#eCommerce

Como conquistar uma fatia do mercado de importação dos EUA

DHL Express
DHL Express
7 min leitura
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar

A exportação para os EUA faz parte da sua estratégia de crescimento? Deveria fazer. Lar da Amazon, do eBay e da Black Friday, não é de surpreender que este seja um dos maiores mercados de e-commerce do mundo. De facto, só fica atrás da China na classificação mundial, prevendo-se que as receitas anuais em 2024 atinjam 915 mil milhões de dólares1.

A boa notícia para o seu negócio? Os consumidores dos EUA estão habituados a comprar a marcas estrangeiras, pelo que só precisa de um parceiro de expedição internacional e pode ficar com uma fatia deste bolo muito lucrativo! Continue a ler enquanto exploramos a forma de exportar para os EUA, incluindo as tendências de consumo e os conhecimentos que ajudarão a sua empresa a explorar este mercado próspero.

PANORAMA DO MERCADO

Uma economia de um trilião de dólares no horizonte

Nos próximos cinco anos, prevê-se que o mercado de e-commerce dos EUA cresça 64,76%, atingindo um pico de 1,5 triliões de dólares em 2028(2).

graphic image tech assets

Uma base de clientes próspera...

A partir de 2023, a taxa de penetração do e-commerce no país situa-se nos saudáveis 75%(3). Com uma população de mais de 340 milhões de habitantes(4), isso significa muitos clientes potenciais para o seu negócio!

... com dinheiro para gastar!

Em 2024, prevê-se que a receita média por utilizador de comércio eletrónico nos EUA seja de 4235,12 dólares(5) - e a tendência é para continuar a crescer!

De onde é que os EUA mais importam?

O país é o maior importador mundial de bens, seguido da China e da Alemanha6.

Principais parceiros comerciais dos EUA em 2022, por valor de importação (em mil milhões de dólares americanos)7

FAZER NEGÓCIOS NOS EUA: TENDÊNCIAS DE CONSUMO

Onde é que os consumidores dos EUA fazem compras online?

Os mercados online podem ser uma porta de entrada útil para as empresas internacionais que pretendam vender pela primeira vez num novo país.

Eis os mercados mais populares nos EUA, com base na quota de visitas (abril de 2023)8:

O que estão a comprar?

A variedade de produtos que podem ser adquiridos online nos Estados Unidos está a aumentar continuamente. Na base de consumidores dos EUA, o vestuário e o calçado destacam-se como as duas principais categorias preferidas para transações online. 

Categorias mais populares para compras online nos EUA, em setembro de 20239

(% of respondents who had purchased from that category in the previous 12 months)

Como é que os consumidores americanos gostam de pagar as suas compras online?

Os consumidores nos EUA preferem as carteiras móveis e os cartões de crédito a outros métodos de pagamento, provavelmente devido à popularidade generalizada e às experiências de utilização positivas associadas a aplicações de pagamento móvel como o Paypal.

Afinal, a investigação mostra que 61% dos compradores de comércio eletrónico abandonam o carrinho se não puderem pagar utilizando o seu método de pagamento preferido10.

Market share of payment methods in e-commerce in the USA (2022)(11)

O que é que interessa aos compradores online americanos?       

Serviço ao cliente excelente/personalizado

Num inquérito aos consumidores dos EUA, os inquiridos consideraram que este era o principal aspeto a que os retalhistas online deviam dar prioridade.12

Envio rápido e gratuito

90% dos compradores online dos EUA esperam uma entrega de dois a três dias como base, enquanto 30% procuram um serviço no mesmo dia no momento do checkout. 66% esperam uma entrega gratuita em todas as encomendas.13

Sustentabilidade

62% dos consumidores americanos dizem que a sustentabilidade é uma consideração importante quando fazem compras online, enquanto 27% estariam dispostos a pagar mais por uma entrega ecológica.14

Experiências de compra melhoradas por IA

74% dos compradores americanos afirmam estar interessados em utilizar a IA generativa para obter informações detalhadas sobre os produtos que estão a pensar comprar.15 A tecnologia é particularmente apelativa para a Geração Z: 55% gostariam que um assistente de IA simplificasse a descoberta de produtos, enquanto 51% querem experimentar experiências de realidade aumentada e virtual.16

Principais feriados de compras nos EUA

Não se esqueça de acrescentar estas datas ao seu calendário de marketing e vendas para que a sua empresa se possa preparar e ganhar dinheiro!

Durante o fim de semana prolongado, muitos retalhistas fazem saldos para escoar as sobras do stock de Natal.

É uma altura em que as pessoas celebram as suas mães e as mimam com flores, chocolates e jóias.

Os pais também precisam de atenção! Eles têm o seu próprio dia em junho.

Na verdade, este evento de dois dias atrai um número recorde de compradores através das portas online do gigante do comércio eletrónico.

O dia mais assustador do ano é um grande acontecimento na América. Junte-se à diversão para que a sua marca seja notada.

Com origem na América, este fim de semana de saldos transformou-se num fenómeno mundial. Prepare-se para oferecer ofertas e descontos significativos se quiser destacar-se no meio de uma concorrência feroz. 

O mês de dezembro é marcado por uma onda de compradores festivos que procuram os presentes perfeitos para os seus entes queridos. E não se esqueça do Super Sábado - o último sábado antes do grande dia em que os compradores de última hora gastam muito dinheiro.

ENTRAR NO MERCADO

Exportar para os EUA: documentação necessária

Ao efetuar envios internacionais, existem vários documentos normalmente necessários para desalfandegar as suas mercadorias sem problemas e ajudar as autoridades a determinar os impostos e direitos de importação devidos:

  • Fatura comercial
  • Bill of Lading
  • Carta de porte aéreo
  • Certificado de origem
  • Licenças de exportação e importação
  • Lista de embalagem de exportação
  • Certificado de seguro

Este guia específico descreve pormenorizadamente cada documento, incluindo as informações necessárias para o preencher.

Embora a documentação adequada ajude a evitar atrasos na alfândega, também é importante estar familiarizado com os tipos e processos de entrada de desalfandegamento. Dependendo do valor do envio, da mercadoria e do tipo de entrada, o processo de desalfandegamento varia.

  • De Minimis ($800 USD) - este tipo de entrada faz parte de um pré-desalfandegamento consolidado utilizando dados do manifesto.
  • Informal ($801- $2,500 USD) - este tipo de entrada é desalfandegado como parte de um desalfandegamento informal de manifesto gerido sob uma caução da DHL. O pagamento de direitos pode ser exigido dependendo da classificação.
  • Formal (Mais de $2.501 USD) - este tipo de entrada requer um processo de entrada formal. Os envios são retidos para uma entrada separada através do Automated Broker Interface (ABI). É necessário o pagamento de direitos e da Taxa de Processamento de Mercadorias (MPF).    

Mercadorias proibidas

Diversas mercadorias não são permitidas para envio pela DHL em nenhuma circunstância, após análise completa pelas equipas operacionais, legais e de gestão de risco. Estas incluem animais, materiais perigosos ou combustíveis, e narcóticos ilegais. A lista completa pode ser encontrada aqui.

Recursos úteis  

  • Alfândegas e Proteção das Fronteiras dos EUA: cbp.gov
  • Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA: fda.gov
  • HTS e taxas de direitos: usitc.gov
  • Regulações: ecfr.gov

Dicas de especialistas da DHL para exportar para os EUA

  • Certifique-se de que fornece informações completas, exatas e conformes na carta de porte e na fatura aduaneira/comercial da encomenda para evitar atrasos na alfândega.
  • Forneça uma descrição exata e pormenorizada das mercadorias na fatura comercial. As descrições genéricas, como “amostras” ou “peças sobresselentes”, não são suficientes. 
  • Considere a possibilidade de expedir as suas mercadorias como “Duties & Taxes Paid” (DTP). Embora o pagamento de taxas e impostos em envios internacionais seja normalmente da responsabilidade do destinatário - ou seja, o seu cliente - a DHL oferece um serviço DTP aos titulares de conta. Isto significa que a DHL faturará o expedidor (a sua empresa) para cobrir os custos. A vantagem deste serviço é que o cliente final não receberá uma fatura fiscal inesperada quando a sua encomenda chegar à alfândega - o que pode prejudicar a sua opinião sobre a sua marca.

Thinking of exporting to the USA?

Está no sítio certo! Sabemos que as diretrizes acima mencionadas podem parecer um pouco complicadas, mas é aí que a parceria com a DHL será compensadora. Como especialistas em envios internacionais, apoiá-lo-emos em todos os procedimentos alfandegários para que o seu envio não sofra atrasos. Venda para o mundo com a DHL!

Comece a sua jornada aqui