#Logística

Perguntas frequentes sobre envios internacionais

DHL Express
DHL Express
5 min
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar
graphic of DHL logistics activities

Pretende realizar um envio internacional? A sua empresa terá de lidar com muitas coisas, incluindo todos os requisitos para o desalfandegamento. Mas não se sinta sobrecarregado! Como especialistas em envios internacionais, estamos aqui para o ajudar. Este guia de perguntas frequentes (FAQ) está repleto de informações importantes para ajudar as empresas de todas as dimensões - desde PME a multinacionais - a terem uma jornada transfronteiriça sem problemas. Continue a ler e prepare-se para fazer crescer o seu negócio a nível global!

graphic of parcel scanning machine

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O DESALFANDEGAMENTO

Quando efetuar envios internacionais, terá de preencher alguma documentação para desalfandegar as suas mercadorias. Isto inclui uma Fatura Comercial (que funciona como uma declaração alfandegária para mercadorias enviadas através de fronteiras internacionais e ajuda as autoridades a calcular os direitos e impostos devidos) e uma Carta de Porte (que informa as autoridades alfandegárias de detalhes importantes sobre o envio).

A fatura comercial é uma parte essencial da documentação de expedição necessária para efetuar envios internacionais. Funciona como uma declaração aduaneira para as mercadorias enviadas através das fronteiras e contém informações - como o valor e o país de origem - que ajudarão as autoridades aduaneiras a calcular os impostos e direitos devidos e quem é responsável pelo seu pagamento. 

As faturas comerciais registam as transações concluídas e servem como documentos oficiais para pagamento. As faturas pró-forma servem como estimativas ou propostas e dão aos potenciais clientes uma ideia geral dos preços projetados.

Quando fizer envios internacionais, terá de gerar uma Carta de Porte (também conhecida como Air Wayill ou AWB). Este documento importante contém informações e instruções integrais sobre o conteúdo do seu envio, para que as máquinas, os estafetas e os funcionários aduaneiros possam processá-lo e localizá-lo. Igualmente importante, a AWB é o documento que prova a propriedade da encomenda - com base nos dados do expedidor e do destinatário.

Terá de fornecer algumas informações importantes, incluindo os dados do expedidor e do destinatário, uma descrição do conteúdo e se o envio é DTP (Duties & Taxes Paid), o que significa que o expedidor suporta a totalidade dos custos do envio, ou DTU (Duties & Taxes Unpaid), em que todos os direitos e impostos incorridos no país de destino serão suportados pelo destinatário.

Um código do Sistema Harmonizado (SH) (ou Código Tarifário/Número Tarifário) é um código único, de seis a dez dígitos, utilizado para classificar o tipo exato de mercadorias a expedir. Sendo um sistema internacionalmente reconhecido para produtos comercializados, ajuda as autoridades aduaneiras a calcular com exatidão os impostos e taxas e a aplicar as restrições necessárias.

Pode encontrar o código HS correto para o seu envio através do MyGTS (My Global Trade Services) da DHL - uma plataforma gratuita e de fácil utilização, concebida para o ajudar a navegar por todos os regulamentos de envio internacional, sem problemas. Esta plataforma utiliza a IA para lhe dar sempre a classificação correcta para o seu envio, tornando o desalfandegamento mais rápido. Pesquise os códigos HS utilizando palavras-chave ou o diretório de códigos.

Um certificado de origem declara às autoridades aduaneiras onde foram fabricadas as mercadorias de um envio. O certificado indica se existe um acordo de comércio livre estabelecido entre o país do expedidor e o país de destino e, por conseguinte, se as mercadorias podem beneficiar de taxas e direitos reduzidos.

Sim! Com o serviço Paperless Clearance da DHL, pode facilmente criar Certificados de Origem, Fatura Comercial ou Pró-forma online. Se for necessária documentação aduaneira adicional, pode simplesmente carregar os formulários preenchidos com um simples clique. 

O Landed Cost é o custo total de levar o seu produto da fábrica até à porta do cliente, e inclui taxas de envio, seguro e quaisquer taxas alfandegárias e impostos devidos se o produto atravessar fronteiras.

Pode obter uma estimativa do Landed Cost através do MyGTS (My Global Trade Services) da DHL, uma plataforma gratuita e de fácil utilização que o ajudará a navegar por todos os aspetos do envio internacional.

O Bill of Lading, ou Conhecimento de Embarque, é um documento legal emitido pela transportadora da mercadoria (por exemplo, DHL) para o expedidor e representa os termos e condições acordados para o transporte - tais como instruções de destino e manuseamento. Também atua como recibo do envio e, por isso, deve ser assinado por um representante autorizado da transportadora, do expedidor e do destinatário.

Depende - cada país tem a sua própria lista de artigos restritos para regular as mercadorias que atravessam as suas fronteiras. Esta lista pode incluir determinados líquidos, materiais perigosos e medicamentos. Terá de verificar as regras dos países de origem e de destino do seu envio. Cada envio exigirá uma licença individual. 

Quando um envio entra ou sai de um país, as autoridades alfandegárias analisam a documentação que o acompanha para garantir que o expedidor seguiu todas as regras e regulamentos apropriados.

Antes de entregar o(s) seu(s) envio(s) à DHL, certifique-se de que preencheu a documentação correta e completamente para evitar atrasos no processo alfandegário.

Para ajudar a garantir um desalfandegamento mais rápido:

  • Fornecer todos os documentos necessários
  • Enumerar cada produto separadamente com descrições exatas
  • Verificar a coerência de todos os documentos
  • Certificar-se de que os documentos estão claramente escritos, datilografados ou apresentados eletronicamente
  • Fornecer informações tão pormenorizadas quanto possível
  • Confirmar que todos os custos associados estão corretos
  • Certificar-se de que o país ou a pessoa destinatária não consta de uma lista de partes recusadas

As partes recusadas são indivíduos ou entidades a quem foram recusados privilégios de expedição por agências governamentais. A comercialização com eles é proibida.

Pode verificar se uma pessoa ou organização está numa lista de Partes Recusadas através do MyGTS da DHL. 

Um número de Registo e Identificação de Operadores Económicos (EORI) é necessário para uma empresa que está a enviar mercadorias de e para a Europa.

 

O número EORI será indicado na documentação de declaração aduaneira ao enviar encomendas para a Europa. Quando tem uma conta, a DHL regista isto como parte do processo de reserva do envio. O número EORI será visível na sua Fatura Pró-forma ou Comercial (a documentação de declaração aduaneira).

 

O número EORI do expedidor é necessário ao exportar em todos os serviços internacionais da DHL.

 

Quando um envio vai de uma empresa (em qualquer parte do mundo) para um cliente europeu (B2C), um EORI do destinatário não é obrigatório.

 

Quando um envio vai de uma empresa (em qualquer parte do mundo) para outra empresa sediada na Europa (B2B), um número EORI do destinatário é obrigatório.

 

Quando configura uma conta empresarial DHL, o seu Gestor de Conta dedicado irá solicitar o seu número EORI e adicioná-lo à sua conta de envio.

graphic image of laptop

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE DIREITOS, IMPOSTOS E PAGAMENTOS

Direitos de importação (ou direitos aduaneiros) é uma taxa cobrada pelas autoridades aduaneiras sobre todas as mercadorias vendidas além fronteiras. O objetivo dos direitos de importação é aumentar as receitas das administrações locais, mas também aumentar o preço final das mercadorias para os consumidores, incentivando-os a comprar no mercado interno, que não está sujeito a este imposto. Exemplos comuns de direitos de importação são as tarifas comerciais e os impostos especiais de consumo.

Imposto de importação é uma taxa fixa cobrada pelas alfândegas sobre as importações. Em muitos casos, o imposto é igual ao imposto local sobre as vendas. Mesmo que as mercadorias tenham sido compradas no estrangeiro, este imposto sobre o consumo continuará a ser aplicado quando entrarem num país diferente. Os exemplos incluem o imposto sobre as vendas e o imposto sobre o valor acrescentado (IVA).

Os montantes dos direitos e impostos de importação são calculados com base nos artigos individuais incluídos no seu envio, dependendo de:

  • O valor
  • País de fabrico
  • Utilização das mercadorias
  • Códigos pautais das mercadorias
  • Acordos comerciais 

Os funcionários aduaneiros avaliam os direitos e impostos, também conhecidos como taxas aduaneiras, com base nas informações fornecidas na fatura comercial (ou pró-forma).

De Minimis é o valor abaixo do qual as mercadorias podem ser expedidas para um país antes de serem cobrados direitos e impostos. As autoridades aduaneiras consideram muitas vezes mais eficaz renunciar a montantes muito reduzidos de direitos e impostos em vez de os cobrar. 

A União Europeia eliminou limite do IVA De Minimis de 22 euros para todas as importações em julho de 2021. Isto significa que todas as transações de comércio eletrónico na UE estão agora sujeitas ao IVA da UE e a uma declaração aduaneira.

Os Incoterms são um termo de venda amplamente utilizado, que define as responsabilidades dos vendedores e dos compradores. Os Incoterms especificam quem é responsável pelo pagamento e gestão da expedição, seguro, documentação, desalfandegamento e outras atividades logísticas. 

Por exemplo, a DHL oferece um serviço DTP (Duty Taxes Paid) aos titulares de contas. Isto significa que a DHL faturará ao expedidor (a sua empresa) para cobrir os custos. A vantagem deste serviço é que o cliente final não receberá uma fatura fiscal inesperada quando a sua encomenda chegar à alfândega - o que pode prejudicar a opinião sobre a sua marca.

Entregue com Direitos Pagos (DDP).

Comumente referido como Duties and Taxes Paid (DTP) na DHL Express. A seleção desta opção indica que o expedidor ou o titular da conta incorre nos custos totais do envio, incluindo quaisquer direitos ou impostos que possam ser cobrados pela alfândega. 

Entregue no local (DAP).

Comumente referido como Duties and Taxes Unpaid (DTU) na DHL Express. A seleção desta opção indica que o expedidor ou o titular da conta incorrerá no custo total do transporte até chegar ao destinatário pretendido. No entanto, todos os direitos e impostos incorridos no país de destino serão suportados pelo destinatário ou pela agência de faturação que foi designada pelo expedidor, conforme indicado na fatura de envio.

graphic of DHL logistics activities

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE ENVIOS DE PEQUENAS EMPRESAS

Há muitos elementos a ter em conta nos envios, mas, em última análise, a experiência do cliente deve estar no centro de tudo. Aqui está um resumo das melhores práticas de envio para empresas de comércio eletrónico:

Entrega expresso: Os clientes querem que as suas encomendas sejam rápidas - atualmente, espera-se, no mínimo, a entrega no dia seguinte. Certifique-se de que oferece opções de envio expresso no checkout e comunique-o também na página inicial do seu comércio eletrónico.  

Envio gratuito: Não é surpresa que os clientes online adorem os envios gratuitos; as empresas que oferecem esta funcionalidade têm uma taxa de conversão mais elevada.

Preços transparentes: Seja claro quanto às suas taxas de envio logo à partida - os clientes que recebem encargos inesperados no momento do checkout têm mais probabilidades de abandonar os seus carrinhos.

Opções de entrega flexíveis: O On Demand Delivery permite que os seus clientes escolham exatamente quando e onde as suas encomendas são entregues - também com rastreio completo.

Devoluções fáceis: As devoluções de produtos podem ser uma dor de cabeça, mas não há como escapar a elas, e muitos consumidores verificarão ativamente a política de devoluções de uma loja online antes de se comprometerem a comprar.

Embalagem: Os clientes querem que as suas encomendas cheguem inteiras, por isso, certifique-se de que utiliza uma embalagem robusta e de qualidade - pontos de bónus se for sustentável!

Em termos simples, o processamento de encomendas é o processo que decorre desde o momento em que um cliente de comércio eletrónico clica no botão "comprar" até ao momento em que o produto lhe é entregue. As seis principais etapas do processo de execução de encomendas são: receção de inventário, armazenamento, recolha, embalagem, expedição e gestão de devoluções. 

À medida que a sua pequena empresa cresce, pode considerar a possibilidade de subcontratar o processo de logística e envio a um fornecedor de logística como a DHL Express. Eles têm uma gama de soluções de envio para e-commerce dedicadas para ajudar pequenas empresas como a sua a garantir um envio fiável e atempado - sempre. Afinal de contas, uma entrega tardia a um cliente terá um impacto negativo na sua empresa.

O On-Demand Delivery, por exemplo, é um serviço flexível que permite que os destinatários escolham exatamente quando e onde as suas encomendas são entregues - com rastreio completo também. Fale com o seu Gestor de Conta DHL Express sobre este serviço para o seu negócio.

Embora o seguro de transporte seja um serviço opcional, será uma garantia valiosa no caso raro de mercadorias atrasadas, roubadas ou danificadas. Significa que a sua empresa pode emitir com confiança um envio de substituição para o seu cliente, sem custos adicionais - ou com custos mínimos.

graphic of DHL logistics activities

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE LOGÍSTICA

Muitas pequenas e médias empresas de e-commerce já estão familiarizadas com o 3PL (third-party logistics), ou seja, com a terceirização de algumas das suas operações da cadeia de abastecimento, nomeadamente embalagem, armazenamento e entrega.

O 5PL (fifth-party logistics) é mais avançado; um modelo de cadeia de abastecimento que surgiu para ajudar as empresas de e-commerce, em particular, a lidar com a pressão crescente a que estão sujeitas. No âmbito do 5PL, uma empresa subcontrata toda a sua cadeia de abastecimento a um fornecedor de serviços de logística como a DHL Express, que planeia, executa e gere toda a sua rede de cadeia de abastecimento.

5G é a rede móvel de quinta geração. Todos os smartphones utilizam ondas de rádio para enviar e receber dados, quer se trate de chamadas de voz ou de navegação na Web. À medida que a tecnologia foi melhorando, também melhoraram as capacidades destas redes de ondas de rádio - ou redes celulares. A 5G é a última geração destas redes móveis.

A velocidade e a capacidade melhoradas do 5G estão a potenciar a aplicação da IA na logística - como rotas de entrega otimizadas, veículos autónomos e armazéns inteligentes. 

As devoluções de produtos podem ser uma dor de cabeça para as empresas online. Mas a logística inversa promove a reciclagem, o reaproveitamento, a reparação e a revenda dos produtos - um modelo mais sustentável e económico.   

Esta é a parte final do percurso do seu envio - normalmente de um centro de distribuição local (seu ou do seu parceiro logístico) até ao consumidor final.

Uma entrega rápida e atempada é o que realmente interessa aos seus clientes, pelo que é algo em que a sua empresa deve realmente investir. Aqui exploramos algumas soluções inovadoras que melhoram a last mile, desde o planeamento de rotas com recurso a IA até às entregas conduzidas por drones. 

Trata-se de uma cadeia de abastecimento com temperatura controlada para o armazenamento e expedição de determinadas mercadorias. Alimentos perecíveis, medicamentos e vacinas são alguns exemplos de produtos sensíveis à temperatura que precisam de ser geridos num ambiente controlado.    

graphic of office activities

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A ENTREGA DHL

Sim, tem! Sim, tem! Recolhemos a sua encomenda de qualquer tamanho ou peso e entregamo-la no destino em poucas horas.

  • Serviço Next Flight Out para mais de 220 países e territórios
  • Serviço door-to-door, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano
  • Acompanhamento e monitorização proativos desde a recolha até à entrega
  • Opção Web Order Entry que permite uma solução em tempo real e entrega através do primeiro voo
  • Capacidade de monitorização do envio
  • Recolha dentro de 60 a 90 minutos
  • Confirmação de comprovativo de entrega por telefone, e-mail ou telemóvel

O On-Demand Delivery é um serviço flexível que permite aos clientes de e-commerce escolher exatamente quando e onde as suas encomendas são entregues. Por exemplo, podem optar por deixar a encomenda com um vizinho ou enviá-la para a morada do trabalho, se souberem que não vão estar em casa.

Outra vantagem do On-Demand Delivery é o facto de o cliente poder receber notificações sobre o estado do seu envio, em tempo real, para que possa saber onde se encontra.

Com o On-Demand Delivery, o cliente beneficia de um serviço verdadeiramente conveniente, enquanto o retalhista reduz a sua taxa de entregas falhadas. Todos ganham!

O serviço Time Definite International da DHL. Este serviço de porta-a-porta oferece envios urgentes em horários pré-determinados. A nossa experiência em desalfandegamento mantém os envios em movimento sem atrasos, garantindo que chegam à porta do seu cliente sempre a tempo.

Rastrear encomendas internacionais é fácil! A maneira mais rápida de rastrear a sua encomenda é através do site da DHL. Insira o número da sua encomenda internacional para obter uma data de entrega estimada e a localização atual.

Quer esteja a importar ou a exportar, pode obter uma cotação rápida para o seu envio com o MyDHL+. Basta iniciar sessão e selecionar o separador "Obter Cotação". Terá de introduzir alguns detalhes, incluindo a taxa volumétrica da embalagem - este guia simples mostra-lhe como obter esta medida. Todos os serviços DHL Express disponíveis serão então apresentados, com uma data de entrega garantida e custos estimados. 

O envio internacional pode ser complexo, por isso a DHL Express tem uma gama de ferramentas dedicadas para ajudar empresas como a sua a ter uma viagem mais tranquila, incluindo:

DHL Express Commerce

Uma ferramenta de envio de e-commerce multifuncional que lhe permite apresentar taxas de envio em tempo real no checkout da sua loja, importar encomendas automaticamente, gerir envios e poupar tempo nas tarefas diárias de envio.

MyGTS (My Global Trade Services)

Uma plataforma gratuita e de fácil utilização que o ajudará a navegar sem problemas por todos os regulamentos de transporte internacional.

Tenha acesso a:

Códigos pautais (HS codes) exatos: acabaram-se as advinhas; o MyGTS utiliza a IA para dar-lhe sempre a classificação correta para o seu envio, tornando o desalfandegamento mais rápido. Pesquise os códigos pautais utilizando palavras-chave ou o diretório de códigos.

Landed Costs de mercadorias em qualquer país: calcule o custo do seu produto, direitos & impostos, e custos de frete para melhorar a sua estratégia de preços e dar aos seus clientes transparência sobre as taxas de envio - o que cria confiança no seu negócio. 

Orientação sobre as restrições de importação de cada país antes do envio - não há mais mercadorias retidas nas fronteiras!

MyDHL+

Uma solução tudo-em-um para envios internacionais com a DHL Express. Crie e acompanhe envios, especifique tipos de embalagem, agende recolhas, veja o histórico de envios, imprima etiquetas de envio e beneficie de faturação sem papel para um desalfandegamento mais fácil - tudo num só local.

DHL Express Mobile

Toda a conveniência e versatilidade da DHL Express no seu bolso! Descarregue a nossa aplicação móvel para criar, entregar, rastrear e pagar os envios em qualquer lugar. Descarregue a partir do Google Play ou da App Store.

API MyDHL

Combine os benefícios da DHL Express com os seus processos de envio internos. O MyDHL API pode ser integrado diretamente com a sua gestão de encomendas, inventário e outros sistemas, ultrapassando quaisquer ferramentas intermediárias e dando-lhe um controlo personalizado e mais granular sobre as atividades de envio. 

Sabemos que não existem dois negócios iguais, por isso os nossos serviços opcionais flexíveis asseguram que o seu envio é entregue exatamente da forma que pretende!

 

Os serviços opcionais da DHL incluem:

Preparação e suporte aduaneiro:

  • Declaração de Exportação
  • Autorizações e Licenças
  • Processamento do despacho

Opções flexíveis de entrega:

  • Entrega aos sábados
  • Necessidade de assinatura/sem assinatura

Proteção para o envio:

  • Seguro de envio
  • Garantia ampliada

A disponibilidade dos serviços varia consoante o país, por isso fale com o seu Gestor de Conta sobre uma solução para as necessidades específicas da sua empresa.  

O nosso programa Desconto Dinâmico recompensa-o com descontos crescentes à medida que o seu volume de envios aumenta, pelo que quanto mais envia, mais poupa.

Sabemos que as pequenas empresas nem sempre conseguem prever o volume de envios que irão efetuar em cada mês, mas com o Desconto Dinâmico, os preços serão automaticamente ajustados de acordo com as alterações no volume. Fale com o seu Gestor de Conta para descobrir como a sua empresa pode beneficiar.

Sem dúvida! A solução GoGreen inclui uma gama de soluções para ajudar a sua empresa a reduzir a sua pegada de carbono, incluindo ferramentas de transparência de carbono e modos de transporte sustentáveis. Este último inclui o GoGreen Plus, um serviço dedicado para reduzir as emissões de carbono associadas aos envios através da utilização de combustível sustentável para aviação. O SAF é um biocombustível produzido a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais, gorduras animais, resíduos e culturas agrícolas. O SAF foi especificamente concebido para ser utilizado como substituto do combustível de aviação tradicional e pode reduzir as emissões de gases com efeito de estufa até 80% em comparação com os combustíveis fósseis.  

Milhões de empresas recorrem à experiência da DHL Express para enviar artigos leves e pequenas mercadorias. A boa notícia? O mesmo serviço internacional de preço fixo e tempo definido também pode ser usado para envios maiores e mais pesados. 

Antes de enviar com a DHL Express, é importante verificar se os seus bens são restritos. Procure por "Itens Proibidos e Restritos" no MyDHL+ para obter uma lista completa baseada no seu país de origem e/ou destino.  

Se ainda tiver dúvidas quanto à aceitabilidade dos seus bens, pode contactar o Serviço a Clientes da DHL ou o seu Gestor de Conta antes de efetuar o envio. 

A DHL Express orgulha-se de servir mais de 220 países e territórios. A lista completa pode ser encontrada aqui.

Sim. A DHL Express tem tudo o que precisa se estiver à procura de um fornecedor de serviços de entrega por estafeta fiável a quem possa confiar o seu envio único.

Pode deixar o seu envio num Service Point DHL Express, organizar um envio através do MyDHL+ ou contactar o Serviço a Clientes da DHL no seu país.

Como a empresa mais internacional do mundo, podemos ajudar o seu negócio a abrir as suas portas online para o mundo, sem problemas!

Ao estabelecer uma parceria com a DHL Express, beneficiará de envios internacionais fáceis para mais de 220 países e territórios, taxas de envio competitivas para empresas, opções de entrega flexíveis e serviços de confiança.

É rápido e fácil abrir uma Conta Empresarial DHL Express. Inscreva-se agora.

SERVIÇOS

As seguintes opções estão disponíveis para si como titular de uma conta DHL Express:

DHL green van

Entrega Same Day

Quando o tempo é crítico, o serviço DHL Same Day recolhe um envio de quase qualquer tamanho ou peso e entrega-o no seu destino em poucas horas - para mais de 220 países e territórios.

DHL courier

Entrega ao sábado

Expedição rápida, mesmo ao fim de semana, com o nosso serviço de entrega ao sábado - disponível nas principais cidades em mais de 70 países.

DHL courier scanning parcel

Time-Definite Exportações & Importações

Os nossos serviços time-definite oferecem entregas antes das 9:00, 10:30 e 12:00 no próximo dia útil possível. Os serviços time-definite incluem uma garantia de devolução do dinheiro e são adequados para peças até 70 kg e envios até 300 kg.

Express Domestic

Express Domestic oferece a entrega de envios dentro do mesmo país antes do final do próximo dia útil possível. Adequado para peças até 70 kg e envios até 3000 kg.

DHL courier holding clipboard

Seguro de envio

Proteção abrangente dos seus valiosos envios, dando-lhe paz de espírito na improvável eventualidade de danos físicos ou perdas.

two women smiling

Serviços aduaneiros e de faturação de direitos

Suporte completo para processos de desalfandegamento e opções de faturação de direitos, garantindo que os seus clientes internacionais têm uma experiência tranquila sem encargos adicionais.

GoGreen Plus

Este serviço permite às empresas reduzir ("inset") as emissões de carbono associadas às suas expedições através da utilização de combustível sustentável para aviação.

Ainda tem dúvidas? Os nossos especialistas em transporte internacional estão prontos para ajudar.