#Logística

Envios sustentáveis com a DHL

DHL Express
DHL Express
5 min de leitura
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar
DHL van on a road

Descubra as vantagens dos envios sustentáveis e as soluções inovadoras que podem colocar a sua empresa no caminho para um futuro mais ecológico.

Opções de Envios Sustentáveis

O Fórum Económico Mundial prevê que o atual crescimento das entregas de última etapa aumentará as emissões globais de carbono em 30% até 20301. No entanto, existem medidas que a sua empresa pode adotar para minimizar o seu impacto negativo no ambiente.

Faça parceria com uma transportadora de logística sustentável

Na Pesquisa Internacional de Consumidores 2023 da DHL eCommerce Solutions, 64% dos consumidores europeus afirmaram que as entregas sustentáveis são importantes para eles, enquanto a DHL é vista como a mais sustentável de todas as principais empresas de entregas internacionais. Por isso, para uma última etapa mais ecológica, já sabe com quem falar!

Com a DHL Express, terá acesso a uma gama de soluções dedicadas de compensação e redução de carbono (que exploraremos mais adiante). Oferecer aos seus clientes estas opções de entrega no checkout refletir-se-á bem na sua marca e promoverá a lealdade.

 Avalie os seus processos de embalagem

Fazer chegar os seus produtos aos clientes sem danos deve ser uma prioridade, mas também deve priorizar a redução do espaço "vazio". Os produtos enviados aos clientes em caixas demasiado grandes são um desperdício de materiais, já para não falar dos custos de envio adicionais incorridos.

Em vez disso, certifique-se de que os seus artigos são embalados em caixas de tamanho correto ou produza você mesmo a embalagem de acordo com as especificações exclusivas dos seus produtos. Utilizar menos embalagens é também uma oportunidade de marketing - por exemplo, um autocolante com "Agora com menos 10% de embalagem" na caixa será outro ponto positivo.

O material de embalagem que selecionar também é importante. Sacos de correio compostáveis, cartão reciclado, recipientes à base de cogumelos... há todo o tipo de inovações estranhas e maravilhosas que são menos prejudiciais para o planeta do que o plástico.

hand planting a seedling

Tomar medidas para a compensação e a redução de carbono

Todas as empresas têm uma pegada de carbono, que é a quantidade total de gases com efeito de estufa emitidos direta ou indiretamente pelas suas atividades. A compensação (offsetting) de carbono envolve "equilibrar" estas emissões através do financiamento de projetos de redução de carbono fora do setor de impacto. Os exemplos incluem projetos de reflorestação e conservação, investimento em infra-estruturas de energias renováveis e fornecimento de água potável a comunidades desfavorecidas.  

Por outro lado, a redução (insetting) de carbono ocorre quando as empresas investem em esquemas de redução de carbono nas suas próprias cadeias de abastecimento. Os exemplos incluem um fabricante de vestuário que planta árvores no exterior da sua fábrica, um restaurante que cultiva os seus próprios legumes (para reduzir as emissões do fornecedor que os entrega), ou uma empresa que muda para combustível sustentável (sobre o qual falaremos mais adiante).

"A longo prazo, uma maior descarbonização dos transportes é fundamental para impulsionar mudanças positivas. As empresas de logística preparadas para o futuro devem pensar desde já em desenvolver uma estratégia de redução de carbono rigorosa."

- Tim Scharwath, CEO DHL Global Forwarding, Freight

Ofereça devoluções sustentáveis

Estima-se que até 30% de todos os produtos encomendados online são devolvidos ao remetente3. Embora isso seja um grande golpe para os lucros da sua empresa, as emissões extra dos envios também não são boas para o ambiente. Mas há uma forma de tornar o processo mais sustentável.

A logística inversa promove a reciclagem, a reutilização, a reparação e a revenda de produtos, com o objetivo de prolongar o seu ciclo de vida. Significa que menos bens acabam em aterros e, com 67% dos consumidores a verificarem a política de devolução de um retalhista online antes de se comprometerem com uma compra4, poderá ganhar algumas vendas extra valiosas. 

DHL e-bike

Benefícios da Logística Sustentável

Investir numa estratégia de logística sustentável pode ajudar a sua empresa de muitas formas...

 Melhora a reputação da sua marca

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e são atraídos por marcas que se alinham com os seus valores. De facto, 88% dos consumidores serão mais fiéis a uma empresa que apoie questões sociais ou ambientais5. Estabelecer objetivos de sustentabilidade claros para a sua empresa - e ser transparente em relação a eles no seu site - terá uma boa repercussão junto dos potenciais clientes.

Melhora a eficiência do seu negócio

Uma estratégia de logística sustentável centra-se na redução do desperdício e na otimização dos processos, o que significa que a sua produção será mais eficiente. Por exemplo, ao adotar um software de otimização de rotas, pode reduzir o tempo que a sua frota de entregas passa na estrada. Isto significa que não há quilómetros em excesso e o consumo de combustível é menor - reduzindo as emissões e os custos.

Poupa dinheiro 

Embora algumas estratégias de logística sustentável exijam um investimento inicial, as poupanças que geram a longo prazo fazem com que valham a pena. Um relatório da McKinsey6 encontrou uma correlação positiva entre as práticas de gestão ecológica da cadeia de abastecimento de uma empresa (emissões de gases com efeito de estufa, reciclagem, resíduos e energias renováveis) e a sua rentabilidade. Isto deve-se ao facto de a logística ecológica aumentar a eficiência e reduzir os resíduos - ambos com impacto nos custos de uma empresa.

Envios Sustentáveis com a DHL

Não é segredo que o setor dos transportes e da logística é um grande contribuinte para as emissões globais. Por isso, em 2017, a DHL tornou-se a primeira empresa de logística do mundo a estabelecer o objetivo de reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa para zero até 2050. Como parte deste compromisso, temos várias estratégias para ajudarmos os nossos clientes - empresas como a sua - a empregar estratégias de transporte sustentáveis. Estas incluem:

Combustíveis alternativos com DHL GoGreen Plus

A DHL Express lançou recentemente o GoGreen Plus, uma solução dedicada para ajudar as empresas a reduzir ("inset") as emissões de carbono associadas aos seus envios através da utilização de Combustível Sustentável para Aviação (SAF). O SAF é um biocombustível produzido a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais, gorduras animais, produtos residuais e culturas agrícolas. O SAF foi especificamente concebido para ser utilizado como substituto do combustível de aviação tradicional e pode reduzir as emissões de gases com efeito de estufa até 80% em comparação com os combustíveis fósseis. O serviço pode ser selecionado para envios individuais, o que o torna uma opção flexível para PME e empresas de comércio eletrónico com cargas mais pequenas.

 

"Sabemos que os nossos clientes estão empenhados em reduzir o seu impacto ambiental, pelo que é importante que lhes proporcionemos os meios para o fazerem. Congratulo-me com o facto do nosso investimento no SAF poder agora ser totalmente aproveitado pelos clientes para lhes permitir reduzir as emissões das suas expedições. O SAF é atualmente a principal via para reduzir as emissões de carbono na aviação, pelo que esta é a forma mais eficaz de ajudar os nossos clientes a tornarem as suas próprias cadeias de abastecimento mais sustentáveis."

- John Pearson, CEO da DHL Express

Outras soluções GoGreen da DHL são dedicadas a ajudar os clientes a compreender e reduzir a sua pegada de carbono. As ferramentas de transparência de carbono permitem aos clientes medir o impacto das suas operações, enquanto os especialistas em logística GoGreen podem desenvolver recomendações personalizadas para melhorar a pegada de carbono da sua cadeia de abastecimento - como a consolidação de envios e a otimização de rotas.

Veículos elétricos

Os veículos elétricos são o futuro do setor dos transportes e, nessa área, a DHL tem várias conquistas relevantes. Comprometeu-se a implementar 80.000 veículos eléctricos para entregas de última etapa até 2030 - uma taxa de eletrificação de 60% da sua frota. E não é só nas estradas - em agosto de 2021, a empresa fez história na aviação ao encomendar 12 aviões de carga elétrica "Alice" totalmente elétricos ao fabricante  Eviation. Tudo isto significa que os clientes que efetuam envios nacionais ou internacionais com a DHL terão as suas mercadorias transportadas da forma mais ecológica possível, com emissões reduzidas a cada quilómetro.

"Estamos a transformar o nosso Grupo amarelo numa empresa verde e a dar um contributo importante para o nosso planeta e para a sociedade."

Frank Appel, ex-CEO da DHL Express

Embalagens sustentáveis

Na sequência de uma investigação que revelou que 24% do volume de uma embalagem de comércio eletrónico é espaço vazio, a DHL desenvolveu uma solução de embalagem baseada em IA para tornar os envios mais rentáveis e amigos do ambiente. O "OptiCarton" combina algoritmos sofisticados de otimização de caixas de cartão com uma abordagem de embalagem a pedido no centro de distribuição para otimizar o volume de enchimento das caixas. Isto significa que os clientes da DHL beneficiam de envios mais ecológicos, com o benefício adicional de custos de transporte reduzidos.

Com uma Conta Empresarial DHL Express, terá acesso a todas estas soluções de envio sustentáveis líderes de mercado - e muitas mais. Escolha um futuro mais verde, abaixo.