#Logística

Saiba Como Evitar Atrasos na Alfândega Com a DHL

DHL Express
DHL Express
6 mins
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar

Quer começar a expedir os seus produtos para o estrangeiro, mas tem receio do que possa acontecer na alfândega? Então leia este artigo e fique a saber tudo sobre envios internacionais e desalfandegamento!

Quando começamos a enviar mercadorias para fora do nosso País, é importante garantir a conformidade aduaneira e a qualidade dos dados eletrónicos. Quando realiza um envio internacional com a DHL Express, tem que incluir detalhes da fatura aduaneira (comercial/proforma), mas também todas as informações sobre as mercadorias que está a enviar. Tudo isto para garantir um processo de envio ágil e sem problemas pelo caminho! 

A importância da conformidade aduaneira para um envio rápido e seguro 

alfândega pode ser um desafio, todos ouvimos histórias de processos complicados com mercadorias retidas ou com a cobrança de direitos inesperados que podem pôr em causa o negócio. Por este motivo é importante recorrer a um parceiro logístico especializado e experiente como a DHL Express. 

Na DHL Express, o nosso trabalho passa não só por movimentar mercadorias como também por apoiar os nossos clientes nas questões aduaneiras que podem ter de enfrentar, ao longo do processo de envio de encomendas internacionais. Por este motivo, aconselhamos que siga as nossas recomendações para que o seu negócio esteja em conformidade com os regulamentos aduaneiros, evitando problemas no processo de desalfandegamento. 

Com a conformidade dos regulamentos aduaneiros consegue:

  • Reduzir os tempos de entrega e impacto no processo de desalfandegamento;
  • Apurar corretamente os direitos e impostos associados que terá que suportar;
  • Reduzir a probabilidade de uma multa ou uma sanção;
  • Aproveitar as condições aduaneiras mais favoráveis para o seu negócio e mercadoria transacionada.

Saiba como evitar atrasos e garantir uma maior conformidade dos dados 

Em primeiro lugar, forneça uma descrição correta das mercadorias e do código HS. Assim, vai permitir que a alfândega identifique as mercadorias com base nos dados fornecidos e realize o controlo de segurança sem parar o processo de envio.

Em segundo lugar, forneça eletronicamente os dados corretos da fatura comercial/proforma. Isto vai permitir um desalfandegamento mais fácil e mais simples das suas mercadorias, com base na transmissão correta da mesma.

Como escrever corretamente a descrição dos produtos

A realidade é que as autoridades aduaneiras estão cada vez mais focadas em solicitar descrições completas e precisas dos produtos para realizarem um controlo mais eficaz das mercadorias. Por este motivo, se não fornecer uma informação precisa e adequada dos seus produtos, a DHL Express não pode transportar as suas encomendas.

A descrição correta dos produtos inclui informação completa, com detalhes sobre a natureza dos mesmos numa linguagem simples. Isto é, deve indicar sempre quais são os produtos, para que finalidade são usados e do que são feitos.

As descrições dos produtos devem ser definidas de forma a permitirem que as autoridades aduaneiras identifiquem itens proibidos ou restritos, bem como a realização do perfil de risco por motivos de segurança e proteção.

Descrições muito vagas ou genéricas podem ser consideradas inaceitáveis ​​pela alfândega. São disso exemplo descrições genéricas como: roupa, tecidos ou peças. Deste modo, são esperadas descrições mais precisas, tais como: camisa feminina feita de malha de algodão.

Ainda assim, ambas as descrições podem ser recusadas. Não se esqueça que está a fazer envios internacionais e, portanto, deve escrever as suas descrições sempre em inglês para ser compreendida em qualquer parte do mundo para onde possa estar a expedir. Veja aqui mais exemplos de descrições completas e precisas. 

Pode optar ainda por criar a sua fatura aduaneira em MyDHL+, onde pode contar com os nossos recursos intuitivos que o vão ajudar a descrever com mais precisão os itens do seu envio. Tudo para garantirmos um envio rápido e simples das encomendas internacionais! 

Porque é que precisamos de dados eletrónicos

Como parte fundamental do processo de despacho, as autoridades aduaneiras confirmam os dados de cada envio, como é o caso da etiqueta e da fatura aduaneira (comercial/proforma).

A realidade é que se fornecer informações em formato papel digitalizado ou impresso à DHL Express, os detalhes têm de ser colocados manualmente nos sistemas aduaneiros, o que significa um aumento no tempo no processo de despacho. No entanto, se as autoridades aduaneiras receberem os dados por via eletrónica, poderão iniciar o processo de despacho imediatamente. 

Fornecer os detalhes eletronicamente vai proporcionar-lhe um conjunto de vantagens:

  • Um aumento da qualidade do serviço e um maior desempenho no prazo de entrega nos seus envios;
  • Os processos de despacho tornam-se mais rápidos e mais automatizados;
  • O processo de declaração alfandegária é iniciado antes da chegada do envio;
  • Evita duplicação de trabalho e evita atrasos no despacho devido a erro humano ou a falta de informação;
  •  Maior perceção do risco, ou seja, é mais fácil detetar mercadorias perigosas.

Conte com a ajuda da DHL Express para um processo rápido e eficaz. Ao enviar com o MyDHL+, pode enviar eletronicamente os detalhes de envio e das faturas aduaneiras. É um hub de serviços eletrónicos com um login único que permite exportar e simplificar o envio de encomendas internacionais, em qualquer lugar, a qualquer altura.

As Autoridades Aduaneiras estão a mudar no mundo inteiro e é preciso estar atento!

As autoridades aduaneiras estão a mudar para um modelo de organização orientado para a segurança e facilitação do comércio, exigindo dados eletrónicos de alta qualidade para um desalfandegamento eficiente. 

As autoridades aduaneiras por todo o mundo têm vindo a mudar o seu paradigma de funcionamento por vários motivos:

1- Aumentar a segurança e avaliação eficiente de riscos (para proteger as fronteiras contra eventuais ameaças e mercadorias ilegais);

2- Aumento das tendências protecionistas (especialmente em envios de baixo valor relacionados com o comércio eletrónico);

3- Garantir a verdadeira identidade do expedidor e recetor das mercadorias;

4- Digitalização, automatização e análise de dados (potencializado durante a pandemia de covid-19).

Soluções eletrónicas da DHL para envios

Um envio retido pela alfândega impede a DHL Express de o movimentar até que seja libertado, o que pode resultar num atraso significativo na entrega. Isto naturalmente tem impacto no seu negócio uma vez que pode ficar sem receber o pagamento durante algum tempo e também gerar insatisfação no seu cliente. É por isso que fornecer eletronicamente informações de faturas aduaneiras corretas e rigorosas é extremamente importante!

Qualquer que seja o sistema de expedição que utiliza atualmente, a DHL Express pode apoiá-lo para assegurar que é claro o que precisa de fazer para nos fornecer de forma eletrónica todos os dados de cada item da fatura comercial/proforma.

John Pearson, CEO da DHL Express, tem mais um apelo para si: “Dados completos e precisos na fatura comercial/proforma são a principal forma de garantir processos de desalfandegamento rápidos, evitando atrasos, multas e sanções. Por isso, incentivamos todos os nossos clientes a aproveitar a oportunidade de conectar sistemas e fornecer dados precisos de forma eletrónica à DHL Express. É a nossa prioridade conjunta fazer acontecer e contamos com o seu apoio”.

Conte com a equipa de soluções eletrónicas da DHL Express para o ajudar durante todo o processo. Estamos consigo!