#PequenasEMédiasEmpresas

Como preparar a peak season e maximizar as vendas nesta época do ano

DHL Express
DHL Express
15 mins
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar

A temporada de pico, ou peak season, é um período de grande importância tanto para os retalhistas quanto para os consumidores. Durante esta época do ano, a procura por produtos e serviços atinge o seu auge, frequentemente impulsionada por épocas sazonais como é o caso da época de Black Friday e Natal que se aproxima.

Para os retalhistas, é uma oportunidade de aumentar as vendas e maximizar os lucros, enquanto os consumidores procuram encontrar as melhores ofertas e garantir que as suas necessidades são atendidas durante este período agitado.

Neste artigo, iremos explorar uma série de recomendações cruciais tanto para os retalhistas como para os consumidores, a fim de se prepararem da melhor forma possível para a peak season e desfrutarem de uma experiência bem-sucedida e gratificante. Vamos descobrir como ambas as partes podem tirar o máximo proveito deste período, evitando armadilhas comuns e garantindo que as suas expectativas sejam cumpridas.

PREPARE O SEU NEGÓCIO PARA A PEAK SEASON – BLACK FRIDAY

A Black Friday é normalmente o início da peak season e por isso, para o seu negócio, é muito mais do que apenas marcar uma data no calendário. É um processo estratégico que envolve planeamento, inovação e a capacidade de responder às expectativas dos consumidores que procuram ofertas imperdíveis. Exploraremos passos essenciais e insights valiosos sobre como se pode preparar de maneira eficaz para aproveitar ao máximo esta data crucial no mundo do comércio. Desde a otimização do stock até a criação de campanhas de marketing irresistíveis, descubra como tornar a Black Friday uma vantagem competitiva para o seu negócio.

  • Prepare atempadamente a Black Friday

Começar a planear estes dias em cima do acontecimento é algo impensável. Prepare o seu negócio nos meses que antecedem esta data importante. Só assim poderá garantir que tudo correrá bem, seja em que departamento for. Envolva todas as pessoas da empresa que possam colaborar para maximizar as vendas nesta data.

  • Conheça os seus limites

Assegure-se de que não dá um passo maior do que a perna. Mais vale fazer vendas mais controladas, com menos produtos, do que não ter capacidade para dar resposta a todos os pedidos durante a peak season. Desta maneira não desilude os seus clientes e mantém a sua confiança para o futuro.

  • Planear e gerir o inventário

Reveja o que vendeu melhor nas Black Fridays anteriores. Saber o que correu bem é importante, pode apostar na mesma estratégia e identificar oportunidades de melhoria (por exemplo, se determinados produtos tiveram mais procura do que conseguiu satisfazer, este é um ponto importante a ter em conta; outro aspeto importante será a eficácia da entrega). Verifique também quais são as tendências de compra atuais dos seus clientes e do seu público-alvo. Desta forma, pode colocar em promoção os produtos que mais estão na moda e que terão saída garantida.

  • Otimize as suas vendas online

Garanta que o seu site está pronto para responder às expectativas dos seus clientes. Confirme que o site é capaz de aguentar um pico de tráfego sem diminuir a velocidade de carregamento das páginas. Verifique o funcionamento da pesquisa do site para que os clientes encontrem facilmente o que procuram. Tenha em atenção as descrições e fotografias dos produtos dado que são pontos fundamentais para apresentação dos mesmos de forma fidedigna, evitando desilusões e surpresas. Deixamos-lhe mais dicas de como gerir estes picos de tráfego no nosso artigo, para que tudo corra bem.

  • Não se esqueça do mobile

É provável que muitos dos seus clientes comprem através do telemóvel. Por esse motivo, é crucial que otimize o seu site de e-commerce para smartphones. Se tiver oportunidade, pode ainda dar o passo seguinte: investir numa app de m-commerce dedicada ao seu negócio. Muitos consumidores preferem utilizar aplicações a sites, pelo que poderá ser uma ótima aposta peak season!

  • Apresente ofertas competitivas

Faça um estudo de mercado. Veja o que os seus concorrentes vão vender e a que preços. Informe-se sobre as taxas de entrega e condições de devolução. Tente igualar os seus preços ou até tê-los mais baixos, desde que mantenha a sua margem de lucro. Pode ainda apostar em oferecer amostras, caso se aplique ao seu negócio. E claro, aposte em destacar as suas melhores promoções no seu site e através da sua newsletter de forma dinâmica e apelativa.

  • A divulgação deve ser forte

Garanta que todos os seus clientes estão a par das promoções que fará nesta Black Friday. Utilize todos os canais ao seu dispor para comunicar – redes sociais, e-mail marketing, SMS, notificações push ou até mesmo correio tradicional. Esteja o mais visível possível nesta fase.

  • Considere os marketplaces

Hoje em dia, muitos compradores pesquisam os produtos que querem adquirir em marketplaces, como a Amazon, em vez de pesquisarem no Google.  Por isso a presença em marketplaces poderá ser uma estratégia interessante a adotar para o seu negócio também durante a peak season.

  • Prepare-se para interrupções na cadeia de abastecimento

Esta é uma boa altura para fazer rotação do seu stock antigo e aproveitar a Black Friday para promover esses produtos. Aposte preferencialmente no que já tem em stock, em vez de estar a depender de fornecedores, que também eles poderão estar com stocks reduzidos nesta fase do ano.

  • Recompense os seus clientes habituais

É sempre bom quando uma marca valoriza a fidelização de um cliente. Assim, poderá apostar em campanhas de descontos especiais para os seus clientes fidelizados. Faça-os sentirem-se especiais e apreciados, reforçando a sua relação com eles.

  • Fidelize os novos clientes

Para que os novos clientes regressem, é importante construir uma relação com os mesmos. Assim, pode acrescentar incentivos para que se registem na sua base de dados. Desta maneira, no futuro, poderá contactá-los para promover novas campanhas ou lançamentos de produtos de forma fácil e com custos reduzidos.

  • Embalagem para marketing

Esta é uma forma de aproveitar mais um meio para publicitar o seu negócio. Uma embalagem bem escolhida pode projetar perfeitamente a imagem da sua marca e até diferenciá-la da sua concorrência. Pode ainda incluir mensagens personalizadas ou dar a conhecer factos e histórias do seu negócio. Estas medidas causam um impacto diferenciado no cliente, pelo que mais facilmente este se lembrará de regressar à sua marca para adquirir mais produtos futuramente. E quem sabe, se a sua embalagem for espetacular, pode até ter um cliente a filmar um unboxing para uma rede social!

  • Checkout

Considere disponibilizar entregas gratuitas e rápidas. Não garantir estas duas características na altura do checkout faz com que cerca de 90% dos clientes abandonem a compra. Pode até pensar em oferecer vários níveis de serviço de entrega, com entregas mais rápidas pagas ou entregas um pouco mais demoradas, gratuitas, para agradar a todos. Aproveite também para oferecer diversas formas de pagamento, para que o seu cliente possa escolher como prefere pagar.

  • Entregas internacionais

Se estiver à procura de uma oportunidade para expandir o seu negócio, esta é a altura ideal! A DHL pode ajudá-lo neste processo, tratando de toda a complexidade inerente a regulamentação alfandegária, impostos e taxas. Com a DHL tem a garantia que os seus clientes recebem as suas compras rapidamente, mesmo em períodos de muito tráfego de encomendas como na Black Friday e qualquer que seja a sua localização.

  • Logística impecável

Certificar-se de que a sua logística está a funcionar de forma perfeita é meio caminho andado para que tudo corra sem problemas. Desde a recolha no armazém, passando pela embalagem e etiquetagem, até ao envio para qualquer parte do mundo através de um parceiro de referência como a DHL. Uma operação de logística bem oleada irá garantir que todos os pedidos são realizados e preparados em perfeitas condições e entregues no prazo estipulado.

  • Devoluções

Este é sempre um ponto importante a considerar, pois é, de facto, normal que receba algumas encomendas de volta,  independentemente do quão bom seja o seu produto.

PREPARE O SEU NEGÓCIO PARA A PEAK SEASON – NATAL

Prepare-se para uma temporada de Natal sem stress! A logística é a chave para o sucesso durante o período festivo, e nós temos todas as respostas para tornar o seu negócio mais eficiente do que nunca. Descubra as estratégias de logística essenciais para garantir que as encomendas cheguem a tempo, evitando atrasos e descontentamento dos clientes. Desde o armazenamento até a entrega, estamos aqui para ajudar.

Com as vendas a aumentar, as oportunidades para o seu negócio de e-commerce são maiores que nunca, particularmente nesta época natalícia. Se opera a nível mundial, a melhor maneira de desenvolver uma estratégia de expedição eficiente, rentável e fiável é trabalhar com um parceiro de expedição e logística experiente.

Como “empresa mais internacional do mundo”, a DHL Express tem presença em mais de 220 países e terrítórios. Com a DHL Express pode contar com entregas de encomendas perfeitas, providenciamos um serviço de excelência e garantimos a melhor experiência de serviço de entregas expresso disponível no mercado.

Para além de encontrar o parceiro de expedição certo, aqui deixamos algumas dicas e boas práticas que poderão melhorar o seu negócio e-commerce este Natal:

  • Considere a opção de envio gratuito sem compra mínima, desta forma diminui a probabilidade de abandono do carrinho de compras;
  • Não se esqueça de indicar de forma clara as datas de entregas estimadas e as datas de fecho de encomendas para a entrega na véspera de Natal;
  • Considere devoluções e trocas gratuitas de modo a ajudar a conquistar o cliente;
  • Opte pela utilização de embalagens sustentáveis e amigas do ambiente pois cada vez mais é um fator chave de compra para os consumidores;
  • Assegure-se que todas as costuras e abas das suas encomendas estão bem coladas e o conteúdo das caixas têm bolsas de ar para evitar que os artigos de desloquem e se partam em trânsito.

 

DICAS DE NEGÓCIO PARA A ALTURA DO NATAL

Potencie o seu negócio para uma temporada de Natal bem-sucedida! À medida que a época festiva se aproxima, nós temos as dicas de negócio essenciais para ajudá-lo a prosperar. Descubra estratégias comprovadas para impulsionar as vendas, atrair clientes e criar uma experiência de compra memorável durante o Natal.

Nesta época existem muitas vendas porque os consumidores têm muitos presentes para oferecer e estão dispostos a gastar mais. Esta é uma boa altura para aumentar as vendas no seu negócio de e-commerce.  Deixamos-lhe algumas recomendações para a época de Natal:

  • Decorações de Natal

Decore a sua loja virtual adaptando a decoração à identidade visual da sua marca. Coloque o seu site com um tema natalício e atualize as suas redes sociais. Assim os seus clientes estarão mais dispostos a comprar o que está a tentar vender.

  • Descrição de produtos

Na descrição dos produtos está apenas a descrevê-los ou a tentar vendê-los? Venda-os explicando como resolvem um problema do consumidor e, se possível, ilustre essa resolução através de fotografias. As suas vendas vão aumentar em toda a peak season!

  • Cartão oferta

Os cartões oferta são muito populares nesta altura pois muitos consumidores não sabem o que oferecer. Venda cartões de oferta e garanta que o consumidor sabe da sua existência facilmente através do seu site.

  • Incentivos à compra

No Natal os consumidores estão dispostos a gastar mais e por isso se tiverem incentivos melhor. Ofereça produtos de valor baixo quando fizerem uma compra, descontos se comprarem vários produtos ou mesmo os portes de entrega. Pode também enviar uma newsletter ou e-card aos seus clientes a agradecer a sua preferência e oferecer pontos extra ou um desconto promocional ao efetuarem uma compra, tornando-a assim mais atrativa.

  • Entrega de encomendas

Defina uma data limite para que os consumidores efetuem as suas compras. Assim cria uma sensação de urgência e garante que os seus clientes recebem as suas encomendas antes do Natal.

Crie um packaging adaptado ao Natal para que os seus clientes desembrulhem uma experiência em vez de um produto. Aproveite para oferecer o papel de embrulho com a sua marca. Os consumidores esperam não pagar os portes, especialmente durante esta época festiva. Adapte os preços dos seus artigos para que os possa oferecer. Com os portes grátis existe uma maior probabilidade de compra.

Tenha uma política de trocas e devoluções rápida e sem complicações. Se existir confiança no processo de devolução é mais fácil fidelizar o seu cliente.

Garanta um bom serviço de entrega de encomendas com a ajuda da DHL Express. Contacte-nos.

COMO GARANTIR QUE O ENVIO DE ENCOMENDAS DA PEAK SEASON CHEGAM A TEMPO

Prepare o seu negócio para um Natal sem atrasos! A temporada de festas está a chegar, e garantir que as encomendas cheguem a tempo é fundamental. Nós temos as estratégias de logística essenciais para ajudar os retalhistas a brilhar nesta época festiva. Descubra como otimizar a gestão de envios, evitar congestionamentos e assegurar que cada pacote chega ao seu destino no prazo certo.

A melhor maneira de desenvolver uma estratégia de transporte eficiente, económica e de confiança é trabalhar com um parceiro de transporte e logística experiente e que entenda de planeamento de encomendas de alto volume. Se opera globalmente, precisa de garantir que o processo de envio internacional, em particular, está preparado para lidar com a procura dos consumidores. Com o mercado global de e-commerce em crescimento, são várias as empresas que encontram os seus clientes no estrangeiro. Dada a complexidade dos envios globais, regras adicionais e a alteração das regulamentações, é essencial que a sua equipa de logística se consiga mover tão rapidamente além-fronteiras quanto possível. A DHL Express poderá ser o parceiro logístico que procura. Veja a nossa oferta de serviços que lhe poderão ser úteis.

Além de encontrar o parceiro de envio adequado, os retalhistas devem ter em conta os principais desafios nos envios:

1. Aponte para uma oferta de envio eficaz

As ofertas e políticas de devolução devem ser claras e competitivas dentro da sua categoria. No e-commerce, os custos de envio podem ser um fator decisivo. Durante esta época festiva, a maioria dos clientes online procura o envio de encomendas gratuito mediante compra mínima, e muitos procuram ainda garantia de envio gratuito para devoluções e trocas. O facto é que a notificação dos custos de envio durante uma transação online é uma das principais razões para o abandono do carrinho de compras. Com isto em mente, até mesmo as empresas mais pequenas online devem, pelo menos, considerar o transporte gratuito de alguma forma. Por fim, certifique-se que indica claramente as datas de entrega estimadas e as datas limite para os envios de Natal.

2. Considere devoluções e trocas gratuitas

Quando se trata de um processo de devolução, também é fundamental que os retalhistas online desenvolvam uma política claramente definida e favorável ao consumidor. Como os consumidores costumam pesquisar políticas de devolução antes de fazer uma compra, uma abordagem de “devoluções gratuitas durante a época festiva” pode manter a sua empresa competitiva – o que pode ajudar a reter e a atrair novos clientes. A Internet Retailer destaca vários estudos que indicam que os clientes compram mais e mais frequentemente se sentirem que o processo de devolução é fácil. Por fim, as políticas de e-commerce variam de país para país, portanto, as empresas que vendem internacionalmente devem estar cientes das políticas que afetam os seus clientes. Por exemplo, na União Europeia é exigido que as empresas de e-commerce aceitem devoluções 14 dias após a compra.

3. Lembre-se do básico

Antes de fazer o envio de encomendas, envolva os produtos individualmente em plástico bolha ou use outro material semelhante para que eles não se toquem. Cada produto deve ter um mínimo de dois centímetros de amortecimento em todos os lados.

Encha a caixa. Menos espaço vazio ajudará a evitar que os produtos se mexam ou se danifiquem durante o transporte.

Adicione uma etiqueta de morada extra dentro da embalagem, caso a externa seja danificada ou removida. Mesmo as etiquetas mais difíceis podem sair!

Certifique-se de que todas as costuras e abas estão bem presas. Para reforço adicional, aplique tiras extras de fita na parte inferior e superior da caixa.

Não envie involuntariamente mercadorias perigosas internacionalmente. Declare sempre o conteúdo. Muitos produtos comuns podem ser classificados como mercadorias perigosas para o transporte aéreo. Estes incluem, mas não estão limitados, a brinquedos infantis que contenham baterias; equipamentos eletrónicos e decorações de Natal com pilhas ou baterias; perfumes, conjuntos de banho, isqueiros e latas de aerossóis – que podem ser inflamáveis. Leia aqui tudo o que pode ou não enviar em correio expresso internacional.

Lembre-se de que cada país tem o seu próprio sistema e impostos. A ferramenta de serviço de automação comercial da DHL (TAS) é uma ferramenta gratuita que exige apenas um login para ter acesso a uma infinidade de informações relacionadas com qualquer transação internacional.

Uma estratégia de transporte bem planeada pode impulsionar os lucros de uma empresa durante a peak season para manter os clientes satisfeitos.