#PequenasEMédiasEmpresas

Pequenas empresas, GRANDES ambições: 7 estratégias de crescimento que deve conhecer

DHL Express
DHL Express
5 min de leitura
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar
graphic of DHL logistics activities

Procura expandir os seus negócios? Leia 7 dicas de estratégia de crescimento de pequenas empresas para ajudá-lo a abrir as asas.

Então, deu o salto e transformou o seu projeto num negócio incipiente. Perfeito! Todas as empresas começam pequenas – até a Apple foi lançada numa garagem – mas o que as ajuda a ter sucesso é a ambição e uma estratégia de crescimento de negócios cuidadosamente planeada.

Cerca de 20% dos novos negócios rompem no primeiro ano, enquanto 50% não ultrapassam a marca dos cinco anos1, portanto, acertar a estratégia de crescimento do seu negócio é fundamental. Saiba como fazer isso.

Principais conclusões

As estratégias a seguir – que vamos explorar em mais detalhes neste artigo – vão ajudá-lo a expandir o seu pequeno negócio. Tenha o bloco de notas pronto! 

  1. Análise da Concorrência
  2. Expansão de Produtos
  3. Diversificação de Produtos
  4. Segmentação de Mercado
  5. Canais Alternativos
  6. Parcerias
  7. Calendário de E-commerce

O que é uma estratégia de crescimento de negócios?

Representa as etapas acionáveis que uma empresa toma para progredir de um nível para outro. A estratégia de crescimento de cada negócio deve ser adaptada de acordo com o(s) seu(s) objetivo(s) específico(s) – seja a abertura num novo mercado, melhorar os seus produtos e/ou o aumento de vendas e receita.

Níveis de crescimento dos pequenos negócios

Na jornada para o sucesso e prosperidade, a maioria das pequenas empresas passará por cinco níveis diferentes de crescimento.

Semente e desenvolvimento

Este é o nível inicial da sua ideia de negócio. Provavelmente gasta a maior parte do tempo a fazer pesquisas de mercado e a explorar se há procura suficiente para o seu produto/serviço para torná-lo uma fonte viável de renda.   

Início da execução

A parte emocionante – o seu negócio está oficialmente aberto e a começa a atrair clientes! Tem de aprender rapidamente para conseguir superar desafios como fluxo de caixa ou dentro das operações do dia a dia. A adaptabilidade é a chave para a sobrevivência.

Crescimento

Nesta altura, pode estar a obter uma renda estável e uma base de clientes fidelizados. O ponto de equilíbrio é o foco principal; Para isso, pode ser necessário contratar estratégias, investir em novas tecnologias ou melhorar a eficiência.

Também pode considerar a parceria com marcas maiores durante esta fase, uma estratégia que lhe dará acesso a um grupo maior de clientes, bem como suporte e orientação inestimáveis de consultores confiáveis.

Expansão

Neste ponto do seu trajeto, o seu negócio é esperançosamente lucrativo. Ótimo! Com esta estabilidade, é um bom momento para explorar oportunidades de crescimento, como desenvolver novos produtos ou expandir-se a novos mercados. No entanto, avance com cuidado – certifique-se de que as metas estejam alinhadas com os seus recursos.

Maturidade

Com vários anos de sucesso do negócio para trás, pode pensar em vendê-lo. Ou – se o espírito empreendedor em si ainda prospera – pode pensar em introduzir novas metas de expansão. Para frente e para cima!

graphic of DHL logistics activities

 7 estratégias de crescimento de negócios para pequenas empresas

1. Análise da Concorrência

Esta estratégia de crescimento de negócios envolve olhar para as ofertas dos seus principais concorrentes para ver onde é que pode preencher uma lacuna no mercado. Isso pode significar vender os seus produtos a um preço mais barato do que eles, ou introduzir novos produtos e serviços que ainda não estão disponíveis. Também pode aprender as melhores práticas para comercializar e vender de forma mais eficaz – crucial quando se prepara para o crescimento. O nosso modelo gratuito de análise de concorrentes irá ajudá-lo a começar.

graphic of logistics activities

2. Expansão do Produto

Antes de investir muito dinheiro no desenvolvimento de novos produtos, vale a pena rever o seu portfólio de produtos existente para descobrir onde as atualizações podem ser feitas.  

Verifique os seus artigos mais vendidos e faça algumas perguntas-chave:

  • Quais as tendências de mercado atualmente que podem estar a impactar as vendas?
  • Ouve o feedback dos clientes? O que é que eles dizem sobre os seus produtos nas redes sociais e sites de avaliação?
  • O seus produtos estão com o valor certo? Olhe para os valores praticados pelos seus concorrentes - pode igualar ou baixar os seus?
  • A sua estratégia de marketing ainda está no ponto? Talvez as prioridades dos seus clientes tenham mudado, o que, por sua vez, deve impactar a forma como posiciona sua marca.

Juntos, estes insights podem ajudá-lo a determinar que melhorias podem ser feitas ou quais produtos podem precisar de ser completamente desativados.  

graphic of DHL business activities

3. Diversificação de Produtos

Esta estratégia envolve entrar num novo mercado no qual a sua empresa não opera atualmente e criar um novo produto para esse mercado.

Para isso, a pesquisa é fundamental!

  • Analise os dados de pesquisa do seu site de e-commerce – quais são os produtos que são pesquisados e que não oferece?
  • Ouça o feedback e as sugestões dos clientes – o que é que eles pedem?
  • Acompanhe de perto as tendências do mercado. Quais são os produtos dentro do seu setor que são tendência e quais são cotados para serem a próxima grande novidade?
  • A sua marca está alinhada com as tendências atuais de consumo? Por exemplo, a sustentabilidade é cada vez mais uma prioridade para os consumidores – pode introduzir uma linha de produtos ecologicamente corretos?

Trata-se de encontrar a lacuna de ouro no mercado!

graphic image of gifts

4. Segmentação de Mercado

Como uma pequena empresa, pode ser difícil competir com gigantes como Amazon e Etsy, mas uma estratégia de segmentação de mercado pode ajudá-lo a filtrar um grupo de público mais amplo em grupos menores que pode segmentar com campanhas personalizadas. 

Terá que investir algum tempo para realmente entender quais segmentos de mercado são mais propensos a comprar cada um dos seus produtos. A análise do site e o histórico de compras podem ajudar neste ponto. Pode então personalizar o seu marketing por segmento, para melhores taxas de conversão. É essencialmente uma maneira de aproveitar os dados dos seus clientes para expandir a sua penetração de mercado existente. 

graphic of business activities

5. Canais Alternativos

Hoje em dia, as pegadas online dos consumidores são vastas e variadas. Eles podem procurar produtos nas redes sociais, comparar preços em marketplaces e, em seguida, finalizar a compra no site de e-commerce de uma marca. Todas estas plataformas apresentam oportunidades de vendas para o seu negócio. Algumas dicas importantes:

  • Considere vender num mercado online. 60% dos consumidores dos EUA agora começam suas pesquisas de produtos na Amazon2 (em comparação com 49% em um mecanismo de pesquisa), então irá para estar lá. Confira nosso guia com os principais mercados online para começar.
  • Pesquise as diferentes formas de vender através das redes sociais. Por exemplo, o Instagram tem uma ferramenta de e-commerce dedicada que permite que os seguidores que navegam na sua página comprem produtos sem sair da aplicação. A facilidade disso é um grande incentivo de vendas para os consumidores e pode trazer muita receita extra para o seu negócio.
graphic of  business activities

6. Parcerias

Uma ótima maneira de uma pequena empresa expandir a sua penetração no mercado é unir-se a outra marca. Digamos que administra um negócio de velas. Pode, por exemplo, fazer uma parceria com um spa local para oferecer aos seus visitantes um desconto para o seu site com cada tratamento que eles compram.

O parceiro não deve ser um concorrente direto (ou seja, outra marca de velas); em vez disso, um que tenha um público sobreposto ao seu. Ambos beneficiarão da exposição entre os clientes existentes do outro, o que pode impulsionar as vendas para todos.

Pense no que os seus clientes gostariam e entre em contacto com algumas marcas interessantes. Não tem nada a perder! 

graphic of DHL logistics activities

7. Calendário do Comércio

Uma parte fundamental da estratégia de crescimento do seu negócio deve ser um calendário de marketing repleto de datas importantes para lucrar ao longo do ano – como a Black Friday e as festas de Natal. Cada um destes eventos pode apresentar a sua empresa a uma nova base de clientes que pode redirecionar no futuro – fundamental para o crescimento do seu negócio.

Sente-se inspirado para levar o seu negócio para o próximo nível? Não se esqueça de falar com a DHL. Como especialistas em logística internacional, podemos ajudar a sua empresa a encontrar e vender para novos mercados sem problemas. Crie a sua conta DHL Express Business hoje – quem sabe onde o irá levar!

1 - Árvore de Empréstimos, maio de 2022

2 - Insider Intelligence, agosto de 2022