Portugal
#PequenasEMédiasEmpresas
Tudo o Que Precisa de Saber Antes de Iniciar um Negócio em Portugal
DHL Express
DHL Express
6 min de leitura
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar

Antes de iniciar um negócio em Portugal, é importante considerar diversos fatores que podem influenciar o sucesso ou o fracasso desta iniciativa. Neste artigo, iremos analisar alguns temas que os empreendedores devem ter em conta ao dar o primeiro passo para criar uma empresa em Portugal.

1. Planeamento

Antes de iniciar qualquer negócio, é fundamental fazer um plano detalhado. O plano de negócios deve incluir informações sobre o mercado em que a empresa atuará, a concorrência, a estrutura de custos e as fontes de financiamento. Além disso, é importante ter um conhecimento sólido sobre a área de negócio, a fim de identificar tendências e oportunidades no mercado. Um plano de negócios é essencial para o sucesso do seu negócio e para o ajudar a definir os seus objetivos, identificar o seu público-alvo e estabelecer um orçamento. Se não tem experiência na criação de um plano de negócios, considere contratar um profissional ou usar modelos disponíveis online.

2. Segmento de mercado

Antes de dar o primeiro passo em direção à criação de uma empresa, é fundamental que se faça uma análise cuidadosa do mercado em que se pretende atuar. Isto inclui a identificação de um segmento ou mesmo de um nicho específico. É importante que tenha conhecimento e capacidade técnica para satisfazer as necessidades desse mercado, porque sem clientes satisfeitos e fidelizados nenhuma empresa subsiste. Além disso, uma atuação muito focada num determinado nicho específico pode ser uma vantagem competitiva, porque possivelmente não terá tanta concorrência e estará a fornecer produtos ou serviços muito específicos ou o aparecimento de concorrentes não é tão fácil. No entanto, não se esqueça que um mercado de nicho é por norma mais pequeno e isso pode condicionar a dimensão e potencial do negócio.

3. Financiamento

A maioria dos negócios requer algum tipo de capital para iniciar. Ao preparar o arranque da empresa é importante saber qual o montante que precisa para investir no negócio e qual o horizonte temporal do investimento. Caso não consiga reunir o capital através de fundos próprios deverá ainda avaliar fontes externas de financiamentos como empréstimos bancários, investidores adicionais ou até mesmo crowdfunding se o seu negócio for algo muito apelativo e inovador.

4. Registo e licenças

Para iniciar um negócio em Portugal, é necessário registar a empresa e, em alguns setores, obter as licenças necessárias antes de iniciar a operação. A criação e registo da empresa pode ser feito através da Conservatória do Registo Comercial e as licenças de que necessitam variam de acordo com a atividade da empresa. É importante verificar quais são as licenças necessárias antes de iniciar a atividade a fim de evitar problemas com as autoridades reguladoras. Será por isso uma boa ideia consultar um advogado que o possa auxiliar neste processo, desde o registo da empresa em Portugal, até à obtenção de licenças e também ao registo de uma marca comercial para proteger o seu negócio.

5. Estrutura empresarial

Quando lançamos um negócio é crucial considerar a estrutura empresarial que melhor se adequa às necessidades e objetivo do mesmo. Existem várias formas jurídicas de estruturar a atividade em Portugal: pode operar enquanto trabalhador independente, para negócios mais pequenos, ou pode criar uma sociedade por quotas ou anónima, o que normalmente é mais adequado para negócios maiores. Cada opção tem implicações fiscais e legais distintas, por isso é importante entender os prós e contras de cada modelo antes de tomar uma decisão. É também aconselhável procurar aconselhamento jurídico e contabilístico para garantir que a sua empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentos em vigor.

6. Encontre os parceiros certos

Finalmente, é importante encontrar os parceiros certos para a sua empresa. Procure fornecedores, parceiros de marketing ou outros empreendedores com experiência no seu setor que o possam ajudar a crescer. Encontrar os parceiros certos pode ajudá-lo a aumentar as suas oportunidades de sucesso e fazer o seu negócio crescer.

7. Recursos humanos

Todos sabemos da importância de ter a equipa certa, para que o negócio tenha sucesso. É importante montar uma equipa com pessoas com as competências e experiência exigidas pelo trabalho que vão realizar. Além disso, é fundamental garantir que a empresa cumpre todas as obrigações que decorrem da legislação laboral nacional.

8. Presença online

Atualmente ter uma presença online é uma necessidade absoluta para qualquer tipo de negócio. Com a evolução constante da tecnologia, os consumidores estão cada vez mais ligados à internet e utilizam-na para pesquisar, comparar e comprar produtos ou serviços. É por isso importante que a sua empresa marque através de um website, redes sociais ou outras plataformas digitais, para comunicar com os seus potenciais clientes de forma eficiente e aumentar a sua visibilidade e credibilidade no mercado. Além disso, uma presença online bem estruturada pode também ajudar a sua empresa a diversificar as suas fontes de receita e a expandir horizontes geográficos. Lembre-se que caso pretenda exportar, a DHL Express Portugal oferece soluções desenhadas especificamente para negócios de e-commerce.

9. Transporte e logística

A logística é uma parte importante da operação de qualquer negócio, especialmente para empresas que lidam com produtos físicos. A DHL Express Portugal é uma das principais transportadoras internacionais, que oferece serviços de entrega totalmente ajustados às necessidades dos seus clientes e com os maiores padrões de qualidade. A DHL Express Portugal também oferece serviços que o podem ajudar com a movimentação de produtos a nível internacional, seja em termos de logística em si, seja ao nível das alfândegas, que podem exigir procedimentos burocráticos complexos. Se o seu negócio tiver este tipo de necessidade fale com os nossos especialistas para garantir que os seus produtos chegam de forma segura e no tempo certo aos seus clientes.

10. Comércio internacional

Portugal tem uma posição geográfica estratégica para o comércio internacional, o que pode oferecer grandes oportunidades de crescimento para empresas que operam no país. No entanto, é importante ter um conhecimento sólido sobre as regulamentações e procedimentos relacionados com o comércio internacional, incluindo a alfândega, impostos de importação e exportação e os regulamentos e regras que cada território impõe. Também neste aspeto a DHL Express Portugal é o melhor aliado pela nossa vasta experiência em comércio a nível global. Conte connosco para garantir que os seus produtos chegam às mãos dos seus clientes de forma eficiente e segura.

Conclusão

Iniciar um negócio em Portugal exige planeamento, pesquisa e compreensão das leis e regulamentos, bem como identificar o segmento de mercado que pretende servir e a estrutura empresarial adequada. É fundamental ter uma equipa de trabalho capacitada e cumprir com todas as obrigações legais relacionadas com a contratação de pessoas. A logística é também uma parte importante da operação de qualquer negócio e ter uma presença online é indispensável. Por fim, é essencial ter um plano de negócios sólido e uma ideia clara de como financiar o negócio. Tendo em consideração todos estes fatores estará mais perto de lançar um negócio de sucesso!