#Logística

O Toolkit de Logística Verde da DHL

Garry Mockeridge
Garry Mockeridge
Discover Content Team
10 min read
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar
graphic of DHL green logistics

Como empresa, é possível que já tenha introduzido processos mais ecológicos e sustentáveis na sua produção. Este toolkit foi concebido para o ajudar de forma prática a melhorar a sustentabilidade da sua organização no domínio da logística, a fim de reduzir ainda mais o seu impacto ambiental.

O que é a logística verde?

Tanto os clientes preocupados com o ambiente como as políticas governamentais estão a exercer uma pressão crescente sobre as empresas para que adotem práticas mais sustentáveis e ecológicas em todos os aspetos da sua atividade. E isso inclui a logística.

De facto, "logística verde" e "logística sustentável" são termos que provavelmente está a ler e a ouvir com mais frequência do que nunca. Mas o que é, de facto, a logística verde?

Simplificando, a logística verde é uma forma de minimizar o impacto ambiental e a pegada de carbono das atividades logísticas. Atividades como o transporte, a embalagem, a reciclagem e o armazenamento.

 

50% dos clientes online afirmam que as preocupações ambientais afetam as suas decisões de compra.

Como melhorar a sustentabilidade das práticas logísticas

Os transportes e a logística são responsáveis por uma grande parte dos gases com efeito de estufa. Por isso, é de importância vital tornar as suas práticas logísticas mais ecológicas e sustentáveis. Felizmente, há uma grande variedade de medidas que pode tomar. Algumas são mudanças que pode efetuar muito rapidamente. Outras requerem mais tempo e exploração.

Para além de beneficiar o planeta e a raça humana, poderá ficar surpreendido ao saber que muitas destas mudanças beneficiarão efetivamente os seus resultados. E, claro, todas elas agradarão aos seus clientes, cada vez mais preocupados com o ambiente.

 

16% dos gases com efeito de estufa são devidos ao setor de transportes e logística.

Adotar materiais de embalagens sustentáveis

Estima-se que uma única encomenda contenha até sete tipos de material de embalagem: fita adesiva, caixas de cartão, enchimento de esferovite e plástico de bolhas são formas comuns de proteger os produtos durante o transporte.

Pior ainda, grande parte desse material é plástico. De facto, as embalagens representam quase um terço de toda a produção de plásticos - mas apenas 14% são reciclados, de acordo com um relatório conjunto do Fórum Económico Mundial e da Fundação Ellen MacArthur.

Assim, as embalagens contribuem em grande medida para o catastrófico problema mundial dos resíduos de plástico. E com o aumento do comércio eletrónico, essa contribuição tende a aumentar.

A solução? Embalagens sustentáveis.

As grandes empresas estão a adotar cada vez mais. A gigante do hardware informático, Dell, por exemplo, foi pioneira na utilização de embalagens de bambu para proteger alguns dos seus produtos durante o transporte. Trata-se de uma fonte facilmente renovável e incrivelmente durável, com uma resistência equivalente à do aço. A Dell está também a testar materiais como a polpa de cana-de-açúcar e cogumelos para criar uma alternativa biodegradável à esferovite.

O que pode fazer

Eis algumas sugestões sobre como também pode mudar para embalagens ecológicas:

  • A empresa britânica Woolcool desenvolveu uma opção de embalagem sustentável e isolada a partir de lã de ovelha, que pode manter os produtos refrigerados, congelados e à temperatura ambiente e ser reutilizada quatro vezes.
  • Huidu Huanbao, uma empresa chinesa, desenvolveu uma caixa de embalagem ecológica reciclável que pode ser reutilizada até 14 vezes.
  • A Noissue cria embalagens personalizadas, feitas por encomenda, com cada produto 100% reutilizável, reciclável ou compostável.

Estas são apenas três de uma gama cada vez mais vasta de opções de embalagens sustentáveis. Veja se consegue encontrar uma que se adapte ao seu produto e à sua empresa.

 

As embalagens são responsáveis por quase um terço de toda a produção de plásticos - mas apenas 14% é reciclado.1

Embalagem mais inteligente e que poupa espaço

Todos nós já recebemos: pequenas entregas em caixas enormes, com excesso de materiais de embalagem e camadas de embrulho a preencher o espaço não utilizado. Nada é mais garantido para irritar o cliente ecologicamente consciente - ao ponto de este estar agora rotineiramente a "envergonhar as embalagens" das empresas de comércio eletrónico nas redes sociais.

Felizmente, as empresas podem resolver este problema - e poupar dinheiro - através de embalagens mais inteligentes e ecológicas. Por exemplo, para combater a embalagem excessiva causada pelo espaço vazio em pacotes individuais, a DHL trabalhou com um cliente nos EUA para desenvolver um sistema de cartonização para selecionar caixas de tamanho correto para cada envio. Isso garante que mais caixas possam ser embaladas em cada envio, o que, por sua vez, reduz o número total de caixas necessárias - e, portanto, o impacto ambiental e os custos.

Outras empresas reduziram os resíduos - e os custos - transportando mercadorias em embalagens flexíveis e protetoras, como sacos e bolsas, que ocupam menos espaço. Faça da embalagem sustentável e que poupa espaço uma das suas estratégias de logística ecológica.

O que pode fazer

  • Procure utilizar caixas de tamanho correto ou embalagens flexíveis para os seus produtos, dependendo do que for adequado.
  • Escolha uma empresa de logística que utilize software inteligente de embalagem de carga para garantir que todo o espaço nos contentores e carrinhas é utilizado ao máximo - poupando assim custos de transporte.
  • Na DHL, podemos ajudá-lo com ambos.
Different images of eco friendly vehicles

Planear uma cadeia de abastecimento sustentável

O desperdício na sua cadeia de abastecimento não só tem um grande impacto nas suas emissões, como também no seu resultado final. Quer se trate de tempo desperdiçado pelos empregados, devido a uma má disposição do armazém, por exemplo, de espaço desperdiçado no armazém, ou de stock desperdiçado devido a um planeamento inadequado do inventário. As tecnologias inteligentes podem ajudar a reduzir estes tipos de desperdício e a melhorar a logística do seu estaleiro.

No entanto, o obstáculo mais óbvio para conseguir uma cadeia de abastecimento ecológica é, de longe, o transporte. É evidente que é necessário transportar o produto do fornecedor para o armazém e deste para o cliente. Mas o transporte é um contribuinte notório para as emissões de gases com efeito de estufa.

Uma forma de reduzir o seu impacto é através da otimização de rotas. Ao utilizar ferramentas de otimização de rotas, pode reduzir o tempo e a distância até ao destino, sem excesso de quilometragem e, consequentemente, com menor consumo de combustível - reduzindo tanto as emissões como os custos.

A formação dos motoristas de entregas em condução ecológica também ajuda - por exemplo, conduzir à velocidade mais eficiente em termos de combustível, sempre que possível. E a utilização de combustível mais sustentável é uma forma ainda melhor de reduzir as suas emissões de transporte. Obviamente, pode insistir na utilização de veículos elétricos para o transporte rodoviário, mas se estiver a fazer envios internacionais, o combustível sustentável para aviação também já está disponível.

Assim, há muitas formas de se aproximar de uma cadeia de abastecimento ecológica.

O que pode fazer

  • Fale com a DHL sobre a Otimização de Rotas. Investimos no Greenplan, uma solução de planeamento que utiliza um algoritmo único, que tem em conta o fluxo de tráfego local e a hora do dia.
  • Pergunte sobre soluções sustentáveis para o seu transporte rodoviário. Na DHL, utilizamos veículos elétricos há já muitos anos - cerca de 20% da nossa frota é constituída por veículos com emissões zero. E o nosso objetivo é eletrificar 60% da nossa frota terrestre até 2030.
  • Informe-se sobre alternativas ecológicas para o transporte aéreo. A compensação de CO2 é uma opção, mas o insetting é uma forma de ajudar a reduzir o CO2. Pergunte-nos sobre o nosso serviço de combustível sustentável para aviação (SAF) e podemos ajudá-lo a reduzir diretamente a sua própria pegada de scope 3. Fizemos recentemente um dos maiores negócios de SAF da história, com a BP e a Neste a comprometerem-se a fornecer-nos mais de 800 milhões de litros até 2026.
  • Estima-se que as poupanças de CO2 numa base de ciclo de vida apenas para este negócio sejam equivalentes às emissões anuais de gases com efeito de estufa de aproximadamente 400 000 automóveis de passageiros.

 

88% dos clientes têm mais probabilidades de serem fiéis a uma empresa que apoie as questões ambientais.

Reduzir as entregas falhadas

Pode fazer tudo o que for possível para otimizar uma viagem de entrega mas, se a entrega falhar, o estafeta tem de fazer uma segunda, ou mesmo uma terceira tentativa - aumentando instantaneamente as emissões.

Em vez disso, pode garantir que são oferecidas ao seu cliente várias opções de entrega. Deixar com o vizinho, entrega num cacifo ou entrega a pedido (para que o cliente possa escolher um horário preciso) podem reduzir este problema e as emissões e custos adicionais que lhe estão associados.

Outra forma de reduzir as entregas falhadas é permitir que os seus clientes as sigam. A mesma tecnologia de seguimento pode enviar-lhes automaticamente notificações sobre o dia e a hora da entrega, para que possam garantir que estarão presentes para receber as suas encomendas.

Por último, algumas empresas começaram a utilizar a inovadora "embalagem Letterbox (caixa de correio)", que permite que os produtos que não esperaria sejam enviados através da caixa de correio de um cliente, se este estiver fora. Exemplos disto incluem embalagens para flores e chocolates e até uma inovadora garrafa de vinho achatada, cortesia do serviço de assinatura e entrega de vinhos Garçon Wines, sediado em Londres.

O que pode fazer

  • Se as entregas falhadas estão a aumentar os seus custos e o seu impacto ambiental, fale connosco.
  • Podemos oferecer todas as opções mencionadas acima e aconselhá-lo sobre outras medidas que possa adotar.
  • Considere a embalagem Letterbox, se for viável para o seu produto.

Reduzir as devoluções - e geri-las de forma sustentável

Uma devolução significa automaticamente uma viagem adicional para o seu produto, aumentando as emissões de CO2 associadas. Então, como reduzir as devoluções?

Poderá pensar que a transferência do custo para o cliente reduziria as hipóteses de este devolver o seu produto. Mas, hoje em dia, muitos clientes nem sequer consideram comprar a um retalhista eletrónico que não ofereça devoluções gratuitas, pelo que é melhor reduzir as devoluções de outras formas.

Uma forma de o fazer é garantir que o seu site tem descrições precisas e detalhadas dos produtos e fotografias e vídeos de alta resolução. Desta forma, os clientes podem ver exatamente o que estão a comprar e não há surpresas quando recebem o produto - tornando as devoluções menos prováveis.

Outra forma é utilizar embalagens adequadas para evitar danos durante o transporte. Os produtos danificados terão de ser devolvidos e, provavelmente, substituídos - o que significa mais transporte adicional e ainda mais emissões.

É claro que nunca se conseguirá erradicar completamente as devoluções. Mas também pode garantir que as trata da forma mais sustentável possível, fornecendo embalagens ecológicas para os clientes reutilizarem, por exemplo.

O que pode fazer

  • Utilize o serviço de devoluções DHL Express, que permite que os clientes deixem as suas devoluções num ServicePoint local. A partir daí, reuniremos as suas encomendas e entregá-las-emos num lote. Isto significa um processo mais eficiente para si e menos emissões.

Reduzir os processos em papel

Como qualquer pessoa fortemente envolvida no comércio eletrónico saberá, há uma grande quantidade de papelada envolvida no transporte internacional.

As guias de transporte e as faturas comerciais são cruciais. Se estiver a exportar, poderá também necessitar de Informações Electrónicas de Exportação (EEI) para envios de elevado valor, de um Certificado de Origem ou de outros Documentos de Caso Especial. Se estiver a importar, pode precisar de um Certificado de Origem, Lista de Embalagem, Procuração, Licenças, Autorizações, Carnets e muito mais.

A forma óbvia de ser mais ecológico nestes processos logísticos é garantir que, sempre que possível, utiliza cópias eletrónicas destes documentos em vez de cópias em papel. Da mesma forma, deve tentar reduzir os processos em papel no maior número possível de outras áreas da sua empresa.

O que pode fazer

  • Escolha um parceiro logístico que lhe permita criar documentos como a sua carta de porte online (a DHL é, obviamente, um desses parceiros).
  • Isto tem a vantagem adicional de ajudar a garantir que as informações estão todas presentes e completas.
Graphic of CO2 emissions

Compensação de carbono e inserção de carbono

É provável que esteja familiarizado com o termo "compensação de carbono", mas possivelmente não com o termo "inserção de carbono". Então, o que é que significam e qual é a diferença?

Na sua forma mais básica, a compensação de carbono é quando uma empresa se compromete com um cliente a plantar uma árvore para compensar as emissões de CO2 associadas à sua compra. Por outras palavras, os esquemas de compensação de carbono envolvem empresas que contribuem para projetos externos de proteção climática para compensar as suas emissões de carbono.

A inserção de carbono é uma ideia relativamente nova. Foi desenvolvida como uma forma de abordar a pegada de carbono de uma empresa dentro da sua própria cadeia de abastecimento. Em vez de contribuir para projetos externos que estão totalmente fora da influência de uma empresa, os projetos de inserção de carbono visam evitar ou reduzir as emissões que estão diretamente relacionadas com a empresa. Assim, uma organização colaborará com outras na mesma cadeia de abastecimento para introduzir estratégias e práticas mais ecológicas e sustentáveis.

Por exemplo, aqui na DHL aderimos ao programa Eco-Skies Alliance da United Airlines como forma de colaborar com empresas com os mesmos objetivos em toda a cadeia de valor da aviação. Juntos, o nosso objetivo é financiar a compra de combustível sustentável para aviação (SAF) e ajudar a descarbonizar o setor. Este é um dos pilares do próprio programa de redução de carbono da DHL.

O que pode fazer

  • Comece já a compensar as suas emissões logísticas com carbono - existem muitos esquemas de compensação.
  • Pergunte sobre o nosso serviço GoGreen, uma opção de envio neutra em termos de carbono que o ajuda a calcular as emissões relacionadas com o transporte da sua empresa e depois as compensa através de projecos externos de proteção climática. Recebe autocolantes GoGreen para colocar nos seus envios e mostrar aos clientes o seu compromisso, bem como um certificado anual que indica a quantidade total de CO2 que compensou.
  • Um esquema de compensação de carbono pode demorar mais tempo a ser implementado e implicar a colaboração com outras empresas da sua cadeia de fornecimento, mas é, sem dúvida, uma alternativa melhor a longo prazo.

Armazenamento mais sustentável

À primeira vista, a logística ecológica tem como principal objetivo levar o seu produto de A para B com o mínimo possível de emissões de CO2. No entanto, também pode incluir um armazenamento mais sustentável.

Por exemplo, o isolamento dos seus armazéns pode poupar energia no aquecimento, o que reduzirá as emissões. Também pode procurar reduzir o desperdício de água, talvez chegando a instalar um sistema de recolha de águas pluviais. A iluminação LED de baixo consumo é uma obrigação. E, como já foi referido, uma disposição e um planeamento mais eficientes do armazém permitem poupar tempo, energia, espaço e dinheiro, bem como emissões. As tecnologias inteligentes e a automatização podem ajudar neste aspeto.

Também vale a pena pensar na localização dos seus armazéns. Estão próximos da procura dos clientes? Se os posicionar mais perto dos clientes, poupará nas emissões do transporte de entrega da última etapa. Se os seus armazéns principais estiverem muito longe do cliente, uma solução rápida consiste em introduzir armazéns temporários para os seus produtos mais populares.

Por último, mas não menos importante, se a sua empresa tiver lojas de retalho físicas, pode criar um sistema de entrega a partir delas, em vez do seu armazém, dependendo da proximidade do cliente.

O que pode fazer

  • Assegure-se de que o seu armazém é tão amigo do ambiente quanto possível em termos de energia.
  • Torne o seu armazém tão eficiente quanto possível - uma maior eficiência significa geralmente menos emissões e sempre menos resíduos.
  • Pense nas localizações do seu armazém para reduzir as emissões de transporte na última etapa e, em vez disso, talvez possa efetuar entregas a partir de uma loja física próxima.

Os benefícios da logística verde

Os benefícios da logística verde para o clima, o planeta e a população em geral nunca foram tão claros ou cruciais. No entanto, muitas das medidas acima descritas implicam tornar as áreas da sua empresa mais eficientes, o que, por si só, lhe permitirá poupar dinheiro. E com os custos de combustível e energia tão elevados neste momento, é possível que já esteja a considerar estas áreas específicas de um ponto de vista de poupança de custos.

Um aspeto importante a ter em conta, se decidir implementar algumas das ideias do nosso toolkit para uma logística ecológica: certifique-se de que os seus clientes as conhecem. Os clientes estão cada vez mais preocupados com o ambiente e a adoção de estratégias de logística ecológica tornará a sua empresa mais atractiva para eles - mas apenas se os informar do que está a fazer. Por isso, certifique-se de que a promove no seu site e em todas as outras oportunidades como, por exemplo, utilizando os nossos autocolantes de encomendas GoGreen se tirar partido do nosso serviço GoGreen.

74% dos clientes afirmam que as práticas de sustentabilidade de uma empresa são mais importantes agora do que há um ano.

GoGreen: O que a DHL está a fazer

Na DHL, temos um forte sentido de responsabilidade e compromisso ambiental. Por isso, criámos o GoGreen, um programa mundial de proteção ambiental para vos apoiar, nossos clientes, a crescer de forma sustentável. O principal objetivo é reduzir e evitar a emissão de gases com efeito de estufa e poluentes atmosféricos locais.

Com os nossos serviços GoGreen, pode oferecer aos seus clientes um transporte neutro para o clima, contribuindo para projectos que lutam contra a crise climática, e partilhar números transparentes sobre o impacto da sua pegada de carbono com os nossos relatórios de carbono personalizados.

O programa também foi concebido para ajudar a impulsionar o nosso objetivo mais amplo, "Missão 2050: Zero Emissões". Este é o nosso compromisso de reduzir todas as nossas emissões relacionadas com a logística para zero até 2050.

Procura um parceiro de confiança para tratar do transporte internacional do seu negócio? Abra já uma conta DHL Express para a sua Empresa.