Impulsione o Crescimento do Seu Negócio com a Newsletter Discover
Conselhos e insights sobre logística diretamente no seu e-mail
Subscrever Agora
Operações logísticas eficientes podem poupar tempo e dinheiro à sua empresa, assegurando simultaneamente a entrega atempada aos seus clientes. Embora algumas melhorias exijam investimento e planeamento, há mudanças simples que pode fazer hoje para aumentar a eficiência. Aqui estão 10 dicas para melhorar a sua logística.
1. Liste os seus pontos fracos e identifique as mudanças
Determine as áreas da sua operação logística que podem ser melhoradas, como a gestão de inventário, armazenamento, recolha, embalagem ou faturação. Anote as ações que podem aumentar a produtividade e divida-as em alterações a curto e a longo prazo.
2. Meça o desempenho
Defina KPIs (Key Performance Indicators) específicos para atingir e medir melhorias. Fale com especialistas em logística, como a DHL, para descobrir que tipo de métricas deve acompanhar - e o que significam os números. Está a atingir as médias da indústria ou a ficar abaixo?
3. Pergunte aos seus funcionários
Os membros da sua equipa no terreno estão na linha da frente e falam com clientes e fornecedores todos os dias. Isso torna-os um recurso valioso para identificar áreas de melhoria. Recolha os seus contributos e ideias, uma vez que, muitas vezes, têm conhecimentos práticos sobre ineficiências e potenciais soluções. Considere a possibilidade de implementar incentivos para motivar e recompensar o desempenho melhorado; fizeram entregas consistentes a tempo ou receberam feedback positivo dos clientes? Certifique-se de que os seus colaboradores são reconhecidos pelo seu excelente trabalho logístico.
4. Otimize o layout do armazém
Organize o seu armazém de modo a dar prioridade aos artigos populares mais próximos da estação de expedição, minimizando os estrangulamentos. Considere sistemas de estantes verticais para maximizar a utilização do espaço. Utilize software de gestão de inventário para prever a procura e planear o stock em conformidade.
5. Simplifique a embalagem
Simplifique o processo de embalagem, permitindo que os operadores de recolha coloquem os artigos diretamente em caixas pré-endereçadas. Utilize mini impressoras móveis para gerar etiquetas de endereços instantaneamente. O custo inicial das impressoras e do software pagar-se-á a si próprio em apenas alguns meses.
6. Ofereça opções verdes
Os consumidores querem cada vez mais opções de comércio eletrónico mais sustentáveis, desde opções de entrega ecológicas a embalagens recicláveis. Em 2020, apenas 58% dos consumidores estavam dispostos a gastar mais por opções de comércio eletrónico sustentáveis. Apenas dois anos mais tarde, quase 90% dos consumidores afirmaram que estariam dispostos a gastar mais 10% ou mais por produtos sustentáveis1. Pode ler o nosso guia para embalagens mais sustentáveis aqui.
7. Obtenha ajuda externa para envio internacional
Assegurar descrições precisas e detalhadas das mercadorias e códigos corretos do Sistema Harmonizado (HS) para evitar atrasos na alfândega.
8. Seja inteligente com as suas rotas de entrega
Alguns artigos parecem ficar sempre danificados durante o transporte. Vale a pena analisar quais os produtos que ficam danificados - talvez exista um padrão que permita tratar esses pacotes de forma diferente. Avalie a fiabilidade dos diferentes fornecedores de serviços de transporte - a opção mais barata a curto prazo é, por vezes, mais dispendiosa a longo prazo, tendo em conta os artigos danificados e a perda de clientes. Além disso, considere um software de planeamento de carga para otimizar a forma como as mercadorias são carregadas para um transporte mais seguro.
9. Abrace a tecnologia
A IA, a análise e a automação estão a fazer ondas no setor da logística. A adoção da IA na logística está a crescer 43%2 todos os anos, pelo que faz sentido considerar seriamente a sua própria estratégia de IA. Explore soluções de software que automatizem e otimizem elementos das suas operações de logística, tais como análise de stock, agendamento de pessoal e gestão de inventário. A gestão e otimização de rotas - garantir que os condutores seguem a melhor rota para fazer todas as entregas de forma rápida e económica - é uma aplicação comum da IA e tem sido assim há vários anos.
10. Concentre-se na entrega de última etapa
Dependendo do inquérito a que prestar atenção, a última etapa do seu processo logístico - fazer chegar o produto ao cliente - representa entre 41%3 e 53%4 do custo do ciclo logístico total. Por outras palavras, é a parte mais difícil. A parceria com um especialista em logística fiável como a DHL pode melhorar a experiência do cliente, integrando opções de envio expresso, a pedido e internacional no seu processo de checkout. Garanta uma impressão final positiva entregando as mercadorias a tempo e em excelentes condições e forneça aos clientes actualizações regulares de localização: 82% dos consumidores esperam atualizações de rastreio.5
A implementação destas alterações pode produzir ganhos rápidos e melhorar as suas operações logísticas globais.
Procura um parceiro de confiança para tratar do transporte internacional do seu negócio? Abra já uma conta DHL Express para a sua Empresa.