#PequenasEMédiasEmpresas

Mobile Commerce: Aumente as Vendas com a DHL Express

DHL Express
DHL Express
6 mins
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar

comércio eletrónico continua a crescer em todo o mundo, e cada vez mais pessoas estão a aceder a lojas online através de dispositivos móveis. No ano de 2021 cerca de 73% das vendas online foram realizadas através de tablets e smartphones Por isso, é importante que as empresas se adaptem a esta tendência e criem experiências de compra em mobile que sejam irrepreensíveis para maximizar as vendas. Neste artigo, vamos apresentar algumas das melhores práticas de comércio eletrónico móvel e a forma como a DHL Express pode ajudar a sua empresa a maximizar este canal de vendas.

Principais diferenças entre o E-commerce e M-commerce

E-commerce é uma abreviação de “Electronic Commerce”, que se refere a todas as transações comerciais que são realizadas através da Internet, incluindo a compra e venda de produtos e serviços. O E-commerce pode ser feito em qualquer dispositivo eletrónico com acesso à Internet, como computadores, tablets ou smartphones. Por outro lado, o M-commerce, ou “Mobile Commerce”, é uma forma de E-commerce que é realizada exclusivamente em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O M-commerce abrange o mesmo tipo de compra que o E-commerce, mas é adaptado para a experiência do utilizador em dispositivos móveis. Para os consumidores, a grande diferença é que o M-commerce é mais rápido, mais acessível e mais conveniente, permitindo que realizem compras em qualquer lugar e a qualquer hora, seja quando estão a ver um filme no sofá ou no metro a caminho do trabalho. O M-commerce é a evolução natural do E-commerce, já que cada vez mais pessoas estão a utilizar smartphones como o seu dispositivo principal para aceder à Internet e realizar compras online.

O comércio móvel é importante?

M-commerce, é importante por várias razões. Em primeiro lugar, importa pelo aumento de utilização de dispositivos móveis de uma forma geral. Assim, ter um site ou uma aplicação otimizada para dispositivos móveis é fundamental para alcançar um maior número de potenciais clientes. Além disso, o M-commerce permite que os consumidores façam compras a qualquer hora e em qualquer lugar, o que é conveniente e eficiente. Por fim, o M-commerce pode ser utilizado para melhorar a experiência do cliente, através da personalização, envio de notificações e ofertas especiais, o que além de aumentar as vendas, pode levar a uma maior fidelização e satisfação dos clientes.

Otimize o seu site para dispositivos móveis

O primeiro passo para criar uma experiência de compra móvel bem-sucedida é ter um site responsivo. Isso significa que o seu site deve ser fácil de navegar em qualquer dispositivo, desde smartphones a tablets. Lembre-se que há uma multiplicidade de dispositivos móveis, com muitos tamanhos de ecrã distintos e por isso é importante fazer testes para garantir que a experiência é boa transversalmente aos dispositivos. Certifique-se de que o texto é legível, que tem contraste e tamanho suficiente, que as imagens são de alta qualidade e que os botões são fáceis de clicar mesmo nos dispositivos mais pequenos.

Simplifique o processo de checkout

Os clientes esperam uma experiência de compra móvel rápida e fácil. Simplificar o processo de checkout pode ajudar a reduzir o abandono do carrinho de compras. Considere oferecer várias opções de pagamento, como cartões de crédito, Multibanco e MbWay e PayPal. Lembre-se também de adaptar os meios de pagamento aos mercados onde vai operar, por exemplo, o Multibanco e MbWay são meios de pagamento específicos de Portugal e outros países têm igualmente sistemas muito usados a nível local.

Ofereça um bom suporte ao cliente

Os clientes precisam de ter acesso a suporte ao cliente em tempo real. Certifique-se de que o seu site oferece uma opção de chat ao vivo ou um número de telefone para que os clientes possam entrar em contacto com a sua empresa quando necessário. Os clientes que compram através de dispositivos móveis procuram conveniência e por isso vão valorizar o suporte que lhes possa dar. Além disso, certifique-se de que o seu site é fácil de navegar e que os clientes podem encontrar as informações que procuram. Neste sentido é sempre uma boa ideia incluir uma área de perguntas frequentes.

Faça uso de ferramentas de mobile marketing

O marketing através do envio de SMS ou the notificações push (no caso das Apps mobile) é uma forma eficaz de promover as suas promoções e ofertas especiais aos clientes. Certifique-se de que o seu site oferece uma opção para que os clientes possam receber atualizações sobre as suas promoções e novidades.

Ofereça opções de envio flexíveis

Os clientes valorizam a conveniência e por isso esperam opções flexíveis de envio. Considere oferecer opções de envio expresso para os clientes que precisem de receber os seus pedidos rapidamente. Além disso, certifique-se de que os clientes possam escolher a data e a hora de entrega que mais lhes convém.

Como a DHL Express pode ajudar?

A DHL Express é uma empresa de logística global que oferece soluções de envio para empresas que procuram expandir as suas operações de comércio eletrónico, incluindo o M-commerce. A DHL Express tem uma larga experiência em envios internacionais e é especializada em fornecer serviços de entrega rápidos e fiáveis. Além disso, a DHL Express oferece ferramentas de rastreamento de envios e soluções personalizadas de logística que podem ajudar as empresas a simplificar e otimizar as suas operações de envio. A DHL Express pode ainda ajudar as empresas a lidar com questões de alfândega e outros desafios que possam surgir durante o envio de produtos para outros países. Com a ajuda da DHL Express, as empresas podem fornecer uma experiência de compra online satisfatória para os seus clientes e aumentar as suas vendas através dos canais digitais.

Conclusão

O comércio móvel tornou-se uma peça fundamental na estratégia de vendas das empresas, sendo crucial ter uma presença forte neste canal para alcançar um público cada vez mais conectado e exigente. Através do uso de técnicas de otimização para dispositivos móveis, o M-commerce pode impulsionar as vendas e aumentar a fidelização dos clientes. Aproveitar ao máximo o potencial do comércio móvel é uma responsabilidade de qualquer empresa no momento atual para manter a competitividade e atender às expectativas dos consumidores modernos.