1 – Statista, 2023
2 – Statista, 2024
3, 8 – J.P. Morgan, 2021
5 – SimilarWeb, 2024
6 – Statista, 2023
7 – Statista, 2023
9 – Statista, 2023
Já pensou em expandir o seu negócio para a Indonésia? O maior mercado de e-commerce do sudoeste asiatico está repleto de oportunidades lucrativas para o seu negócio.
Em 2023, o mercado de e-commerce indonésio foi avaliado em 62 biliões de dólares americanos, um valor muito superior ao dos países vizinhos(1). Prevê-se que continue a crescer, tendo um aumento de 160 biliões de dólares americanos até 2030.
Graças a investimentos na sua infraestrutura online, prevê-se que, até 2024, a Indonésia atinja os 274,2 milhões de utilizadores de internet(2).
A Indonésia está, de momento, a passar por um boom no mercado mobile. 64% de todas as transações de e-commerce do país são efetuadas a partir de dispositivos móveis(3).
Principais parceiros de importação(4)
(Ordenados por percentagem de importações totais para a Indonésia, 2022)
Plataformas de e-commerce mais visitadas na Indonésia em 2024(5)
Para vender nestas plataformas, as pequenas e médias empresas estrangeiras devem efetuar registo como uma “loja oficial”. Este procedimento é um serviço específico fornecido pelas plataformas de modo a provar que o comerciante é o dono legítimo da marca e tem por isso o direito de vender os produtos.
Categorias mais populares no mercado online da Indonésia(6)
(Ordenadas por valor aproximado em biliões de dólares americanos, 2022)
Afinal de contas, é bem sabido que a falta de acesso ao método de pagamento preferencial pode ser suficiente para perder um possível cliente.
Distribuição de métodos de pagamento no e-commerce da Indonésia(7)
(Ordenado por percentagem das transações de e-commerce totais, 2022)
Como garantir que o seu negócio é apelativo para os clientes locais.
Certifique-se de optimizar o seu website para dispositivos móveis de forma a garantir uma boa experiência de utilizador. Permita compras sem registo e inclua preenchimento automático de moradas e pagamentos via carteira digital de modo a simplificar o processo de compra e garantir eficiência máxima de conversões.
Em média, os indonésios passam 3 horas e 14 minutos por dia em redes sociais(8). Duas plataformas sociais bastante boas para divulgação de produtos, a TikTok Shop e as livestreams, estão também cada vez mais populares. Certifique-se de manter as suas streams divertidas e criativas e conseguirá divulgar o seu negócio com relativa facilidade
As maiores preocupações dos consumidores indonésios quando fazem compras online, são os atrasos e as entregas lentas (9). Com a DHL Express pode garantir que os seus clientes nunca tenham este tipo de problemas, recebendo as suas encomendas sempre a tempo e a horas onde quer que estejam.
Guarde estas datas na sua agenda e prepare-se para maximizar os lucros do seu negócio!
Datas de dígitos duplos - Durante o ano
01/01 (primeiro de janeiro). 02/02 (segundo de fevereiro)... todos os meses, muitos negócios indonésios aproveitam estas datas de dígitos duplos para descontos e campanhas promocionais. São 12 oportunidades perfeitas para ter grandes lucros, por isso não se esqueça!
Idulfitri (Eid al-Fitr) - Março/Abril
Sendo a Indonésia um país muçulmano, as celebrações do Idulfitri, que marca o fim do jejum do Ramadão são muito importantes. A festividade em si dura dois dias, mas durante as duas semanas que as precedem há um boom na venda de comida e roupas.
Black Friday/Cyber Monday - Novembro
Como muitos outros países, a Indonésia também participa nestes dois grandes eventos de vendas. A competição neste período é feroz por isso prepare os seus melhores descontos e campanhas.
Natal/Ano novo - Dezembro e janeiro
Os indonésios que têm como hábito comprar de marcas estrangeiras estão habituados a tirar proveito dos inúmeros descontos que surgem nesta altura, incluindo este mercado no grande pico de vendas de fim de ano.
Duas licenças essenciais para qualquer negócio que queira importar para a Indonésia são:
- Número de Identificação Fiscal (NPWP - Nomor Pokok Wajib Pajak)
- Número Único de Empresa (NIB)
É importante referir que em 2021 a Indonésia introduziu novas regulações aduaneiras e, a partir de agora, todas as encomendas internacionais para a Indonésia requerem o Número de Identificação Fiscal do destinatário. Este número tem de ser partilhado com a transportadora e ser incluído no Conhecimento Aéreo e na Fatura Comercial.
Na ausência de um Número de Identificação Fiscal, os seguintes podem ser utilizados como substitutos:
- Número de Identidade Indonésio (NIK - Nomor Induk Kependudukan; para cidadãos indonésios)
- Licença de Condução Indonésia (Para cidadãos indonésios e estrangeiros)
- Número de Passaporte (Apenas para estrangeiros)
Para facilitar o processo de declaração e o desalfandegamento, os seguintes documentos devem ser apresentados:
Fatura Comercial
Conhecimento Aéreo
Conhecimento de Embarque
Ordem de Compra
Lista de Embalagem
Certificado de Origem
Comprovativo de pagamento de direitos aduaneiros e impostos relacionados com a importação
Outros documentos ou autorizações relevantes que possam ser necessários, dependendo dos respectivos Códigos do Sistema Harmonizado (HS). Por exemplo, para o Código HS 9503.00.10 (triciclos, trotinetes, carros a pedal e brinquedos semelhantes sobre rodas), é necessário um relatório de inspeção e um certificado SNI (Norma Nacional Indonésia) emitido pelo Ministério do Comércio.
É bastante informação, mas a DHL MyGTS (My Global Trade Services) pode ajudar. Esta plataforma gratuita e fácil de utilizar irá guiá-lo em todos os aspetos do transporte internacional, incluindo a obtenção dos documentos necessários.
Se pretende importar para a Indonésia, é importante estar a par das restrições e proibições em vigor. Algumas das categorias de bens por elas abrangidas são:
- Animais vivos, incluindo peixes e aves
- Cigarros eletrónicos
- Cheques em branco, cancelados ou à ordem
De acordo com o regulamento 18 do Ministério do Comércio, a importação de açúcar, arroz e ferramentas manuais é também proibida. Cumpra todas as normas para evitar que a sua encomenda seja atrasada ou apreendida na alfândega. Pode consultar os regulamentos de importação e exportação de qualquer país, incluindo a Indonésia, antes do envio através do MyGTS.
Com algumas exceções, todos os bens importados para a Indonésia estão sujeitos a Direitos Aduaneiros e impostos com base na sua classificação no Sistema Harmonizado (HS). Normalmente, o pagamento dos direitos aduaneiros e impostos de importação é da responsabilidade do importador registado (a sua empresa ou a transportadora).
Pode encontrar o Código HS correto para a sua encomenda facilmente através do MyGTS.
Está no sítio certo! Sabemos que as orientações acima podem parecer um pouco complicadas, mas é aí que a parceria com a DHL valerá a pena. Como especialistas em envios internacionais, apoiá-lo-emos em todos os procedimentos alfandegários para que o seu envio não sofra atrasos. Venda para o mundo com a DHL!
Comece a sua jornada aqui1 – Statista, 2023
2 – Statista, 2024
3, 8 – J.P. Morgan, 2021
5 – SimilarWeb, 2024
6 – Statista, 2023
7 – Statista, 2023
9 – Statista, 2023