À primeira vista, as empresas grandes e bem estabelecidas parecem ter tudo a seu favor. Beneficiam de custos operacionais mais baixos, dispõem de orçamentos de publicidade elevados que aumentam a sua visibilidade e contam com sistemas e processos bem afinados que lhes permitem prestar um serviço consistente e de elevada qualidade.
Mas a internet é o grande nivelador, que torna possível até a comerciantes individuais concorrer com empresas de grande dimensão. Naturalmente, é essencial oferecer um produto ou serviço de qualidade, que corresponda às necessidades do mercado e, a partir daí, construir uma marca credível. Eis algumas dicas que o podem ajudar a transmitir uma imagem mais sólida e a fazer com que o seu negócio pareca maior do que realmente é:
1. Passe do "eu" para o "nós"
Se o seu negócio de e-commerce está em crescimento, utilize a primeira pessoa do plural, “nós” em vez de “eu”, nos textos do seu site. Por exemplo: “Temos a solução certa para as suas necessidades” ou “95% dos nossos clientes voltam a comprar”. As exceções a esta abordagem são os artigos de blog e os conteúdos de liderança de pensamento, onde uma voz mais pessoal pode ser adequada
2. Invista no seu site
Existem ferramentas gratuitas para criar sites, é verdade, e até pode ter um conhecido que “percebe de computadores”, mas nada substitui o aspeto e, sobretudo, a funcionalidade de um site desenvolvido profissionalmente. Um site bem concebido transmite mais confiança a clientes e potenciais clientes e dá uma imagem mais sólida e credível do seu negócio. É um investimento que compensa, especialmente à medida que a empresa cresce.
3. Crie um logotipo
Um logótipo único ajuda a tornar a sua marca reconhecível e fácil de recordar. Embora existam opções pré-feitas disponíveis online, o ideal é trabalhar com um designer profissional. Procure um resultado simples, coerente e memorável.
4. Cuide dos textos
Quem repara em erros de ortografia e de gramática não está a ser “picuinhas”: são potenciais clientes e se o seu site tiver erros, a confiança diminui e isso pode traduzir-se em menos vendas.
Estudos mostram que pequenas correções podem ter um impacto significativo no desempenho de um site. Por isso, a menos que tenha experiência em escrita, considere pedir apoio a um profissional para redigir e rever os textos.
5. Valorize o feedback dos clientes
De acordo com um estudo da BrightLocal, 92% dos consumidores consultam avaliações online de empresas locais. Este comportamento tem um impacto direto nos resultados: lojas que exibem avaliações nos seus sites registam aumentos significativos nas taxas de conversão.
6. Utilize endereços de e-mail profissionais
Um endereço como contacto@asuaempresa.com transmite imediatamente uma imagem mais profissional do que um endereço gratuito. Opte por formatos simples, como nome.apelido@asuaempresa.com ou inicial.apelido@asuaempresa.com, e assegure-se de que utiliza um domínio próprio. Endereços genéricos de serviços gratuitos tendem a passar uma imagem menos sólida e temporária.
7. Utilize uma morada profissional
Se trabalha a partir de casa, não é necessário divulgar o seu endereço residencial. Pelo contrário, recorrer a serviços de escritório partilhado ou de receção de correspondência pode ajudá-lo a parecer maior e a transmitir uma imagem mais estruturada. Em certos casos, é até possível dispor de moradas comerciais em diferentes cidades ou países.
8. Otimize a sua assinatura de e-mail
Inclua informações de contacto relevantes, como telefone, website e redes sociais. Um aviso legal pode reforçar o profissionalismo, mas deve ser usado com moderação. Assinaturas excessivamente longas ou densas podem ter o efeito contrário.
9. Adicione certificados de segurança ao seu site
Estudos mostram que 61% dos consumidores online cancelaram uma compra por falta de certificados de segurança no checkout.
13. Crie um blogue
Partilhe a sua experiência nas redes sociais. Se tem algo a dizer, as pessoas vão partilhar. Depois de estabelecer uma reputação, pode até ser entrevistado.
14. Utilize VoIP para gerir chamadas
As soluções de VoIP permitem gerir e encaminhar chamadas para qualquer local, mesmo que a equipa trabalhe remotamente. Desta forma, pode centralizar os contactos num único número e transmitir uma imagem mais estruturada. Um número gratuito pode ser uma opção, não tanto pelo custo da chamada, mas pela perceção de profissionalismo que transmite.
15. Utilize vídeo
O conteúdo visual é processado 6.000 vezes mais rapidamente do que o texto, o que explica o impacto dos vídeos e das galerias de imagens no envolvimento dos utilizadores. Opte por formatos curtos, claros e objetivos.
16. Desenvolva a sua rede no LinkedIn
Uma rede alargada de contactos contribui para reforçar a perceção de credibilidade. O mesmo princípio aplica-se às restantes redes sociais, como Facebook, Instagram ou X (Twitter): uma presença ativa e consistente ajuda a transmitir dimensão e relevância.
17. Marque presença e faça-se notar
Faça-se ouvir. Se houver uma reunião da indústria, vá. Melhor ainda, voluntarie-se para particpar na palestra. Se se especializa numa determinada área, participe em tudo, mesmo que seja local. Pode escalar rapidamente.
Participe em eventos do setor sempre que possível. Se houver conferências, encontros ou iniciativas da indústria, esteja presente e, se surgir a oportunidade, envolva-se como orador ou colaborador. Especializar-se numa área e participar ativamente, mesmo em eventos locais, pode acelerar o crescimento da sua visibilidade.
18. Fique de olho no seu nome
Configure serviços como os Alertas do Google para receber notificações sempre que o nome da sua empresa for mencionado online. Quer se trate de elogios ou críticas, acompanhar essas referências permite-lhe reagir de forma informada e adequada.
19. Não desista
É fácil esquecer que até marcas hoje icónicas começaram com incertezas. É provável que William Harley e Arthur Davidson tenham enfrentado momentos de dúvida quando iniciaram o seu projeto em Milwaukee, no início do século XX. Mesmo assim, persistiram e o resultado é bem conhecido.
O mesmo aplica-se aos fundadores da Apple, da Microsoft e de muitas outras empresas de sucesso. Nada lhes foi garantido desde o início, o crescimento resultou de esforço contínuo ao longo de anos, por vezes décadas.
Dê o seu melhor e, se necessário, continue a melhorar e a insistir.