Portugal
#PequenasEMédiasEmpresas
Seja verde para lucrar: os principais produtos sustentáveis para vender nesta alta temporada
DHL Express
DHL Express
3 min de leitura
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar

A sustentabilidade será um tema central nesta alta temporada. Mas com quais são produtos que os consumidores vão encher os carrinhos online nas próximas semanas? Leia as nossas dicas quentes.

Já deve ter ouvido a notícia: sustentabilidade que importa nesta alta temporada. Se não, uma rápida recapitulação: 83% dos compradores pretendem procurar marcas e produtos ecologicamente certos neste fim de ano1. Além disso, 27% estão dispostos a pagar mais por artigos com melhores credenciais de sustentabilidade2.

Se tem um negócio de comércio eletrónico, seria sábio adicionar alguns produtos amigáveis ao planeta ao seu inventário – nunca é tarde para tornar-se verde! Vejamos exatamente quais são os artigos que estão previstos para serem vendidos no período que antecede o Natal.

"Pode-se dizer que, se não se tornar verde, ficará vermelho – então aproveite a oportunidade de construir um negócio sustentável." - O Futuro do Comércio, Shopify 20223

Decoração de Natal

Este ano, espere que as decorações sejam tão verdes quanto a árvore. Inspire-se na icónica marca britânica Selfridges – a edição Project Earth da retalhista inclui bolas de neve feitas de materiais reciclados e coroas de flores feitas de decorações pré-amadas provenientes de lojas de caridade.

Natureza dentro de casa

O mercado de artesanato online Etsy dá dicas de artigos com temática da natureza para serem procurados neste fim de ano, já que os compradores trazem o ar livre para dentro com toques rústicos. Pense em flores secas, detalhes botânicos e galhos.

Itens artesanais

Também no Etsy, houve um aumento de 24% YoY de pesquisas contendo "kit DIY", à medida que compradores habilidosos procuram presentear os seus entes queridos com significado. Kits de fabricação de velas e escultura em madeira são alguns exemplos.

Beleza limpa

Vende produtos de beleza? Os artigos de beleza sustentável mais bem avaliados na Amazon têm as palavras-chave "vegan", "orgânico" e "natural" nas suas listas – uma dica importante se quiser ser notado pela tribo ecológica também.

Moda lenta

A indústria da moda em rápida evolução é muitas vezes vista como um dos vilões da sustentabilidade. De acordo com a Shopify6, nesta alta temporada, os consumidores ecologicamente corretos inclinam-se para alternativas inovadoras, como os óculos de sol da marca de moda Dick Moby feitos de plástico reciclado e os acessórios da Rice Love feitos de sacos de arroz recuperados.

Amor ao animal de estimação

Os nossos amigos de quatro patas também precisam de mimos! Os donos de animais de estimação são cada vez mais influenciados por fatores de sustentabilidade ao fazer compras: nos EUA, as vendas "éticas" de produtos para animais de estimação aumentaram 48% nos últimos dois anos7. Os animais mimados podem esperar desembrulhar camas feitas de garrafas plásticas recicladas e coleiras biodegradáveis neste Natal.

Essenciais ecológicos

Em meio à crise do custo de vida, mais de metade (58%) dos consumidores do Reino Unido disseram ter reduzido os seus gastos com artigos não essenciais8 – uma tendência que será replicada em todo o mundo. Artigos essenciais sustentáveis, como barras de champô, escovas de dentes de bambu e sabonete sem óleo de palma, farão boas meias.

Autocuidado

Pode parecer uma contradição, mas as pesquisas mostram que alguns consumidores gastam mais dinheiro em "pequenos luxos" durante crises económicas9, numa tentativa de se animarem. Os compradores ecologicamente corretos podem acalmar as suas preocupações com velas de cera de soja e perfume feito de óleos naturais.

Esperamos que esta lista lhe tenha dado alguma inspiração para a sua gama de produtos nesta época de pico. Uma dica final – não se esqueça de tornar as suas embalagens sustentáveis também! Aqui estão algumas dicas para começar.

1 - Salesforce, julho de 2022 

2 – Tendências de Gastos de Natal 2022, eBay

3 – O Futuro do Comércio, Shopify, 2022

4 - Selfridges

5 - Manual do Vendedor Etsy, julho de 2022

6 - Shopify, julho de 2022

7 - Nielsen IQ, maio de 2022

8 - IT Supply Chain, setembro de 2022

9 - The Guardian, outubro de 2022