#Notícias&Insights

Combustível sustentável para aviação: O seu caminho para credenciais mais ecológicas

DHL Express
DHL Express
4 min read
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar
Graphic image of presents and DHL logistics activities

Os seus clientes nunca se preocuparam tanto com as suas práticas ambientais. Descubra o importante papel que a iniciativa do combustível sustentável para aviação (SAF) da DHL está a desempenhar para ajudar empresas de todas as dimensões a melhorar a sua sustentabilidade - e como o seu negócio se pode juntar a elas.

O que é o GoGreen Plus?

A DHL Express lançou o GoGreen Plus, uma solução dedicada a ajudar as empresas a reduzir as emissões de carbono associadas aos seus envios através da utilização de combustível sustentável para aviação. O SAF é um biocombustível produzido a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais, gorduras animais, produtos residuais e culturas agrícolas. O SAF foi especificamente concebido para ser utilizado como substituto do combustível de aviação tradicional e pode reduzir as emissões de gases com efeito de estufa até 80% em comparação com os combustíveis fósseis.

Porque é importante - agora mais do que nunca

A sustentabilidade é mais do que apenas uma palavra da moda. É uma das tendências mais significativas a afetar todos os sectores nos últimos tempos. No setor do comércio eletrónico, por exemplo, os compradores online estão cada vez mais preocupados com o impacto ambiental das suas compras, com 88% a afirmar que é mais provável que sejam fiéis a uma empresa que apoie as questões ambientais1.

Talvez a sua empresa já tenha efetuado algumas mudanças mais ecológicas - mudando para embalagens recicláveis ou aderindo a um esquema de compensação de carbono. Mas há uma nova e excitante forma de transformar a sua logística, com o esquema de referência da DHL que permite aos clientes utilizar combustível sustentável para aviação nas suas entregas.

John Pearson

John Pearson, CEO DHL Express

"Sabemos que os nossos clientes estão empenhados em reduzir o seu impacto ambiental, pelo que é importante que lhes proporcionemos os meios para o fazerem. Congratulo-me com o facto de o nosso investimento no SAF poder agora ser totalmente aproveitado pelos clientes para lhes permitir reduzir as emissões das suas expedições. A SAF é atualmente a principal via para reduzir as emissões de carbono na aviação, pelo que esta é a forma mais eficaz de ajudar os nossos clientes a tornarem as suas próprias cadeias de abastecimento mais sustentáveis."

Qual é a vantagem do GoGreen Plus?

51% dos consumidores afirmam que compreender a pegada de carbono das suas entregas será "muito importante" nos próximos 5 anos2. Com o GoGreen Plus, a sua empresa tem uma oportunidade única de personalizar a sua redução de CO2e e a quantidade de SAF que utiliza.

Em contraste com a "compensação" - em que as empresas "neutralizam" as suas emissões através de programas ambientais como projetos de reflorestação e recuperação de habitats - o GoGreen Plus é "inserido". Isto significa que as empresas podem tomar medidas para reduzir as suas emissões de scope 3, as emissões indiretas de gases com efeito de estufa que ocorrem na sua cadeia de valor. Este método é uma forma mais direta e significativa de medir o progresso na redução das emissões. Pode ser utilizado para os relatórios voluntários de emissões dos próprios clientes da DHL e segue a filosofia da Iniciativa de Objectivos Baseados na Ciência (SBTi).

O serviço GoGreen Plus pode ser selecionado para envios individuais, o que o torna uma opção flexível para PMEs e empresas de comércio eletrónico com cargas mais pequenas.

aeroplane propeller

Como é que funciona?

Tem agora duas opções para selecionar o GoGreen Plus com a DHL Express: quer numa base contratual, quer ao escolher o seu serviço de envio através do MyDHL+, a plataforma online de envio e rastreio da DHL Express.

Através do modelo contratual, a sua empresa decide quanto gostaria de reduzir o seu CO2e e quanto investir em combustível sustentável para aviação. Neste caso, é oferecida total flexibilidade. A DHL Express utiliza a contribuição para investir em SAF. Um auditor independente verificará anualmente o valor da redução de emissões do SAF adquirido, bem como verificará se todos os investimentos foram utilizados exclusivamente para o SAF.

A sua empresa receberá um certificado com o valor de redução de emissões, que pode ser utilizado para reduzir a sua própria pegada de scope 3.

A DHL faturará a sua preferência entre um montante fixo ou uma taxa por lb., juntamente com um relatório gratuito da Pegada de Carbono.

Pode contactar o seu representante da DHL Express para obter mais informações sobre este assunto.

Através da opção MyDHL+, pode selecionar GoGreen Plus a nível de cada envio, o que implica uma redução padrão de CO2e de ~30%.

Porquê fazer parceria com a DHL?

O Grupo Deutsche Post DHL comprometeu-se com o ambicioso objetivo de reduzir todas as emissões relacionadas com a logística para zero até ao ano 2050 - e trabalha em estreita colaboração com todos os clientes para os ajudar a atingir os seus próprios objetivos.

A DHL Express anunciou dois dos maiores negócios de SAF de sempre com a BP e a Neste, num total de mais de 800 milhões de litros. Isto contribui para o objetivo da DHL de utilizar 30% de SAF em todo o transporte aéreo até 2030.

Comprometer-se a mudar

A sustentabilidade é importante - para o planeta, para os seus clientes e para o resultado final do seu negócio. Com o serviço GoGreen Plus da DHL, o seu negócio pode demonstrar o seu compromisso para com um futuro mais sustentável.

Abra uma conta DHL Express para descobrir como o GoGreen Plus pode ajudar o seu negócio a crescer.

1 - Forbes

2 - Descartes