaço desperdiçado, embale os seus produtos em caixas/recipientes de tamanho correto (sem deixar de garantir a sua proteção).

Outro fator a ser abordado são os materiais da sua embalagem. Hoje em dia, há uma riqueza de opções ecológicas, recicláveis e biodegradáveis para escolher. Aqui uma das inovações de embalagens sustentáveis que atualmente agitam o mercado – incluindo aquelas feitas de algas marinhas! 

man accepting package from DHL courier

Entrega

Uma falha na entrega de uma encomenda a um cliente significa que o estafeta terá de devolver e tentar a entrega outra vez – um exercício desperdiçado e dispendioso. É aqui que oferecer On Demand Delivery da DHL Express realmente valerá a pena para o seu negócio. Este serviço flexível permite que os seus clientes escolham exatamente quando e onde os seus pedidos são entregues. Por exemplo, eles podem optar por deixar o pacote com um vizinho ou enviar para um endereço alternativo (como o seu local de trabalho). Isso melhorará a sua taxa de entrega pela primeira vez (e, portanto, reduzirá suas emissões de transporte), enquanto o cliente desfruta de uma experiência melhor e mais conveniente, que cria lealdade à sua marca. Perfeito!

Devoluções

Não é segredo que as devoluções são um grande problema para as empresas de comércio eletrónico. Estima-se que até 30% de todos os produtos encomendados online são devolvidos ao remetente4. Embora alguns deles possam ser revendidos, inevitavelmente alguns serão danificados e terão que ser descartados – a menos que o seu negócio adote a logística reversa. Este modelo promove os "5 Rs" – devoluções, revendas, reparos, reembalagens e reciclagem – para prolongar o ciclo de vida dos produtos em vez de enviá-los para aterro.

Claro, pode procurar reduzir a sua taxa de devoluções em primeiro lugar, também. Inclua muitas fotos de alta resolução e descrições detalhadas nas páginas das suas listagens de produtos para ajudar os seus clientes a entender melhor o que compram. Certifique-se de incluir muitas avaliações de clientes também.

Empregados

Uma dica final: envolva-se com os seus funcionários para encontrar mais pontos fracos na eficiência da cadeia de abastecimento da sua empresa. É uma aposta justa que eles saberão onde tempo e dinheiro são desperdiçados.   

Eles também devem estar cientes das metas de sustentabilidade do seu negócio – a colaboração é a chave para atingir as metas. O trabalho em equipa faz o sonho (verde) funcionar!

Como a DHL pode ajudar

A DHL sabe uma coisa ou duas sobre sustentabilidade, com o compromisso de reduzir todas as suas emissões relacionadas à logística para zero líquido até 2050. Ao fazer parceria com a DHL, terá acesso a uma variedade de soluções GoGreen para reduzir o impacto ambiental das suas operações, incluindo transporte marítimo neutro para o clima. Claro, também beneficiará da experiência da DHL em ajudar PMEs a alcançar novos mercados internacionais.