1 & 3 – Statista, 2024
2 – Statista, 2024
6 – SimilarWeb, 2024
7 – Statista, 2023
8 – Statista, 2023
9 – Statista, 2023
10, 11, 12 – J.P. Morgan, 2021
À procura de novos mercados para expandir o seu negócio? Coloque a Malásia na lista! Este é, atualmente, um dos líderes mundiais a nível de crescimento de vendas de e-commerce(1). Com os conhecimentos certos e, claro, um bom parceiro de envios internacionais, o seu negócio estará pronto para vingar neste mercado estratégico. Descubra todos os detalhes desta oportunidade de negócio com o nosso guia exclusivo.
Graças a altas taxas de penetração da internet, prevê-se que a receita de e-commerce da Malásia atinja os 7,88 biliões de dólares americanos em 2024, eventualmente alcançando 13,43 biliões de dólares americanos em 2029(2).
Em 2023, as vendas de retalho online da Malásia subiram 18%, um valor impressionante que colocou o país em 3º lugar no ranking de crescimento do mercado de e-commerce(3).
Boas notícias para negócios internacionais! Em 2022, 57% de todas as vendas de e-commerce na Malásia foram feitas por empresas estrangeiras(4).
Principais parceiros de importação da Malásia(5) (por percentagem do mercado, 2023)
Os mercados online podem ser plataformas perfeitas para negócios estrangeiros que queiram exportar para a Malásia pela primeira vez.
Sites de e-commerce mais visitados na Malásia(6) (Maio 2024)
1: shopee.com.my
2: lazada.com.my
3: amazon.com
4: temu.com
5: taobao.com
Principais categorias de e-commerce na Malásia(7)
(Por percentagem do mercado, 2022)
Afinal de contas, é bem sabido que a falta de acesso ao método de pagamento preferencial pode ser suficiente para perder um possível cliente.
Distribuição de métodos de pagamento no e-commerce da Malásia(8)
(Ordenado por percentagem das transações, 2022)
Melhore a sua estratégia de entrada no mercado malaio com estas informações.
Mais de 40% dos consumidores malaios citaram “atrasos ou entregas lentas” como um aspeto que os poderia desencorajar de efetuar compras online(9). Com a DHL Express pode garantir que os seus clientes nunca tenham este tipo de problemas, recebendo as suas encomendas sempre a tempo e a horas onde quer que estejam.
A Malásia tem uma taxa de penetração de smartphones muito alta(10). Por isso certifique-se de optimizar o seu website para dispositivos móveis de forma a garantir uma boa experiência de utilizador. Permita compras sem registo e inclua preenchimento automático de moradas e pagamentos via carteira digital de modo a simplificar o processo de compra e garantir eficiência máxima de conversões.
As redes sociais são muito populares na Malásia(11), por isso, a imagem da sua marca estará muito dependente da sua presença online. Muitos negócios locais utilizam também o WhatsApp e o Facebook Messenger para comunicar com os seus clientes12. Mas não se esqueça de implementar serviços de tradução.
Guarde estas datas na sua agenda e prepare-se para maximizar os lucros do seu negócio!
Ano novo lunar - Janeiro/Fevereiro
Na Malásia, o início do Ano Novo Chinês é marcado por um feriado de dois dias. Durante este período, as pessoas passam tempo com as suas famílias, trocam prendas e participam em celebrações culturais.
Ramadão - Fevereiro/Março (2025)
Sendo a Malásia um país muçulmano, é celebrado o mês sagrado do Ramadão. No fim do mês é celebrado o Eid-al Fitr, o festival da “quebra do jejum”. Pode esperar um boom de vendas nesta altura devido a compras de prendas.
Black Friday/Cyber Monday - Novembro
Como muitos outros países, a Malásia também participa nestes dois grandes eventos de vendas. A competição neste período é feroz por isso prepare os seus melhores descontos e campanhas.
Dia dos Solteiros - 11 de Novembro
Inicialmente apenas celebrado na China, este é agora o maior evento de vendas do mundo (ultrapassando até a Black Friday). Prepare-se para lucros exorbitantes!
Para exportar para a Malásia de forma fácil e eficiente certifique-se de que tem os seguintes documentos:
Fatura Comercial
Conhecimento de Embarque
Conhecimento Aéreo
Certificado de Origem
Licenças de Importação e Exportação
Lista de Embalagem de Exportação
Pode assim evitar complicações com a alfândega e ajudar as autoridades malaias a determinar quais as taxas e impostos aplicáveis à sua encomenda.
Existem mercadorias cuja expedição não é permitida pela DHL em circunstância alguma, após avaliação completa pelas equipas operacional, jurídica e de gestão de riscos. Incluem-se animais, materiais perigosos ou combustíveis e narcóticos ilegais.
Com algumas exceções, todos os bens importados para a Malásia estão sujeitos a Direitos Aduaneiros e impostos com base na sua classificação no Sistema Harmonizado (HS). Normalmente, o pagamento dos direitos aduaneiros e impostos de importação é da responsabilidade do importador registado (a sua empresa ou a transportadora). Pode encontrar o Código HS correto para a sua encomenda facilmente através do MyGTS, uma plataforma gratuita e fácil de utilizar que o ajudará com todos os aspetos do transporte internacional. Isto inclui o cálculo do Custo Final (Landed Cost) das mercadorias em qualquer país, incluindo a Malásia. Conseguirá assim otimizar a sua estratégia de preços e oferecer aos clientes transparência relativamente às taxas de envio.
Está no sítio certo! Sabemos que as orientações acima podem parecer um pouco complicadas, mas é aí que a parceria com a DHL valerá a pena. Como especialistas em envios internacionais, apoiá-lo-emos em todos os procedimentos alfandegários para que o seu envio não sofra atrasos. Venda para o mundo com a DHL!
Comece a sua jornada aqui1 & 3 – Statista, 2024
2 – Statista, 2024
6 – SimilarWeb, 2024
7 – Statista, 2023
8 – Statista, 2023
9 – Statista, 2023
10, 11, 12 – J.P. Morgan, 2021