Nos negóciostanto a perceção como o tamanho são tudo – especialmente quando está a começar – como pode então parecer ser mais substancial do que realmente é?
A perceção do cliente é hoje um fator decisivo e, desde o primeiro dia de atividade, a maioria das startups de e-commerce procura transmitir uma imagem de maior dimensão do que aquela que efetivamente tem. Porquê? Porque, quando a perceção do consumidor em relação à empresa é sólida, os clientes tendem a interagir com o site partindo de pressupostos positivos.
Mesmo que o negócio seja gerido apenas por uma pessoa e um computador, existem várias ações rápidas e de baixo custo que podem ajudar a transmitir a ideia de uma operação mais estruturada e profissional. Eis as nossas dez principais sugestões:
1. Estar aberto para os negócios mais do que das 9 às 17h
Não, isso não significa que deve abdicar do sono. Estamos a falar de perceções. Evite frases como "horário normal de expediente" ou "fechado aos fins de semana" no seu site.
2. Certifique-se de que os seus preços representam o melhor valor
Supondo, é claro, que é capaz de igualar ou vencer os seus concorrentes no custo, a perceção do mercado irá sugerir que os seus preços são competitivos por causa do seu forte poder de compra.
3. Tenha sistemas para acompanhar pedidos e dados
Nas suas mentes, as pessoas irão criar uma imagem de um processo simples e automatizado que trata de todas as complexidades da compra online. Se eles visualizam um escritório stressado e a fazer malabarismo com clipes de papel e post-its, está a fazer algo errado.
4. Torne o processo de pedido seguro e protegido
A confiança é um fator decisivo no e-commerce, pelo que é essencial dispor de um certificado SSL. Este certificado encripta dados confidenciais, como números de cartão de crédito e informações pessoais, e transmite aos clientes que a segurança é levada a sério.
Saiba mais sobre Certificados SSL.
5. Tenha alguém à disposição para resolver dúvidas
Os clientes vão querer ter certeza de que as suas perguntas serão respondidas, ou pelo menos respondidas de forma rápida. Novamente, isto não significa ficar acordado toda a noite. Significa apenas colocar em prática procedimentos que impeçam os clientes de se sentirem num estado de limbo. Até pode considerar um chatbot.
6. Entregue o que o seu site promete
Pode ajudar a apagar qualquer dúvida sobre o seu negócio online ao ser profissional, responsivo, confiável, amigável, justo, atencioso, imaginativo, responsável e focado no cliente. Fácil ;)
7. Tranquilize os clientes de que não vai a fugir
Esta garantia virá em grande parte de ter um site projetado profissionalmente com uma cópia clara e confiante. Um blog regular também pode ajudar a demonstrar o seu compromisso a longo prazo com o seu negócio. Lembre-se, ser "grande" não implica ser frio e impessoal. Significa apenas dar uma impressão de confiança e permanência. O seu valor percebido pelo cliente vem de muitas formas...
Usar VoIP (Voice over Internet Protocol) para chamadas
As chamadas podem ser facilmente geridas e encaminhadas para si onde quer que esteja, mesmo que seja apenas você e alguns colegas a trabalhar em casa – por isso, em vez de vários números, utilize apenas um. Pode considerar um número gratuito.
Use o poder do SEO para competir com os grandes
Como uma empresa pequena e ágil, pode explorar a Otimização para Mecanismos de Pesquisa de uma maneira que empresas muito maiores não podem, ou não fazem. É vital que os profissionais de marketing digital saibam como a pesquisa funciona e o que podem fazer para maximizar a sua visibilidade. O especialista em SEO Rand Fishkin explica mais neste vídeo.
Pedir feedback aos clientes
De acordo com um estudo da Bright Local de 2015, 92% dos consumidores agora leem avaliações online de empresas locais. E isso tem um efeito: as lojas que exibem críticas nos seus sites veem as taxas de conversão aumentarem 270%.