#Logística

Saiba tudo sobre o SAF: Combustível Sustentável para Aviação

DHL Express
DHL Express
4 min
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar
Este artigo aborda
O que é o Combustível Sustentável para Aviação
O futuro desta alternativa verde
Como a DHL pode ajudar

Com a crescente preocupação ambiental e a necessidade de reduzir as emissões de carbono, o combustível sustentável para aviação (SAF) surge como uma solução promissora.

Neste artigo, vamos explorar em detalhe o que é o SAF, como é produzido, os seus benefícios ambientais e o papel crucial que pode desempenhar na transformação e redução de emissões nos envios internacionais. 

O que é o SAF?

O SAF, ou Combustível Sustentável para Aviação, é um tipo de combustível alternativo desenvolvido para reduzir o impacto ambiental das viagens aéreas. 

A estrutura química do SAF é similar à dos combustíveis tradicionais, permitindo que este possa ser misturado com o querosene (um líquido que resulta da destilação de petróleo) que é o combustível usado atualmente na aviação tradicional. Com a mistura destes combustíveis é possível então reduzir as emissões de carbono no setor da aviação de forma prática e eficaz.

O SAF reduz...

  • Até 80% as emissões do ciclo de vida do querosene;

  • Até 90% das emissões de partículas;

  • Até 100% enxofre.

Como é produzido o SAF?

O SAF é produzido através de matérias-primas alternativas e sustentáveis como óleo alimentar usado, milho, resíduos, síntese de hidrogénio ou CO2.

  • Fase 1: a matéria-prima é recolhida de várias fontes – por exemplo, óleo de cozinha ou resíduos agrícolas; 

  • Fase 2: a matéria-prima é convertida em combustível sustentável para aviação; 

  • Fase 3: o SAF é misturado com combustível tradicional para aviação;

  • Fase 4: o combustível misturado é entregue nos aeroportos e colocado nos aviões. 

A metodologia Book & Claim

O investimento necessário para expandir as cadeias de abastecimento de combustíveis sustentáveis, é elevado, levando a que exista uma limitação geográfica relativamente aos locais onde é possível encontrar estes combustíveis.

A metodologia Book & Claim é a solução para esta dificuldade, permitindo que as empresas comprem créditos de SAF, independentemente de onde o combustível é utilizado. 

Não exigindo que o comprador e o vendedor estejam fisicamente ligados através de uma cadeia de abastecimento, ou seja, estes não têm de estar no mesmo local.

Assim, o SAF é produzido e adicionado à rede global e os benefícios ambientais são atribuídos ao comprador dos créditos. 

Esta abordagem permite:

  • Facilitar a implementação do SAF;

  • Reduzir custos de logística;

Transitar de forma mais rápida para combustíveis sustentáveis, mesmo em locais (aeroportos) onde o SAF não está disponível.

Para a DHL, a metodologia funciona da seguinte forma:

  1. Compramos o SAF ao fornecedor;
  2. O SAF vai para o depósito de combustível num aeroporto;
  3. A mistura de combustíveis vai para os aviões;
  4. Garantimos a redução de emissões em qualquer local através do SAF reservado com a metodologia Book & Claim.

Qual é o futuro desta alternativa verde?

O SAF destaca-se como uma excelente opção para o setor da aviação por várias razões:

  • O seu uso pode reduzir significativamente as emissões de CO2, contribuindo para a luta contra as mudanças climáticas;

  • Pode ser utilizado nas aeronaves existentes, sem a necessidade de modificações significativas na infraestrutura aeroportuária que acarretariam investimentos avultados e mais tempo;

  • Tem um alcance máximo atual (km) elevado;

  • Alta preparação tecnológica;

  • Alta preparação das infraestruturas;

  • É uma opção viável para voos de longo curso;

  • Está disponível no imediato.

Ainda que existam outras opções que podem ser interessantes, como a utilização de eletricidade ou hidrogénio, quando comparadas com o SAF perdem grande parte da sua relevância. Ambas as tecnologias têm um alcance máximo atual, maturidade tecnológica e de infraestruturas, inferiores ao SAF.

É por isto que a DHL Express, reconhecendo o potencial transformador do SAF, está comprometida em investir e apoiar a sua utilização a longo prazo.

 

Como podemos ajudar a sua empresa na jornada de sustentabilidade?

A DHL Express pretende até 2030 ter 30% do seu combustível aéreo misturado com SAF e até 2050 atingir zero emissões líquidas de carbono, sendo estes apenas alguns dos objetivos da estratégia de Sustentabilidade.

Os vários objetivos e metas da estratégia de Sustentabilidade culminaram com a criação do serviço DHL GoGreen Plus, uma solução que ajuda as empresas a diminuírem as emissões de carbono dos seus envios utilizando SAF, em detrimento do recurso exclusivo ao combustível convencional na aviação.

A sua empresa pode já ter adotado medidas ecológicas, como a utilização de embalagens recicláveis ou a participação em programas de compensação de carbono. No entanto, com o novo programa da DHL, existe agora uma forma inovadora e empolgante de melhorar a sua logística: os clientes podem optar por utilizar combustível sustentável para aviação nas suas entregas.

O melhor de tudo: o serviço DHL GoGreen Plus pode ser selecionado para envios individuais, o que dá total flexibilidade de escolha às PME e empresas de e-commerce com cargas mais pequenas, que ainda assim podem tirar o melhor partido desta revolução na redução de emissões poluentes.

Como pode investir em SAF?

Investir em SAF é simples, eficaz e está ao alcance de qualquer empresa através do programa DHL GoGreen Plus.

Os clientes da DHL Express têm a opção de utilizar o serviço GoGreen Plus através do modelo contratual, onde têm a possibilidade de escolher a quantidade de redução que pretendem (até um máximo de 80%) para todos os seus envios ou através da opção do MyDHL+, a plataforma online de envio e rastreamento da DHL, onde podem selecionar o serviço GoGreen Plus a nível de cada envio, implicando uma redução padrão de CO2e de cerca de 30%.

Sabia que...

  • Atualmente, já temos SAF em uso nos aeroportos de São Francisco (SFO), East Midlands (EMA), Amesterdão (AMS) e Malpensa (MXP)

  • A BP e a Neste comprometem-se a fornecer à DHL Express mais de 800 milhões de litros de SAF até 2026

51% dos consumidores afirmam que compreender a pegada de carbono das suas entregas será muito importante nos próximos 5 anos. 

O Combustível Sustentável de Aviação (SAF) é uma solução viável e promissora para reduzir as emissões de carbono no setor aéreo. Com a capacidade de diminuir significativamente as emissões de CO2, partículas e enxofre, o SAF oferece benefícios ambientais imediatos e facilita uma transição eficaz para uma aviação mais sustentável. Ao investirmos no SAF e implementarmos o programa GoGreen Plus, estamos na vanguarda da logística verde, destacando-nos como um exemplo de compromisso com a sustentabilidade e a inovação.

Pronto para começar a usar o SAF nos seus envios?

A DHL Express personaliza a sua oferta para as particularidades do seu negócio e dos seus clientes. Inicie agora a sua jornada sustentável e abra uma conta DHL Express.