Portugal
#PequenasEMédiasEmpresas
10 maneiras de melhorar a perceção do consumidor
DHL Express
DHL Express
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar

A perceção nos negócios, assim como o tamanho, é tudo – especialmente quando está a começar – então, como é que pode parecer ser mais substancial do que realmente é?

A perceção do cliente é tão importante nos dias de hoje, e desde o primeiro dia de negociação, que a maioria das startups de e-commerce vão querer que os seus negócios pareçam maiores do que, bem, a sua startup de e-commerce do dia a dia. Porquê? Bem, se a perceção do consumidor da sua empresa for substancial, os clientes vão envolver-se no seu site com uma série de preconceitos positivos. 

Mesmo que seja apenas você e um laptop, há muitas coisas rápidas e de baixo custo que pode fazer para persuadir as pessoas de que é mais do que um único comerciante a operar fora das suas habilitações. Aqui estão os nossos dez melhores:

1. Estar aberto para os negócios mais do que das 9 às 17h

Não, isso não significa que deva trabalhar na medida em que o sono se torne uma memória distante. Estamos a falar de perceções. Evite frases como "horário normal de expediente" ou "fechado aos fins de semana" no seu site.

2. Certifique-se de que os seus preços representam o melhor valor

Supondo, é claro, que é capaz de igualar ou vencer os seus concorrentes no custo, a perceção do mercado irá sugerir que os seus preços são competitivos por causa do seu forte poder de compra.

3. Tenha sistemas para acompanhar pedidos e dados

Nas suas mentes, as pessoas irão criar uma imagem de um processo simples e automatizado que trata de todas as complexidades da compra online. Se eles visualizam um escritório stressado e a fazer malabarismo com clipes de papel e post-its, está a fazer algo errado.

Team hands on top of one another

4. Torne o processo de pedido seguro e protegido

A confiança é um problema absoluto de make or break para o e-commerce, portanto, certifique-se de ter um certificado SSL. Ele criptografa dados confidenciais, como números de cartão de crédito e informações pessoais, e diz aos clientes que leva a segurança deles a sério.

Saiba mais sobre Certificados SSL.

5. Tenha alguém à disposição para resolver dúvidas

Os clientes vão querer ter certeza de que as suas perguntas serão respondidas, ou pelo menos respondidas, de forma super rápida. Novamente, isto não significa ficar acordado toda a noite. Significa apenas colocar em prática procedimentos que impeçam os clientes de se sentirem num estado de limbo. Até pode considerar um chatbot

6. Entregue o que o seu site promete

Pode ajudar a apagar qualquer dúvida sobre o seu negócio online ao ser profissional, responsivo, confiável, amigável, justo, atencioso, imaginativo, responsável e focado no cliente. Fácil ;)

7. Tranquilize os clientes de que não vai a lugar nenhum

Esta garantia virá em grande parte de ter um site projetado profissionalmente com uma cópia clara e confiante. Um blog regular também pode ajudar a demonstrar o seu compromisso a longo prazo com o seu negócio. Lembre-se, ser "grande" não precisa de significar soar como um Golias, impessoal e corporativo.  Significa apenas dar uma impressão de confiança e permanência. O seu valor percebido pelo cliente vem de muitas formas...

butterfly on a flower

Usar VoIP (Voice over Internet Protocol) para chamadas 

As chamadas podem ser facilmente gerenciadas e encaminhadas para si onde quer que esteja, mesmo que seja apenas você e alguns colegas a trabalhar em casa – assim, em vez de vários números, tem apenas um. Pode considerar um número gratuito. Não é tanto o poupar as pessoas do custo de uma chamada, é parecer estabelecido.

Use o poder do SEO para competir com os grandes

Como uma empresa pequena e ágil, pode explorar a Otimização para Mecanismos de Pesquisa de uma maneira que empresas muito maiores não podem, ou não fazem. É vital que os profissionais de marketing digital saibam como a pesquisa funciona e o que podem fazer para maximizar a sua visibilidade. O especialista em SEO Rand Fishkin explica mais neste vídeo

Pedir feedback aos clientes

De acordo com uma pesquisa da Bright Local de 2015, 92% dos consumidores agora leem avaliações online de empresas locais. E isso tem um efeito: as lojas que exibem críticas nos seus sites veem as taxas de conversão aumentarem 270%.